Variedades

Educandário

Prepara jovens para o trabalho transformando vidas

POR Tarcila França
Foto: Divulgação

 

O convite para morar em Indaiatuba veio na hora certa para o baiano, Valdomiro José dos Santos, 35, que chegou à cidade para tentar a sorte em busca da grande oferta de cursos profissionalizantes gratuitos. Ele viveu alguns anos no Espírito Santo, terminou o Ensino Médio há 15 anos e nunca mais estudou. Em 2013, deu ouvidos ao primo, o autor do convite, e fez a mudança. Santos começou a trabalhar em uma construtora como ajudante de carpintaria. Naquele ano, fez dois cursos no Educandário ‘Deus e a Natureza’, recebeu promoção no serviço e não parou de estudar.

Exemplos de histórias de progresso na vida e na carreira de muitos jovens em situação de vulnerabilidade social acontecem há 17 anos – tempo de vida da Instituição. O Educandário ‘Deus e a Natureza’ é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que oferece oficinas gratuitas desde 1998. O objetivo é promover a participação cidadã no sentido de fomentar a formação geral para o mercado de trabalho.
De acordo com a assessora de Relações Institucionais, Suely Palma Borges Scalfi, o Educandário foi a primeira organização social a desenvolver a aprendizagem em Indaiatuba, conforme a Lei 10.097/2000. A legislação determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional.
O Educandário conta com 180 aprendizes inseridos nas empresas locais. Dados do Ministério do Trabalho dão conta de que o município poderia ter dois mil aprendizes, entretanto, apenas 545 jovens estão inseridos nas entidades certificadoras. “Poderíamos tirar mais de 1,5 mil jovens da ociosidade se as empresas cumprissem a cota de aprendiz”, afirma Suely.
Os gastos mensais da Instituição são de aproximadamente R$ 75 mil. O custo de cada atendimento é de R$ 150 mensal. Considerando os dois projetos do Educandário ‘Mãos Jovens’ e ‘Qualificar é Crescer’, em 17 anos, foram certificadas 17 mil pessoas, “além desses projetos, desenvolvemos uma parceria com a Prefeitura, na qual atendemos cerca de 150 adolescentes dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade. Ambos atendem mais de 700 pessoas por mês”, finaliza.
O endereço é Rua Pedro Savian, 139, Jd. Adriana. Para contato: ligue (19) 3875.4288, acesse o site www.educandariodn.org.br ou o facebook: Educandariodn.

Notícia Anterior

Tradição EM TOLDOS

Próxima Notícia

Terceira dentição agora é realidade