Especial Saúde – O reequilíbrio da mente e corpo: conheça o método de Joseph Pilates
Em Indaiatuba, Andrea Andrade possui um Studio de Pilates, que visa o reequilíbrio do corpo físico e mental através do movimento
Por Larissa Ferreira | fotos: Thais Origuela
Muitas pessoas já ouviram falar ou tiveram algum tipo de experiência com o Método Pilates. Àqueles que pensam que é uma espécie de ‘modinha’, porque a maioria das estrelas de Hollywood e celebridades brasileiras fazem os exercícios para esculpir o corpo, estão enganados. O método desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates é mais.
Para que o indivíduo obtenha o máximo de benefícios utilizando o Método, é necessário que aprenda a identificar as próprias atitudes corporais, com o objetivo de reequilibrar mente e corpo, através do movimento e da respiração. Para tanto, o mestre Pilates desenvolveu seu Método utilizando seis princípios:
1 – Concentração: ‘é a mente que guia o corpo’, utilizando aspectos como, inteligência, imaginação, vontade, memória e intuição;
2 – Centro: trabalhamos em torno de um alinhamento central chamado por Joseph Pilates de Power House;
3 – Precisão: todos os exercícios devem ser executados de acordo com sua estrutura objetiva, com dinâmica ideal ‘qualidade e não quantidade’;
4 – Respiração: deve ser natural, fluida e rítmica;
5 – Controle: união da concentração e do movimento, através do Power House leva o indivíduo ao controle do seu corpo;
6 – Fluidez: sequência de exercícios executados com dinâmica e energia, também durante as transições.
Conhecido por ser eclético, o Pilates pode ser praticado por pessoas de diferentes idades, sexo ou com algum tipo de patologia, seja articular, muscular, óssea ou respiratória. De acordo com Andrea, em seu Studio, atualmente a faixa etária de seus alunos varia de 19 a 82 anos. São eles, esportistas, gestantes ou sedentários. No entanto, é importante ressaltar que cada aluno segue uma série, de acordo com suas limitações e necessidades. “Cada pessoa tem uma particularidade. Existem três níveis de trabalho o básico, intermediário e avançado, para que possa, de uma forma mais simples, ter esse domínio e evoluir. Se o indivíduo tiver alguma patologia, todos os exercícios serão direcionados para um reequilíbrio do corpo como um todo, não é direcionado para o problema em si”, explica a profissional.
Conhecido por ser eclético, o Pilates pode ser praticado por pessoas de diferentes idades, sexo ou com algum tipo de patologia, seja articular, muscular, óssea ou respiratória. De acordo com Andrea, em seu Studio, atualmente a faixa etária de seus alunos varia de 19 a 82 anos
Não considerada uma restrição, mas sim, um cuidado redobrado, Andrea alerta para gestantes que queiram iniciar o método. “É necessário aplicar exercícios específicos com o objetivo de minimizar os desconfortos causados pela gestação como dor na lombar, má circulação entre outros, e assim prepará-la para o momento do parto e pós- parto. A mulher que já pratica o Pilates antes da gravidez é melhor. Mas caso isso não seja possível, não tem problema” comenta.
De acordo com Andrea, ainda há tabus a serem quebrados com relação ao Pilates. Um deles é o medo das pessoas aderirem ao Método, por verem, principalmente na mídia, imagens de praticantes realizando movimentos com grande grau de complexidade. “As pessoas chegam com medo de não conseguir fazer. Hoje, a mídia só divulga a imagem daqueles que já estão com corpos reestruturados, o que leva a crer que o Pilates é apenas voltado para o lado fitness, mas não. A maior frustração de Joseph Pilates foi não ter conseguido levar o seu Método para o âmbito hospitalar. Ele queria que fosse para todos. O Pilates precisa ser visto com outros olhos, é muito mais amplo”.
“Tenho carinho pelo que faço. Amo cuidar de pessoas e, com essa ferramenta maravilhosa, ainda mais. O Método Pilates é o cuidado do corpo físico e mental”, finaliza.
Com a Andrea você tem fé, força e foco. É uma profissional consciente, dedicada, paciente e que está sempre se atualizando. Ela nos proporciona liberdade para perguntar e tirar todas as dúvidas. A metodologia dela é perfeita. Uma professora completa! Maria Fernanda Martins Magnusson
HISTÓRIA DO PILATES
Joseph Pilates nasceu em 1880 perto de Düsseldorf, Alemanha. Criança frágil, asmática, raquítica e com febre reumática, tornou-se tão determinado a melhorar a sua condição física que devotou-se ao estudo e a prática da construção de um corpo forte e sadio. Praticou vários esportes sendo, ginasta, esquiador, mergulhador, boxeador e até mesmo artista de circo.
