A influência do sorriso na saúde
Ao conversar com uma pessoa, a boca torna-se foco de atenção porque nos comunicamos e expressamos nossos sentimentos através dela. A maioria das pessoas valoriza características faciais bem equilibradas, e um sorriso harmônico revela muito mais que uma aparência bonita, revela também boas condições de saúde. As doenças orais podem ter um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas quando comprometem funções básicas como a mastigação, a fala e o sorriso. Quando há falta de um ou mais dentes nas arcadas dentárias, além do prejuízo estético e baixa da autoestima, a capacidade de mastigação torna-se muito reduzida fazendo com que as pessoas evitem alimentos ricos em fibras e escolham aqueles com menos valor nutricional, elevados teores de gorduras saturadas e colesterol, contribuindo dessa forma para deficits nutricionais e, consequentemente, para um risco aumentado de aparecimento de outras doenças. A falta de dentes também dificulta a comunicação interpessoal e o convívio em sociedade fazendo com que as pessoas se isolem, evitem eventos sociais, se sintam envergonhadas com a própria aparência desencadeando dessa forma sérios prejuízos tanto à saúde física como a emocional. Os problemas psicológicos relacionados com a aparência da própria pessoa desencadeados quando esta apresenta transtornos bucais que alteram a estética da face, conferindo uma aparência mais envelhecida, interferem diretamente com a sua autoestima motivando a procura por apoio psiquiátrico e muitas vezes de medicação auxiliar. Um adulto ou uma criança que não se sente atraente devido aos dentes tortos ou arcadas desalinhadas, ausência de dentes e tantos outros fatores que comprometem o equilíbrio buco-dental podem tornar-se inibidos, acanhados, constrangidos, envergonhados e preocupados com sua aparência. Podem muitas vezes cobrir a boca durante uma conversa ou ao sorrir, e até mesmo evitar fazê-lo, tentando esconder ou mascarar seu perfil.
É relativamente comum também, a existência de dores de cabeça, ouvidos, tonturas e, alterações posturais por consequência de problemas dentários e músculo-articulares, que muitas vezes só são diagnosticados pelo cirurgião-dentista após a passagem por diversas especialidades e após a realização de múltiplos exames.
Se você se identifica com algum destes problemas, não deixe de procurar ajuda. A odontologia evoluiu muito ultimamente e oferece diversas opções de tratamento, basta definir qual a mais indicada para o seu caso.
Não negligencie a sua saúde, valorize você, seu sorriso e principalmente a sua vida!
Dra. Graziella Amgarten – CRO 87000
Graduada pela Unicamp, Especialista em Periodontia pela ACDC e Especialista em Implantodontia pela São
Leopoldo Mandic
Dra. Ivana Molina
CRO 81008
Especialista em Dentística Restauradora Estética e
Endodontia pela USP Bauru e Ortodontia