A crise e você
Foto: divulgação
Em tempos de crise se faz necessário alguns cuidados nas compras e vendas de bens e serviços. Com efeito, muitas empresas nos mais variados ramos sofrem as dificuldades da recessão e acabam, por imprudência ou realmente propositadamente, lesando consumidores que têm procurado o Judiciário para minimizar seu prejuízo e recuperar o seu dinheiro, através de ações de cobrança e indenizações.
É sabido que todo o Judiciário sofreu um aumento considerável de ações neste período, inclusive o foro trabalhista, pelas demissões em massa que acabam assoberbando a Justiça do Trabalho.
Pois bem, quais os cuidados que devemos ter ao comprar um produto ou serviço?
Tratando-se de compra pela internet o consumidor precisa verificar nos sites de proteção ao consumidor se existem reclamações quanto à entrega, pontualidade e qualidade do produto ou serviço. Dê preferência aqueles sites já consagrados que diminuirão as chances de aborrecimentos.
“É sabido que todo o Judiciário sofreu um aumento considerável de ações neste período, inclusive o foro trabalhista”
E tratando-se de compra de produtos ou serviços em lojas físicas, procure se informar sobre a solidez da empresa. Neste caso, o consumidor pode procurar o Procon do seu município e solicitar informações. O Google também é um ótimo aliado, pois podemos pesquisar diversas informações que vão ajudar na opção de negócios.
Por outro lado, os lojistas e prestadores de serviços, quando venderem a prazo, também devem pesquisar se o seu cliente possui capacidade de cumprir com suas obrigações, pois algumas vezes a venda depende de um investimento significativo do empresário que se o seu cliente não realizar os pagamentos a contento, poderá fragilizar a saúde financeira da empresa.
Assim sendo, atualmente, devemos realizar os nossos negócios sempre com cautela, procurando nos cercar de informações de segurança a fim de evitar aborrecimentos e prejuízos. Na dúvida, procure o Procon ou o profissional de sua confiança.