Saúde

Aparelho ortodôntico: a estética não é sua principal função

Muitos pacientes procuram os consultórios odontológicos para colocarem aparelhos porque os dentes estão ‘tortos’, muitas vezes sem saber que estes são consequências de disfunções ou má-oclusões. As má-oclusões ocorrem quando o ‘encaixe’ entre os dentes superiores e inferiores não está na posição ideal. São estas: Classe II (queixo para trás), Classe III (queixo para frente), Mordida aberta, Mordida profunda, Mordida cruzada entre outras.
Cada dente superior se encaixa entre dentes específicos inferiores, o que denomina a oclusão, por isso o tratamento ortodôntico demanda tempo para primeiramente ‘arrumar’ toda a oclusão, e consequentemente, alinhar os dentes ‘tortos’ que tanto incomodam os pacientes. A oclusão errada interfere na eficiência da mastigação e no posicionamento correto da articulação da boca, portanto, a falta de dentes ou a posição incorreta deles pode trazer prejuízo das estruturas articulares. A articulação fora do lugar pressiona nervos e vasos sanguíneos causando dor e outros sintomas, e a longo prazo essas estruturas vão se desgastando e tornando cada vez mais complicado o tratamento.
As má-oclusões em crianças podem interferir no posicionamento da língua e lábios, trazendo problemas na fala que se não tratados precocemente, estarão presentes até a fase adulta.
Os dentes ‘tortos’ são difíceis de higienizar, o que propicia o acúmulo de tártaro e bactérias que atingem o osso de sustentação destes dentes provocando a reabsorção óssea precoce. Com isso, os dentes podem se tornar ‘moles’ e em último caso serem extraídos. Estes são apenas alguns problemas que são resolvidos com o tratamento ortodôntico, portanto, antes de tudo ele promove saúde, consequentemente, também muito importante, vai deixar seus dentes alinhados, seu sorriso mais harmônico e bonito. Assim o paciente fica mais satisfeito com a sua aparência, mais feliz e sociável!

Dra. Monique MARQUES CIRURGIÃ-DENTISTA, CRO: 83281

Dra. Monique MARQUES
CIRURGIÃ-DENTISTA, CRO: 83281

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dr. Robson Oliveira Cirurgião-Dentista CRO 95896

Dr. Robson Oliveira
Cirurgião-Dentista
CRO 95896

Notícia Anterior

Para quem se recomenda o pilates?

Próxima Notícia

Tempos difíceis: o que fazer agora?