Gastronomia

O MasterChef Júnior da vida real: cozinhando com crianças

A dica para cozinhar com as crianças é escolher a receita certa para cada idade. Nunca é cedo demais para começar

Por LARISSA FERREIRA

Fotos: Revista Exemplo® | Divulgação

As receitas preferidas de Arion, de 5 anos, como de muitas crianças, são bolo, pipoca e brigadeiro. A mãe, Valesca Sluchem Cotafava, 25 anos, que trabalha com eventos, tem o hábito de acompanhá-lo na cozinha frequentemente. E está errado quem pensa que foi por muito esforço. Que nada! Foi por vontade do próprio garoto. “Sempre o incentivei. Ele é uma criança que gosta de ajudar na cozinha, então não bloqueei isso”.
Estudos científicos afirmam que as crianças que cozinham comem mais vegetais. Em um dos eventos mais recentes, no ano passado, publicado na revista Appetite, os cientistas avaliaram 47 famílias com filhos entre 6 e 10 anos de idade. Elas foram convidadas a preparar uma refeição bem variada: frango empanado, salada, couve-flor e macarrão. Metade das crianças auxiliou o pai ou a mãe no preparo, montando a salada ou ajudando a empanar o frango, enquanto os demais ficaram brincando ao passo que um dos pais cozinhava sozinho. O resultado: as crianças do grupo mestre-cuca comeram 76% mais salada e 27% mais frango, assim como ingeriu 25% mais calorias em geral. “O Arion sempre gostou de legumes, vegetais e frutas. Sabe o nome de quase todos. Acredito que tenha a ver com o fato de eu e minha mãe sermos vegetarianas. Então, ele sempre comeu muito bem. Às vezes estou ralando a cenoura para fazer salada, ele pede para comer sem tempero nenhum, crua mesmo”, conta Valesca, que diz ir à cozinha com o filho nos finais de semana.
A maioria das crianças adora a ideia de cozinhar, especialmente com os pais.
Contudo, é necessário ter certo domínio para supervisioná-las, afinal, cozinha é um dos ambientes mais perigosos da casa para as crianças. Ainda assim, elas devem ser ensinadas desde cedo a não mexer em facas. Outro cuidado é mantê-las longe do fogão e do forno. Para cozinhar com os pais, elas têm de subir sobre uma cadeira ou banco para ficar à altura da mesa ou da bancada, por isso, certifique-se de que o assento é estável e seguro. “Não o deixo manusear facas afiadas. Ele é uma criança bem obediente, então quando falo que machuca ele entende. Mas deixo mexer o brigadeiro na panela, sem problemas”, explica Valesca.

Arion, de 5 anos, adora cozinhar

Arion, de 5 anos, adora cozinhar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Uma das formas mais eficientes para as crianças tomarem gosto pelo cardápio saudável é conhecendo melhor o que ingerem. Sendo assim, não é à toa que cada vez mais aparecem cursos e oficinas de culinária para os ‘baixinhos’, que incluem aulas de uma hora ou à tarde toda. E o mais gostoso é que aprendem brincando.
E de boatos se tornou realidade a história da Banda importar a versão para crianças do MasterChef, o MasterChef Junior. São procuradas crianças de 8 a 13 anos que cozinhem bem. Segundo a Chef Paola Carosella: “a cozinha é um excelente espaço para educar as crianças”.
O MasterChef Junior é uma versão alternativa do original, que trabalha com cozinheiros amadores e adultos. O programa está no ar em diversos países do mundo.
Milk-shake falso de chocolate
Se der vontade de tomar milk-shake mas faltar o sorvete em casa, não entre em pânico. Nem você e nem o ‘baixinho’. Uma boa incrementada e uma dose de criatividade não serão motivos para passar vontade.

Ingredientes
2 copos de leite
5 colheres de sopa de leite em pó
3 colheres de sopa de nescau
3 colheres de sopa (generosas) de leite condensado
meio copo de gelo picado
calda de chocolate para decorar o copo (opcional)

Modo de preparo
Coloque o leite em uma vasilha e leve ao freezer até congelar. Não precisa ficar muito duro, mas é preciso que endureça, pois ele fará o papel do sorvete.
Coloque o leite congelado e o meio copo de leite restante no liquidificador e acrescente os demais ingredientes (se quiser pode colocar um pouquinho de calda de chocolate também). Bata tudo por alguns segundos até o gelo picado se desfazer.
Decore em copos altos de milk-shake regando a parte interna com um fio grosso da calda de chocolate (opcional).
Despeje o milk-shake nos copos e sirva imediatamente.
Falsa pizza de pão de fôrma
Essa receita é sempre uma boa opção de lanche da tarde, prática, rápida e a família toda adora. Você pode usar o forno comum ou um forninho elétrico.

Ingredientes
8 fatias de pão de fôrma
8 fatias de queijo mussarela ou prato
8 fatias de presunto
1 tomate
Orégano a gosto
Manteiga a gosto

Modo de preparo
Passe manteiga no pão à vontade. Cubra cada fatia com um pedaço de queijo e um de presunto. Corte o tomate em rodelas e coloque por cima do pão. Salpique com orégano a gosto. Coloque em uma assadeira e leve ao forno até o queijo derreter, deixe uns 20 minutos. Corte cada fatia em 4 e sirva.

Editorial-kids-agosto-0122

Notícia Anterior

Wonderland - Making Of

Próxima Notícia

Frutas : Vida saudável