Bate Papo

Adriana Mazzoni

Presidente da Congesa relata sua trajetória na construção civil

 

POR LARISSA FERREIRA / Fotos:  Arquivo pessoal

Natural de São Paulo, Adriana Maschietto Maionchi Mazzoni tem 49 anos e é presidente da Congesa. Engenheira Civil pela Universidade Mackenzie de São Paulo e com MBA em Marketing Estratégico pela FGV Campinas, Adriana é casada com Athos Mazzoni Júnior há 25 anos, tem dois filhos, Rodrigo e Rafael, e conta sua história à Reportagem da Revista Exemplo® Variedades.

 

Adriana ao lado do pai e do esposo Athos

Adriana ao lado do pai e do esposo Athos

Com o pai Alberto Maionchi

Com o pai Alberto Maionchi

Com os filhos Rodrigo e Rafael

Com os filhos Rodrigo e Rafael

 

 

 

 

 

 

 

 

RE® – Como foi a sua infância?
Adriana – Como engenheiro civil, meu pai coordenou grandes obras por todo o país e até no exterior e isso nos fez morar em lugares diferentes na minha infância. Por um lado, foi bom porque conhecemos lugares e culturas diversas, mas por outro, tínhamos que nos mudar às vezes quando já estávamos familiarizados com aquela cidade, escolas, amigos. Mas foi uma infância muito gostosa, de grandes vivências e aprendizados e que traz boas lembranças.

RE® – O que Indaiatuba representa para você?
Adriana – Sempre frequentei Indaiatuba desde a infância por ter aqui familiares pelo lado da minha mãe. Então, é uma cidade que faz parte da minha história desde muito cedo, e quando me casei com o Athos, que é nascido em Indaiatuba, resolvemos não só fixar residência, mas também empreender na cidade. Em Indaiatuba, construímos nossa família, nosso círculo de amizade, fundamos e consolidamos nossa empresa. Nesse período de 25 anos, vimos a cidade se transformar de forma rápida e ao mesmo tempo planejada, estruturada e cada vez mais sendo um local desenvolvido e desejado, onde as pessoas têm qualidade de vida e oportunidades para trabalhar, crescer, empreender.

RE® – Como escolheu o setor da construção civil?
Adriana – Meu pai foi um modelo, um espelho para mim nessa área. Como eu já tinha curiosidade neste segmento e ele, apaixonado pelo que fazia, tinha prazer em dividir sua experiência comigo. Tendo iniciado na construção civil na Cesp, meu pai também foi diretor de engenharia da Odebrecht e encerrou a carreira na Ecovias. Foi com ele que comecei a fazer meu primeiro estágio, então tive uma escola paralela, com ele me ensinando tudo que sabia. A construção civil me fascina porque vemos sair do papel uma obra que vai transformar e melhorar a vida das pessoas, o local onde irão morar, trabalhar, se divertir, utilizar de alguma forma.

RE® – Como surgiu a Congesa?
Adriana – A Congesa foi criada em janeiro de 1993 por mim, meu marido Athos, meu pai Alberto Maionchi e meu irmão. Escolhemos Indaiatuba para abrir a construtora pela forte ligação com a cidade. A família Mazzoni é uma das primeiras empreendedoras de Indaiatuba, com a Indústria
Mazzoni, e a família Maschietto também tem grande tradição no município. Devido a esse laço afetivo, sempre acreditamos que poderíamos contribuir para o crescimento da cidade.

RE® – Atualmente, como vê a Congesa?
Adriana – A empresa está pautada e alicerçada em seus valores, que são a confiança, o entusiasmo, a inovação, a qualidade, a pontualidade, a transparência. O mais importante é que esses valores fortes permeiam todos os colaboradores da empresa e isso cria uma sinergia e uma identidade enorme com a marca Congesa. Isso é visível para o mercado. Hoje a Congesa é uma empresa madura, que tem uma história porque passou por diversos ciclos do mercado imobiliário, e mantém sua essência de ser inovadora, criativa, que gera oportunidades.

RE® – Qual a evolução que ocorreu na Congesa durante esses anos?
Adriana – Estamos cada vez mais buscando entender as necessidades dos clientes e oferecer o que melhor atenda às suas expectativas. Temos a certificação do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) e a ISO 9001, que mostram nosso comprometimento de melhoria contínua com foco em garantir aos clientes os melhores produtos, oferecendo qualidade, pontualidade e transparência. Outro ponto muito importante é o ISC, nossa pesquisa de satisfação do cliente.

RE® – Trabalha com algum serviço social?
Adriana – Na Congesa, sempre incentivamos, apoiamos e realizamos ações de responsabilidade social e ambiental envolvendo a comunidade. Projetos em parceria com as Secretarias de Educação e de Urbanismo e do Meio Ambiente foram realizados nos canteiros de obras da empresa, além de programas culturais, de negócios e de qualidade de vida. Outras ações sociais e educacionais também já realizamos envolvendo instituições como o Colégio Objetivo Indaiatuba com o projeto Capacitar, de alfabetização nos canteiros de obras, leilões beneficentes em prol da Volacc (Voluntárias de Apoio no Combate ao Câncer), entre outras.

RE® – Quer deixar algum recado para os leitores? Tem alguma frase que utiliza na sua vida?
Adriana – Insista em seus sonhos, não desista deles, o melhor é quando você chega lá. Só vai ter esse gosto se você for até o final!

 

238---CLASS---COL-IMPRENSA---01-04-2014

O casal no lançamento do Class

Com a equipe brindando mais uma entrega

Com a equipe brindando mais uma entrega

Adriana-com-o-marido

Com o esposo e sócio Athos

 

 

Notícia Anterior

Para festejar em grande estilo!

Próxima Notícia

Era uma vez uma rainha que gostava de rir de si mesma