Em 1912 vai para a Inglaterra. Quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial, as autoridades britânicas o confinaram em razão de sua nacionalidade alemã e ele decidiu usar o lazer forçado para desenvolver suas ideias sobre saúde e aptidão física. Ensinou a seus colegas de confinamento as técnicas que estava desenvolvendo e afirmava que, por isso, nenhum deles morreu de influenza na epidemia de 1918. Joseph foi transferido para outro campo de concentração, onde se tornou enfermeiro e vigia. Neste campo, pegou as molas das camas e desenvolveu equipamentos para reabilitar seus pacientes, utilizando a resistência das mesmas, de modo que os pacientes começassem a tonificar seus músculos antes mesmo de poderem se levantar.
Em 1923 partiu para Nova York para montar seu primeiro estúdio junto de sua esposa, Clara.
Sendo enfermeira, Clara incorporou os conceitos e exercícios de Joseph de modo que beneficiasse mais seriamente clientes doentes.
O método Pilates foi um sucesso imediatamente nos EUA, particularmente entre os bailarinos – Martha Graham e George Balanchine foram os primeiros a serem conquistados.
Joseph faleceu em 1967, após inalar muita fumaça, tentando salvar seus equipamentos em um incêndio no seu studio.
STUDIO ANDREA ANDRADE PILATES – PERSONAL
Andrea Andrade é formada em Educação Física, pela Pontifícia Universidade de Campinas (PUC). Atualmente está cursando o último ano de Fisioterapia na Faculdade Anhanguera de Indaiatuba.
Em 2005, se formou em Pilates Clássico pelo The Pilates Studio Brasil, em São Paulo, por Inélia Garcia, avaliada pela renomada Romana Kryzanowska (primeira geração de professores formados pelo mestre Joseph Hubertus Pilates) e Sari Mejia Santo.
Segundo Andrea, sempre gostou de trabalhar com pessoas na Área da Saúde, o Método Pilates acrescentou ainda mais paixão à sua profissão, pelos objetivos que o Método propôs prevenir, reabilitar e como forma de treinamento.
Há quatro anos com o seu próprio Studio localizado na Rua Treze de Maio, 930, Andrea afirma que trabalha com alunos com diferentes necessidades. Para isso, mantém-se em constante aprimoramento, tanto no Método Pilates, quanto em outras áreas da Saúde, para oferecer atendimento personalizado, visando, principalmente, segurança, integridade e o objetivo de seus alunos .
RESULTADOS
Há seis anos praticando o Pilates, sob os olhares de Andrea, Maria Fernanda Martins Magnusson, de 53 anos, é só elogios. A aluna, que procurou o Studio por curiosidade, afirma que o Pilates é um constante desafio.
“Falava-se muito do Pilates, mas não conhecia o Método. Eu fazia muita hipertrofia e isso é uma coisa totalmente diferente. Como tenho problema na cervical, muitas dores com sobrecarga, com o Pilates aconteceu ao contrário, libertei a minha cervical. É um desafio o tempo todo”, conta Fernanda, que está partindo para o nível avançado e diz se identificar com o equipamento Cadillac, por lançar desafios, “ao longo desses anos, a cada aula, são acrescentados movimentos novos. Tudo é uma somatória. O que faço hoje, jamais imaginaria que fosse conseguir”.
De acordo com a aluna, o Pilates proporciona um autoconhecimento do seu corpo e mente. Com a junção de atividades e uma reeducação alimentar, pode emagrecer, sim. “Não é o Pilates que emagrece. É esse ‘casamento’. Já perdi 7% de gordura e ganhei muita massa magra. Essa definição vem com muito trabalho exométrico”.
Para Fernanda, antes de praticar o Pilates, é primordial a realização de uma aula experimental em um estúdio com profissionais preparados. “Com a Andrea você tem fé, força e foco. É uma profissional consciente, dedicada, paciente e que está sempre se atualizando. Ela nos proporciona liberdade para perguntar e tirar todas as dúvidas. A metodologia dela é perfeita. Uma professora completa”, finaliza.