Saúde

Pediatria e Homeopatia na atualidade

A pediatria é a especialidade  médica  de assistência à  criança  e ao  adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.
O pediatra deve lidar com os anseios, inseguranças e dúvidas dos pais que tentam acertar nos cuidados do pequeno ser que passou a integrar suas vidas.
Os aspectos preventivos envolvem ações como o  aleitamento  materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura). A puericultura é a orientação aos pais de como procederem com relação ao desenvolvimento da criança, como cuidados de higiene, estímulos para o melhor desenvolvimento neuropsicomotor, alimentação adequada e saudável para cada etapa de vida dessa criança, dentre outros aspectos.
Com a  expectativa de vida  podendo chegar aos 100 anos, um dos grandes desafios do pediatra é já nessa fase prevenir futuras doenças crônicas em adultos e  idosos, tais como  obesidade,  diabetes,  arteriosclerose,  hipertensão arterial, alergias (bronquites e rinites), entre outras, orientando e modificando hábitos nocivos à saúde, que se estabelecem nesta faixa etária.
Já os tratamentos curativos correspondem aos vários procedimentos e tratamentos das diversas  doenças, exclusivas ou não da criança e adolescente, que devem ser tratadas pelo pediatra, seja no consultório ou em situações de emergência.
É importante que os pais diferenciem acompanhamento pediátrico, que é o educativo e deve sempre ser feito em consultório, com um pediatra de confiança da família, que aos poucos vai conhecendo a criança e a família com os seus hábitos de vida, para que esse conjunto se integre e se desenvolva da forma mais harmônica, respeitosa e saudável para todos os seus integrantes.
O pronto atendimento e pronto-
socorro devem ser utilizados apenas em situações de emergência ou em momentos onde o pediatra da criança não pode ser contatado.

HOMEOPATIA
Empregando mais de dois mil remédios diferentes extraídos de substâncias vegetais, animais e minerais, a homeopatia se propõe a estimular o sistema imunológico e a restaurar o equilíbrio energético do paciente com base nos sintomas e tratar qualquer doença.
A homeopatia é frequentemente indicada para problemas do trato gastrointestinal, ginecológico, dermatológico, respiratório e falta de resistência (infecções virais ou bacterianas de repetição) ou expressão exagerada do organismo (doenças alérgicas). Além disso, pode buscar a cura para problemas emocionais como a depressão.
A Dra. Sandra Regina de Campos Martins é formada pela PUCCamp, trabalhou em Pediatria no Hospital Celso Pierro da PUCC e no Hospital Infantil Álvaro Ribeiro, em Campinas. Fez pós-graduação em Homeopatia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. Atua em Indaiatuba desde 1995, já tendo trabalhado em consultório, em hospital (Pronto- Socorro e Berçário/Sala de Parto) e em Posto de Saúde.
Hoje atende exclusivamente em consultório, na Clínica Femina, em Indaiatuba, como Pediatra e Homeopata.

Notícia Anterior

Síndrome da Alienação Parental (SAP)

Próxima Notícia

Alienação Parental