SaúdeVariedades

CT Rafard

Prazer advindo das drogas é artificial e fugaz, diz Diretor Wesley

Dados divulgados recentemente pelo Relatório Mundial sobre Drogas da ONU (Organização das Nações Unidas) apontam que aproximadamente 5% da população mundial entre 15 e 65 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usam drogas ilícitas. Segundo estudo, existem cerca de 27 milhões de usuários problemáticos (aqueles que consomem drogas regularmente e apresentam distúrbios ou dependência). Outro ponto preocupante destacado pelo relatório é que apenas um em cada seis usuários de drogas tem acesso ou recebe algum tipo de tratamento para dependência a cada ano. São estimadas 200 mil mortes relacionadas às drogas em 2012 (ano com os números mais recentes).
Segundo Wesley Malaquias, diretor e terapeuta do CT Rafard, as drogas se tornaram um dos maiores problemas da Saúde Pública. “Acredita-se que o aumento do consumo dessas substâncias se deve às modificações do modo de vida e dos valores que permeiam a nossa sociedade, refletindo-se, inclusive, na forma com que estas passaram a ser consumidas”.
Ele conta que as drogas são associadas a prazer, diversão, fuga da realidade, entre outros aspectos. “No entanto, o prazer advindo delas é artificial e fugaz”, alerta o Diretor do CT Rafard. Wesley argumenta que a dependência química é revestida de conotação moral e carrega um estigma que causa vergonha, medo, culpa e preconceito. “Partimos do pressuposto que a dependência química pode ser vista como uma desordem do comportamento e uma aprendizagem envolvendo aspectos do meio ambiente. Sendo assim, o usuário de álcool e outras drogas, não é visto como irresponsável ou mau caráter, ele é vítima de uma doença, mas como alguém que apresenta um comportamento mal adaptado. Portanto, consideramos que o dependente químico precisa aprender estratégias para enfrentar sua rotina de vida sem precisar usar substâncias psicoativas”.
É nesse princípio que o CT Rafard baseia seu trabalho. O objetivo é proporcionar um tratamento eficiente e recuperação para que o paciente possa abandonar a dependência química e retomar o controle de sua vida e de suas emoções.
O Centro Terapêutico Rafard atende adolescentes, adultos e idosos, tanto do sexo feminino quanto do masculino. O Centro está localizado em um sítio a 15 km do município de Rafard, Região Metropolitana de Sorocaba. O local possui uma área de 16 hectares, com infraestrutura para atender os residentes, além de fácil acesso às grandes cidades da região como Piracicaba, Porto Feliz, Sorocaba, Itu, Salto, Campinas, Indaiatuba e a Capital Paulista.

Notícia Anterior

Diabéticos têm duas vezes mais chances de ter perda auditiva

Próxima Notícia

Cirurgia para combater a obesidade, aumenta a expectativa de vida