Moda

Calçados de inverno

Além de proteger nos dias frios, há diversas maneiras de usar as botas no outono/inverno

Por Larissa Ferreira
Fotos: facebook.com/Dakotacalçados

Muito se falava que, neste ano, não haveria um inverno congelante ou, pelo menos, uma temperatura abaixo da que os brasileiros estavam enfrentando nos últimos tempos. Mas, por fim, uma onda de frio que vinha e voltava, resolveu ficar. Com isso, é claro, um tempinho mais gelado vira sinônimo de pessoas ‘empacotadas’ de casacos, tocas, luvas e as tão cobiçadas botas. Sim, elas finalmente saem do armário.
Além da função de proteger os pés nos dias mais frios, esse tipo de calçado está sempre presente nas coleções de inverno. O Brasil é um país bem desenvolvido em relação ao design de sapatos, ou seja, os melhores modelos são encontrados aqui, o que torna a consumidora brasileira muito exigente nas suas compras. Contudo, engana-se, quem pensa que por ser simples, não há necessidade de prestar atenção na maneira de usá-las. De acordo com a consultora de Imagem e Estilo, Bruna Guadaim, para ambiente mais formais, como no caso do trabalho, a bota montaria por fora da calça não é a melhor pedida. Enquanto em ambientes mais casuais, não têm problema nenhum vestir a bota por cima da calça. Outra dica, sempre que usar a calça da mesma cor da bota, estará deixando as pernas mais longilíneas, alcançando o efeito de ilusão de ótica, que deixa ‘mais magra’, enquanto uma cor diferente, principalmente se for contrastante, pode aumentar o tamanho das pernas. “Falando da questão de biotipo, as botas no meio da canela criam uma linha horizontal que pode achatar a silhueta.
As botas de cano curto são as mais democráticas, quanto mais volume ela tiver fica harmonioso para quem tem a canela mais grossa”, explica.
Ainda segundo a consultora, a bota atualmente é um elemento coringa no guarda-roupa da mulher, podendo ir desde looks mais sérios como uma saia lápis preta, meia-calça preta e bota bico fino tradicional, até looks mais descolados em que ela será coordenada com vestidos e saias. “A bota de cano curto, a ankle, fica muito bem com calças skinnys ou slim, saias e vestidos na altura do joelho ou assimétricos. A bota over knee pode ser coordenada com calças bem sequinhas, vestidos e saias com ou sem meia. A bota country pode ser coordenada com jeans ou calças flare, em que a boca é larga. Enquanto a de cano alto tem sido muito vista nos desfiles coordenadas com saias midi, em que elas são cobertas pela saia”.
Para 2016, as botas de salto quadrado e bico quadrado com cara de anos 90, bem clássico, porém com designs remodelados, são as queridinhas deste outono/inverno, enfatiza Bruna. “As ankle boots e as over the knees têm o seu espaço garantido nas vitrines, sendo que ambos modelos são versáteis, podem ser coordenados com vestidos e saias além de calças. As botas tradicionais de bico fino e salto fino e as montarias são um clássico de inverno e nunca saem de moda”, finaliza a consultora.
Após essas dicas, é o momento de rever os conceitos na hora da compra desse calçado e escolher o que mais combina com o seu biotipo e bolso, aí sim, estará pronta para enfrentar e aproveitar esse tempinho frio.

089

Notícia Anterior

Shopping Ed65

Próxima Notícia

É inverno, amor!