CLOSET dos sonhos
Por Débora Andrades
Foto: divulgação
Organização e otimização são as fórmulas perfeitas para criar um closet digno das grandes estrelas de cinema
Não precisa ter muito dinheiro reservado, separar alguns dias na agenda e nem mesmo chamar um mutirão de ajuda. Transformar seu closet em um espaço encantado e típico de Hollywood depende de muita criatividade e só um pouquinho de tempo sobrando.
Para auxiliar os ‘organizadores’ de primeira viagem, a Reportagem da Revista Exemplo® Variedades conversou com Katy Garcia, consultora de moda, imagem pessoal e estilo, que deu valiosas dicas para manter aquele espaço impecável.
OS CABIDES
De acordo com a consultora, um dos erros mais frequentes que as pessoas cometem quando vão organizar o espaço é usar cabides diferentes uns dos outros, porque eles podem confundir o visual do closet. “Além da parte estética, alguns cabides ocupam mais ou menos espaço”, explica Katy. “Eu adoro os cabides de veludos, porque são fininhos, não deixam a roupa escorregar e ocupam pouco espaço”.
“Outro erro é deixar as roupas misturadas, quando o ideal é separar por cor, modelo e ocasião, por exemplo: saias devem ficar com saias, regatas com regatas, camisetas com camisetas, camisas com camisas e vestidos de festa com vestidos de festa, porque isso facilita no momento de coordenar as peças nos looks”, ressalta. “Se o espaço não for pequeno, vale colocar as roupas de inverno separadas das de verão”.
“Hoje existem vários tipos de organizadores de gaveta, mas você também pode improvisar com potes de sorvete”
O ESPAÇO
Uma ótima forma de abrir espaço no seu closet é uma receita antiga e pouco usada por grande parte da população: a doação! Se o espaço está apertado, porque não se livrar do que não é utilizado? Além de liberar espaço, ainda faz com que a energia do ambiente possa fluir naturalmente.
“Depois da limpeza, você pode pegar camisetas de malha e guardar em rolinhos nas gavetas ou nichos, economizando assim bastante espaço. Essa opção também facilita na hora de visualizar as peças para escolher o que vestir”, comenta.
A consultora também alerta sobre sacos organizadores, que são ótimos para guardar peças que não estão sendo usadas, como os grandes casacos de inverno. “Você pode guardar os sacos embaixo da cama”, ressalta.
DICA ESPECIAL PARA O VERÃO
Utilizando as dicas acima, é possível abrir espaços para as peças mais usadas no verão, que geralmente são menores e podem ficar ofuscadas pela grande quantidade dos tecidos de inverno.
De acordo com Katy Garcia, vale a pena ter uma gaveta somente para biquínis e roupas de praia, ou, na falta de espaço, dividi-los com a gaveta de lingeries. “Hoje existem vários tipos de organizadores de gaveta, mas você também pode improvisar com potes de sorvete”, explica. “Os potes de sorvete ajudam muito, eu mesma organizei minhas gavetas assim. Fui garimpando os potes pretinhos, que são menores, e ficou ótimo”.
SAPATOS
Cestos e prateleiras podem realizar a função de organizar seus sapatos e melhorar a visibilidade. Preste bastante atenção para os organizar por cores, modelos e ocasiões.
BIJUTERIAS
Para bijuterias e joias, a dica é simples: ganchos e caixinhas. No caso de anéis, brincos e pulseiras, vale visitar as lojinhas de caixas, que sempre contam com separações para melhor visualização das peças e melhor organização. “Para colares, vale aplicar ganchos na parte interna do armário, pode ser aqueles com adesivos, que suportam até 3 quilos e ajudam muito na hora de analisar o que vestir, porque permite a visualização e se você vê, você usa, certo? Nada adianta coisinhas guardadas em caixas”, finaliza.