Variedades

Mantenha sua casa em segurança

Por débora andrades
Foto: Revista Exemplo®

Com a chegada das datas festivas, chega o momento de viajar,relaxar e garantir um retorno tranquilo ao seu ‘doce lar’

Com a chegada do fim do ano, chega também o momento de viajar, de curtir as férias em família e se livrar do estresse acumulado ao longo dos meses. Deixar a casa sozinha acaba se tornando motivo de preocupação e às vezes até mesmo prendendo a família em casa, mas essa questão pode ter solução e a viagem acontece com tranquilidade e com a segurança de que o retorno será tranquilo.
Orias Alves é sócio-proprietário da Comando Fênix Conservação Patrimonial e dá dicas de como proteger sua casa nesse período. Segundo o especialista, um dos pontos principais para sua segurança é poder contar com o auxílio de vizinhos. “Ao perceberem algo diferente, seus vizinhos podem acionar a viatura da Polícia Militar ou até mesmo entrar em contato com o proprietário da residência que, de onde estiver, pode chamar ajuda”, explica Orias.
Outra forma muito cotada de prevenção é a instalação de um sistema de monitoramento. “Funciona da seguinte maneira: nós instalamos uma câmera dentro e/ou ao redor da casa e daqui (da empresa) nós a monitoramos em tempo real”, comenta o especialista. “Como o equipamento é do proprietário da casa, ele paga pelo equipamento e o monitoramento pode ser feito por nós, nesse período em que ele está viajando, e posteriormente ele mesmo pode fazer. Pelo próprio celular é possível entrar no sistema e monitorar a casa, caso o proprietário não queira pagar para que a empresa faça isso por ele”.
A empresa de monitoramento trabalha 24 horas observando o imóvel através de monitores, para garantir que qualquer movimento apareça na tela e as medidas sejam tomadas.
‘Percebendo uma invasão, nós acionamos a viatura da Polícia Militar. Nós temos viaturas de apoio também, mas chamamos a polícia para que vá junto.
Assim, constatada a invasão, eles já podem agir”, garante. O equipamento custa cerca de R$ 2,5 mil.
A fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) também disponibiliza dicas importantes para evitar notícias desagradáveis.
De acordo com o órgão, um dos erros mais comuns é deixar luzes acesas durante o período da viagem, porque alguém à espreita perceberá que não há ninguém no local. No lugar desta medida, pedem para que sejam instalados timers que acendem e apagam as luzes, televisores e rádios em horários predeterminados.

“De acordo com o órgão, um dos erros mais comuns é
deixar luzes acesas durante o período da viagem”

Como há preocupação com gastos na energia elétrica, desligue os demais aparelhos da tomada.
Tranque todas as portas internas, sejam elas do quarto, da lavanderia ou até mesmo do banheiro, porque esse ato dificulta a invasão e aumenta o tempo de permanência na casa, o que auxilia reforços, como a chegada da Polícia Militar.
Coloque obstáculos em portas e janelas, no caso de não poder trancá-las. Isso também dificulta a entrada e a saída de invasores.
Suspenda a entrega de
correspondências, jornais e revistas, pois materiais desse conteúdo, quando ficam espalhados
em frente à residência, se tornam indícios claros de desocupação, atraindo pessoas de má-fé e resultando em situações desagradáveis.

Sistema de Segurança da Comando Fênix

Sistema de Segurança da Comando Fênix

Notícia Anterior

Saúde Natural

Próxima Notícia

Você realmente conhece a Lei Maria da Penha?