Franquia – Um sistema de negócio seguro
“O negócio se perpetuou como o mais
seguro dos investimentos oferecidos
pelo mercado brasileiro”
Ao longo dos anos o modelo de negócio disseminado pela Lei 8955/94 se perpetuou como o mais seguro dos investimentos oferecidos pelo mercado brasileiro e é de fácil compreensão; evolução constante entre Franqueadores e Franqueados.
Traduzindo em números, no ano de 2003 quando a ABF iniciou uma série de levantamentos estatísticos o faturamento do setor era de R$ 29 bilhões, já em 2014 registrou receita de R$ 128,876 bilhões com um crescimento aproximado de quatro vezes nesse período respondendo, ainda, por quase um milhão de empregos diretos.
Esses números não são por acaso, as redes de Franquias atualmente avançaram significativamente na capacitação de seus profissionais e no treinamento de seus
Franqueados.
A Franqueadora, por ferramentas próprias, avalia seus Franqueados cotidianamente e busca extrair das dúvidas de uma unidade, conceito e soluções para os demais, fortalecendo a marca e a rede como um todo.
Estas ferramentas não são apenas de relacionamento com a rede, mas também a capacitação de seus colaboradores internos, consultoria de campo ativa, gestão, planejamento e diretrizes que buscam identificar os principais indicadores de desempenho para o negócio.
Estas são as principais razões que podem definir o sistema de franquia seguro para o investidor, desde que, não apenas invista o capital propagado na Circular de Oferta de Franquia, mas tenha condições de cumprir com as informações elaboradas pela Franqueadora e assim perpetuar-se no negócio também.
FRANQUIA: CONFLITOS ENTRE FRANQUEADO E FRANQUEADOR
Outro ponto importante é a preocupação crescente dos Franqueadores com a gestão de conflitos. É fundamental para uma rede estruturada contar com pessoas capacitadas para gerir as controvérsias, vez que, as pessoas são diferentes.
Nesta esteira, são comuns os fatores discordantes, não apenas operacional, mas também contratual e a Innovare Consultoria em Franchising vem atuando com sucesso na mediação dos conflitos, com análises imparciais e a celeridade necessária para que as discussões não atrapalhem o rendimento quer seja da Franqueadora ou Franqueados envolvidos na controvérsia originada pelo negócio ou contrato de franquia.
Os conflitos são naturais quando há um agrupamento de pessoas, mas a agilidade nas informações e uma equipe preparada para dirimir as questões fazem diferença na gestão dessa rede.
Estes conflitos podem ser ideias, opiniões e até mesmo processual, contudo, o certo é que desperdiça-se muito tempo e a mediação de conflitos que propomos nada mais é que dar transparência aos problemas encontrados que, embora pareçam antagônicos, quando solucionados têm-se a certeza de que todos querem crescer coordenadamente.