Singela e deliciosa Finger food agrada os olhos e o paladar
O termo finger food significa ‘comida para comer com as mãos’. São petiscos deliciosos e superagradáveis de olhar, que apreciamos em festas mais sofisticadas. A principal característica do petisco é o fato de dispensar o uso de garfos, facas e pratos, o que os tornam ideais para eventos com grande circulação de convidados em pé.
Para entender melhor, finger food é o grande segredo para encantar os convidados. Por ser pequeno, permite uma grande variação no cardápio, e pode ser servido em minilouças, deixando o recinto ainda mais elegante. “A aceitação pelos convidados é ótima e as pessoas procuram cada dia mais. Há dois anos aproximadamente esta tendência vem ganhando destaque”, conta Eliseu Silva, proprietário do Visual Buffet.
As opções não têm fim. Canapés quentes e frios, minilanches, wraps, doces, minicups, sticks, terrines, brochettes, minibagels e vale até minipastéis, miniesfihas, trouxinhas, minipizzas e mini-hambúrgueres para a criançada. “Nós fazemos bobozinho de camarão, abóbora com carne-seca, polentini, batata com bacon e catupiry, mandioquinha com carne-seca e até mininhoque ao molho sugo. Tudo de acordo com o gosto do cliente”, dispara Eliseu.
A quantidade ideal por finger food pode variar de 280 gramas a 310 gr, mas é importante não ser pequeno ou grande, porque perde sua característica. Dependendo do cardápio, é necessário servir acompanhado de palitinhos ou colherinhas específicas para finger food, facilitando a ingestão. As porcelanas brancas são as que ganham mais destaque nos eventos, pois possibilitam um contraste perfeito com as cores dos alimentos, que são ousados, além da delicadeza e sofisticação. É importante ressaltar que é sempre bom ter louças coloridas, ou então papéis decorados, para mesclar com as brancas e criar um ambiente ainda mais alegre e charmoso.
“O mais importante na hora de definir os fingers foods é conhecer bem os seus convidados, assim não tem como errar no gosto da maioria. Mas sem dúvida, o que mais sai é o escondidinho de carne-seca. É tudo definido com o cliente”, finaliza.