Casa

Paredes Decoradas

Revestimentos deixam a casa mais ‘viva’ e representam a personalidade de seus donos

Por: Débora andrades

Fotos: Divulgação

Depois de um certo tempo, mesmo uma casa decorada e com um estilo de ‘cair o queixo’ pode se tornar enjoativa para quem volta todos os dias para o mesmo lugar.
Trocar as almofadas, pintar as paredes, mudar a mobília de lugar e comprar um tapete novo podem não resolver, e aí os moradores costumam entrar em desespero. Mas a solução pode ser mais simples do que se imagina: revestimentos de paredes.
“Eles são altamente capazes de dar personalidade ao ambiente. É possível usar madeira, fibra de coco, couro, pastilhas ou papel de parede mesmo, que é a opção mais comum. Tudo que renova o ambiente é válido”, explica Eduardo de Assis, decorador de ambientes.

“São diversas as alternativas de
revestimentos, de todas as formas,
e elas dão efeitos incríveis”

chimney-chimenea-1-1345523Só vale o alerta do decorador para os produtos que podem ser mais caros, porque então deve ser necessário colocar na ponta do lápis se realmente é lucrativo tomar essa atitude. “Vale a pena se você não quiser mudar novamente no ano seguinte, senão, melhor continuar mexendo na mobília mesmo”, brinca Eduardo. “O produto tem vida útil de cinco a dez anos, então compensa, caso tenha certeza do que quer”.
Se atentar para o cômodo em questão também é uma atitude inteligente, segundo o profissional, para que fique de acordo com o espaço e não crie uma sensação de ‘aperto’ ou incômodo para o morador. “As cozinhas e banheiros combinam muito bem com pastilhas, por exemplo, mas eu nunca colocaria uma pastilha preta em um banheiro pequeno, de apartamento.
Seria algo mais claro, clean, para não diminuir o espaço”, explica.

“É possível usar madeira, fibra de coco, couro, pastilhas ou papel de parede”

“O papel de parede também deve ter um cuidado dobrado, porque imagine que, colocá-lo em um banheiro, que vive em contato com a água, não iria dar certo, ia acabar estragando rápido e causando desperdício de dinheiro, fora que o trabalho teria de ser refeito. Para a cozinha, a mesma coisa, contato com água, vapor e gordura não combinam com papel, vale uma pastilha. Mas uma sala combina muito bem com bambu, papel de parede, fibra de coco, tudo o que não cai bem nos espaços citados”, ressalta Eduardo, que completa, “agora, se invertermos os ambientes, a pastilha pode ficar ótima até mesmo em quartos, como decorações. Fiz um quarto de adolescente e criei várias formas em uma parede rosa, utilizando pastilhas espelhadas. Ficou lindo”, completa.

“São diversas as alternativas de
revestimentos, de todas as formas,
e elas dão efeitos incríveis”

Para quem pretende ousar no ambiente, Eduardo dá dicas de composições, com variados papéis de parede e a utilização de MDF e texturas, que podem criar um estilo dimensional. “Qualquer proposta e conceito podem ser encaixados nessa ‘brincadeira’ de dimensão. Dá para simular até um teto de gesso, se a pessoa quiser. São diversas as alternativas de revestimentos, de todas as formas, e elas dão efeitos incríveis”, explica o decorador, que finaliza. “Se começar devagar, o morador pode revestir portas e móveis, utilizando até mesmo o papel adesivo, o importante é não ficar na mesmice”.

tumblr_nb1qaaqoGp1qfirfao1_1280

Notícia Anterior

Capricho Decor :

Próxima Notícia

Dicas Culturais