Peru de Natal
Deixamos o clássico com gostinho de Brasil para você experimentar
Operu é um prato clássico para a Ceia de Natal, mas não é um costume originalmente brasileiro. Tudo começou por influência dos americanos e dos europeus, que têm o costume de servir o peru no Dia de Ação de Graças, que é celebrado desde 1621.
Nesse dia, eles comemoram a boa colheita realizada por peregrinos e nativos americanos e, como a ave é comum na região e tem muita carne, foi a escolhida para representar a fartura.
Há quem diga que, antigamente, o peru recebia um tratamento especial na véspera de Natal brasileiro, onde abriam seu bico e lhe davam dois goles de pinga ou enchiam a ave de milho, para deixar a carne macia. Além disso, o prato contava com a tradicional farofa que posteriormente foi substituída pelas frutas e compotas, em decorrência da influência americana.
“Sempre achei as Ceias de Natal pesadas para o brasileiro. Os americanos têm outro clima, então eles podem comer pratos mais pesados”, conta Samantha Nicoli, chefe de cozinha.
Na receita tradicional é inserido no peru toucinho de porco, vinho, batata, cenoura e manteiga, combinação que deixa qualquer brasileiro ‘estufado’.
E foi pensando exatamente nisso que a Revista Exemplo® resolveu ‘abrasileirar’ esse prato e deixá-lo com um tempero de clima Tropical. “É legal usarmos a nossa riqueza de frutas e legumes. Assim, podemos criar uma miscelânea de sabores na mesa e fazer disso uma tradição”, explica a chefe.
A mudança começa pela substituição da farofa comum de bacon e calabresa por farofa de coco. Samantha garante que a receita fica mais leve, porém continua saborosa do mesmo jeito. No recheio do peru, ela doura em azeite ou manteiga três cebolas bem picadas, usa farinha de milho flocada e cerca de 250 gramas de coco em flocos. “Caso tenha coco fresco à disposição, é melhor. É só temperar com sal, pimenta-do-reino e salsinha”, conta.
Segundo ela, para marinar de uma maneira brasileira, dê preferência a ervas frescas, depois adicione um dente de alho e deixe assar, acrescentando frutas cítricas como laranja ou limão caipira. “A fruta proporciona um sabor bem diferente. Além disso, é possível substituir o vinho branco por cachaça”. Para o recheio da ave, ela explica que é preciso usar uma maçã sem o talo, ou então um limão inteiro, que dará mais suculência à farofa e agrega sabor.
Se a sua família é pequena, Samantha tem a solução. “Uma boa opção é o peito de peru assado. Por se tratar de uma parte mais seca, basta besuntar toda a superfície com manteiga temperada, que deve ser preparada com antecedência”. Alhos amassados, sálvia fresca, raspas de limão e um conjunto de vários tipos de pimenta também fazem parte da receita. “Dê preferência a manteigas de boa qualidade e sem sal. Aí é só levar ao forno e ir ‘regando’ aos poucos”, conta.
Agora é só usar e abusar da imaginação. A última dica da chefe é para que as pessoas não tenham medo de errar.
“Um dos maiores segredos é cozinhar com amor, por mais clichê que a frase soe. Faça isso e seu Natal será ainda mais especial”, finaliza.