Pets

Xô pulgas e carrapatos

Por Larissa Ferreira
Foto: divulgação

Tratar o ambiente é uma das formas de preveni-los

O carrapato faz o seu cachorro sofrer durante todo o ano mas, além dele, o tempo quente traz consigo também a proliferação de pulgas, que pode causar incômodo e doenças para o animal de estimação. Além disso, carrapatos nos cães podem acabar com o sossego do dono.
E se não bastasse, ele pode sentir muita coceira e estará vulnerável a outras doenças que podem surgir depois da hospedagem desses ácaros.
De acordo com o médico veterinário Marcelo Selegatto da Vet House, carrapatos têm o ano todo e, existem diversos mitos sobre o assunto. “Tem toda aquela história que os cães pegam carrapatos de pombos ou passarinhos. Tudo isso é ‘balela’. O cachorro pega carrapato em lugares que tenha outros cães. Se o cachorro tiver dez carrapatos, pode ter certeza que tem 90 no ambiente em que ele vive. Essa é a importância do dono tratar também o ambiente, não só o cão”, diz o veterinário que ainda completa dizendo que o carrapato sobe e desce para o cão três vezes, sendo o período noturno o mais propício para isso. “Mais de 80% dos carrapatos fazem isso à noite. Onde o cachorro dorme é o local que mais irá ser encontrado os ácaros, existem dois tipos básicos de carrapatos. Tem aquele que a gente vê 99% das vezes. Ele só pica o cão, não precisa de grama, pode viver no cimento. Ou tem aquele que é conhecido como ‘carrapato do mato’. Esse sim pode picar cachorro, cavalo e ser humano”, explica o dr. Marcelo, ainda afirmando que, geralmente, ao se ver um carrapato pequeno ou grande, é o mesmo tipo, porém, estão em fases diferentes. “Normalmente o ‘grandão’ é a fêmea que está pronta para pôr o ovo”.
Diante disso, para evitar este problema, Rafael Sanchez Rosa da Silva, 34 anos, proprietário da Agropecuária Agrocampo, trabalha com linhas completas de repelentes e preventivos para garantir a tranquilidade do dono e do animal, para que seja possível tratar o ambiente da sua casa e evitar até mesmo o contato do animal com a praga.
Para cuidar de sua residência, tanto no caso do carrapato quanto da pulga, os mesmos produtos são indicados, segundo Rafael.
“Para pulverizar o ambiente, o Butox e o Caltrin são os campeões de venda, inclusive pelo preço, e porque geralmente são usados para residências, por serem menores. O K-Othrine é recomendado para uso interno, porque não tem cheiro e o Butox tem um odor parecido com creolina, nada muito forte, porém é mais recomendado para a área externa”, explica.
“Temos também as variáveis desses produtos, porque as pragas se tornam imunes ao produto com o passar do tempo, então temos outros semelhantes”, complementa.
Tanto para pulverizar o ambiente ou uso interno, é necessário orientação para a aplicação do produto, vindo de profissionais. “Ela pode dissolver na água e passar com um pano ou pulverizar. Pedimos para que a pessoa repita o processo uma vez por semana por, no mínimo, quatro vezes, para interromper o processo de criação. É importante também se atentar aos lugares, porque o carrapato vai subir nas paredes e no telhado, enquanto a pulga vai preferir o chão, então é importante passar em todo o ambiente”, finaliza.

A Agrocampo tem diversos produtos para combater pulgas e carrapatos Foto: Revista Exemplo®

A Agrocampo tem diversos produtos para combater pulgas e carrapatos
Foto: Revista Exemplo®

Notícia Anterior

FOGOS de artifício

Próxima Notícia

Campanha: ‘Melhor Idade Canina e Felina’