Bate PapoCultura

Uma vida dedicada ao serviço público

Desafio e Sucesso

DSC_0065Casado, pai de dois filhos, nascido em 20 de março de 1969 em Campinas, mas criado em Indaiatuba, o engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar possui uma vida marcada pelo serviço público. Atualmente, comanda uma das mais importantes autarquias de Indaiatuba, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos). Conheça um pouco mais sobre sua vida e os desafios que enfrenta nesta época de estiagem.

Revista Exemplo® – Quando começou na carreira de servidor público?
Nilson Alcides Gaspar – Comecei em 1997, como diretor de Meio Ambiente, cargo ligado à Secretaria de Serviços Urbanos. Eram tempos diferentes, não se falava muito em Meio Ambiente. Nesse período começamos obras importantes, como a urbanização do Parque Ecológico e a formação dos lagos.

RE® – Que outro projeto destacaria desta época?
Gaspar – Havia um ‘lixão’ em Indaiatuba, o local não era muito bem cuidado. Trabalhei na recuperação desse espaço e o transformamos em um Aterro Sanitário, hoje um dos melhores da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

RE® – O que mudou no conceito de Meio Ambiente?
Gaspar – Hoje, o tema Meio Ambiente está estreitamente relacionado à educação. A formação atual é diferente de 10 ou 20 anos atrás. Estamos criando uma nova cultura entre as crianças, conscientizando-as da importância de cuidar do Meio Ambiente. Outro projeto que é importante destacar pensando neste novo cenário é o do Bosque do Saber. O prefeito Reinaldo Nogueira teve a ideia e nós a executamos.

RE® – Hoje o Meio Ambiente é respeitado?
Gaspar – Estamos no caminho. Hoje Indaiatuba conta com um Aterro de Inerte para entulhos, regulamentamos as leis de publicidade para evitar a poluição visual e inauguramos o Centro de Zoonoses e os EcoPontos de coleta seletiva.
RE® – Como você recebeu o convite para assumir o Saae?
Gaspar – No início, confesso que me assustei. O Saae é uma autarquia respeitável e uma das mais importantes de Indaiatuba e região. Tudo que é novo de início assusta, mas depois de tantos anos no serviço público, resolvi encarar o desafio.

RE® – Como foi a transição da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente para o Saae?
Gaspar – O Saae já estava pronto e como conhecia muita gente aqui, recebi ajuda, o que facilitou este processo de transição. Um dos motivos que me trouxeram para a autarquia foi a construção da Barragem do Mirim, pois tenho bom relacionamento com a Cetesb. Antes de assumir o cargo, o foco era o esgoto, mas precisávamos cuidar da água.

RE® – Que projetos estão em andamento no Saae?
Gaspar – A Barragem do Piraí avançou e em 2015 podemos ter novidades. O Rio Jundiaí hoje é classe 3 e em Indaiatuba, classe 2. A condição está muito melhor quando comparada a anos anteriores. Contei com o auxílio do Reinaldo e do deputado estadual Rogério Nogueira nesta missão, visto que o Rio Jundiaí vai garantir o futuro do abastecimento de água em Indaiatuba.

RE® – Internamente, o que foi preciso fazer no Saae?
Gaspar – Reativamos a nossa equipe de obras e, desta forma, economizamos muitos recursos. Além disso, eliminamos a burocracia envolvendo licitações, que frequentemente atrasam o andamento de obras importantes. Também passamos a interagir mais com a população, a conversar com os secretários municipais e vereadores.

RE® – E o que o Saae reserva para Indaiatuba?
Gaspar – Temos muito trabalho pela frente. Após a construção da barragem, faremos um mega plantio de árvores em seu entorno, mais de cem mil mudas, além da construção de novos reservatórios, adutoras e substituição de redes de água antigas.

RE® – E como você observa o crescimento da cidade?
Gaspar – Acompanhei o crescimento de Indaiatuba nos últimos 40 anos. Já andei a cavalo por toda a cidade e tive a oportunidade de ver o seu crescimento. Presenciei a construção dos bairros Cecap e Costa e Silva.

RE® – E o que o futuro reserva para Indaiatuba?
Gaspar – Eu amo Indaiatuba. Neste lugar cresci e vi meus filhos crescerem. Nos últimos 15 anos, a nossa cidade cresceu em um ritmo acelerado, tornou-se moderna e a população seguiu seus passos. Tenho orgulho de dizer que vi este crescimento e de ter participado dele, devido ao serviço público que ajudei a desenvolver.

RE® – E quais são seus planos para o futuro?
Gaspar – Quero fazer o meu melhor hoje, para que a falta de água e saneamento básico não seja um problema no futuro. O atual Governo é muito forte e está integrado com a população.

  • Gaspar ainda criança com seu primeiro cavalo
Notícia Anterior

Rumo ao Hexa!

Próxima Notícia

Badalação - Edição 57