Beleza

Cuidando da saúde de suas unhas

Foto: Divulgação

Muitas pessoas se enganam com uma unha bem esmaltada, sem cutículas em volta e lixadas da maneira correta. Mas por trás de todo aquele cuidado, pode estar escondida uma unha fraca, quebradiça e pedindo desesperadamente por um pouco de atenção.
A fim de desvendar todos os mistérios e mitos quando o assunto é unha, a Reportagem conversou com algumas mulheres vaidosas e chegou em um consenso sobre os métodos mais utilizados e aprovados por elas.
Fazer a unha toda semana é a dica campeã das mulheres. Não deixando o esmalte velho e descascado, ele serve como protetor das unhas, mantendo-as sem camadas e sem surpresas desagradáveis. “Se vejo que está soltando o esmalte, já faço a unha. Se não der tempo, retoco com o mesmo esmalte, porque pelo menos a unha não quebra”, explica Victória Ferreira.

Fazer a unha toda semana é a dica campeã das
mulheres

Produtos que fortalecem as unhas, desde que não levem formol e sejam “os mais naturais que for possíveis”, é um método bem adotado. Óleo de cravo, casco de cavalo e imersão em gelatina são muito eficazes, se acompanhados de outro truque, segundo Amanda Roventini, de 22 anos. “A unha fica mais firme com o fortalecedor, mas aí eu ouvi que usar esmalte escuro fortalecia e tentei. Realmente fortalece, desde que comecei a fazer isso, nunca mais tive problemas”.
Troque imediatamente as acetonas por removedores de esmalte. Não só as garotas, como também especialistas, informam que a acetona agride as unhas, retirando assim sua força. O removedor não tem relatos de agressão e é uma opção mais saudável. “Eu prefiro a acetona porque ela tira o esmalte com facilidade, mas preciso me acostumar com o removedor, porque é visível a diferença nas unhas, ele não deixa esbranquiçada e até o cheiro é mais agradável”, confessa Carolina Namura, 22 anos.
Não tire toda a cutícula. Ela serve como proteção das unhas e evita a micose. “Micose dá trabalho, não é algo fácil ou agradável de resolver, então é melhor deixar um pouquinho da cutícula, mesmo que incomode, do que passar por isso. Eu sei o quanto é ruim porque já tive essa experiência”, comenta Juliana Marques, de 26 anos.
Não dispense base e adjacentes. Extrabrilhos e niveladores têm mostrado resultados positivos e a base serve como protetora da pigmentação natural da unha. “Se uso um esmalte vermelho sem base, quando removo estou com as unhas amareladas. Além disso, fica mais fácil de limpar. Então sempre protejo e também deixo um ou dois dias sem esmalte para a unha respirar”, finaliza Letícia Martinez, 19 anos.
Procure consumir vitaminas, principalmente a ‘C’. Ela ajuda no fortalecimento das unhas e, de quebra, ainda faz bem para a pele. Agora é só cuidar muito bem das suas mãos e não dispensar um hidratante.

Notícia Anterior

Essência

Próxima Notícia

ESTÉTICA E BELEZA