Educação

Esporte e aprendizagem escolar

A importância da prática esportiva no desenvolvimento psicomotor

Ao se relacionar com as questões do dia a dia, a criança sente vontades e desenvolve sentimentos.
Essa conquista de espaço, é o que dá suporte para que ela conheça o seu corpo e suas habilidades de movimento.
Toda essa estimulação através do esporte possibilita uma adaptação motora e favorece o desenvolvimento, assim, a educação psicomotora é aliada do processo de alfabetização e deve ser considerada como uma educação de base desde a Educação Infantil.
Ela condiciona o processo de alfabetização; leva a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, a dominar seu tempo, a adquirir habitualmente a coordenação de seus gestos e movimentos.
De acordo com a terapeuta ocupacional e psicopedagoga, Dionele Eugênio, da Clínica de Terapia Integrada (CTI), a questão do desenvolvimento psicomotor pode passar despercebido mas está totalmente atrelado a aprendizagem.
“Desde a Educação Infantil, é importante estimular a educação através do corpo, do movimento. Então a criança precisa primeiro experimentar, na prática, com o movimento, usando o próprio corpinho, para depois desenvolver a habilidade de escrita, de firmeza e conseguir aprender”, explica a profissional que frisa que desde os primeiros meses de vida é importante estimular as experiências motoras, para que na sequência sejam introduzidos brinquedos como velotrol, bicicleta e outros. “A prática esportiva, indicada a partir dos 3 anos, deve ter em vista que a criança já apresenta algumas habilidades motoras maturadas e deve favorecer o aprimoramento de outras habilidades. Nesta fase não se deve ter como objetivo o aprimoramento da técnica esportiva, mas sim o favorecimento do desenvolvimento psicomotor e um contato com as regras e dinâmica da modalidade esportiva escolhida”, explica o professor Zeca da Escola de Futebol Oficial do Cruzeiro. “O esporte, vai além de dominar técnicas, ele é um grande agente favorecedor do desenvolvimento psicomotor e da aprendizagem escolar. Em contrapartida, a alfabetização não é apenas um processo cognitivo, mas contempla o desenvolvimento global da criança”, acrescenta.
Ainda segundo Dionele, o desenvolvimento psicomotor trabalha também o corporal, imagem corporal, orientação espacial, orientação temporal, que são a base para a alfabetização.
‘O movimento é um conjunto entre expressão mental e corporal, então as habilidades exploradas na prática esportiva proporcionam a noção do corpo e consequentemente favorece o desenvolvimento de outros aspectos psicomotores”, finaliza.

O movimento é um conjunto entre expressão mental e corporal

 

O que a prática do esporte beneficia:
Favorece o desenvolvimento orgânico e de base; auxilia no crescimento; contribui para um desenvolvimento muscular harmonioso; desenvolve e aprimora a coordenação motora; mantém a flexibilidade articular; estimula as funções orgânicas de respiração e circulação; desenvolve vigor e aumenta a capacidade de resistência; proporciona as vivências de grupo; prazer do movimento e contato corporal; controle de agressividade; confiança, afetividade, limite, disponibilidade; respeitar regras; aceitação das diferenças; cooperação e cumplicidade;
construção e autonomia, e estimula a prática da cidadania. A Escola de Futebol Oficial do Cruzeiro e a especialista Dionele, desenvolvem um trabalho em conjunto, buscando oferecer aos alunos uma experiência que ultrapassa a prática esportiva do futebol, favorecendo o desenvolvimento psicomotor e valorizando a aprendizagem e rendimento escolar.

Dionele de M. Dell’ Orti Eugenio Terapeuta Ocupacional Esp. Psicopedagogia

Dionele de M. Dell’ Orti Eugenio
Terapeuta Ocupacional
Esp. Psicopedagogia

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