Hélio Ribeiro
Conquista e Sucesso
Da redação / Fotos: Divulgação
Hélio Alves Ribeiro, natural de Olímpia/PR, tem 47 anos é formado em Administração pela Unopec, com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Atualmente é servidor público municipal. Casado há 20 anos, tem três filhas, cristão e em horas vagas gosta de pescar. Hélio é filho único, seu pai é carpinteiro aposentado e sua mãe dona de casa. O presidente da Câmara e vereador conta sua trajetória marcada por conquistas e fala do grande carinho que tem pelos indaiatubanos:
Revista Exemplo®: Como foi sua infância?
Hélio: Foi uma infância de verdade! Brinquei muito na rua, tinha muitos amigos, jogava bola com a turminha, tinha carrinho de rolimã, soltava pipa, subia em árvore, ou seja, tudo o que uma criança da minha época fazia, com o que tinha nas mãos: muito verde, pés de árvores frutíferas, terrenos para jogar futebol, ruas calmas para brincar, amigos de família, segurança, enfim, era uma criança que podia aproveitar a rua!
RE®: O que Indaiatuba representa para você?
Hélio: Representa algo fundamental; é, de fato, a minha vida. Embora não seja a cidade em que nasci, é o município que adotei de coração. E mais do que adotei, fui adotado! Aqui sempre tive participação ativa em tudo; sempre me interessei pelas coisas da cidade. E sempre recebi apoio! As palavras até fogem e eu fico emocionado: Indaiatuba é tudo o que sempre sonhei de uma cidade. Mais que isso ainda: não um sonho solitário, mas o que divido todos os dias com outras pessoas, que não necessariamente pensam exatamente como eu, mas que têm a mesma paixão por esse Município. Não saberia viver longe daqui, jamais!
RE®: Como entrou na política?
Hélio: Em 1992, participando do Grêmio Estudantil do Colégio Milton Leme do Prado e, depois, já na faculdade, entrando para o Centro Acadêmico da Unopec. Nesses períodos também participei ativamente de diversas Associações Amigos de Bairro. E foram nessas horas, que imaginei o que até hoje é minha frase de campanha: ‘‘juntos podemos mais!’’
RE®: Vereador por vários mandatos, o que isso significa?
Hélio: Sou vereador pelo terceiro mandato, sendo eleito pela primeira vez em 2008 (com 3.654 votos), reeleito em 2012 (4.295 votos) e, agora, em 2016 (com 5.756 votos). Também fui candidato a deputado, tendo recebido 17.865 votos.
Em 2012 havia sido o terceiro candidato a vereador mais votado em Indaiatuba. Desde então, ampliei meu trabalho com a participação efetiva das pessoas que me apoiam desde a minha primeira disputa. Também no último mandato, comecei efetivamente a participar do Parlamento Metropolitano da Região de Campinas (RMC). Esse crescimento se deve a um trabalho que não é só meu, evidentemente, mas de equipe e do grupo político ao qual pertenço. É uma responsabilidade que me insere o dever de que tudo seja justo e de que nada do que eu faço seja voltado apenas para o meu eleitor: uma vez eleitos, precisamos olhar para o todo, sem distinção. E é assim que tento trilhar o meu caminho.
RE®: Como presidente da Câmara, quais as dificuldades que surgem no dia a dia?
Hélio: São pouco mais de 40 dias, mas essa é uma novidade para mim. É claro que já estava por dentro de todos os atos da Casa, mas agora tenho em minhas mãos inúmeros funcionários, suas famílias, responsabilidades administrativas e tudo o mais, que antes não tinha. É muito cedo para falar, mas estou tratando de tudo isso tendo em vista esse novo Brasil que vemos nas ruas, nas manifestações e nos desejos populares. A Câmara é efetivamente, a ‘Coisa Pública’, uma Casa de todos e é assim que deve ser administrada. Ainda é cedo para fazer um balanço, mas se posso dizer algo até aqui é que está havendo diálogo. E nisso tenho contado com cada um dos servidores públicos da Casa, que estão dando sugestões, ouvindo e falando para que, no futuro, possamos tomar as decisões que beneficiam Indaiatuba.
RE®: Trabalha com algum serviço social?
Hélio: Trabalho todos os dias com pessoas, recebo-as em meu gabinete, tenho contato com elas dia e noite. Não estou ligado a nenhuma entidade, especificamente, mas posso dizer que sou um ser social sempre, e que serviço social é o que faço todos os dias.
RE®: Você tem algum sonho pessoal, e profissional?
Hélio: Como pai quero ver minhas filhas realizadas em suas escolhas, minha família sempre com saúde, meu bairro sem problemas e as pessoas vencendo suas dificuldades. Ter participado do crescimento de Indaiatuba nos últimos 15 anos é, sem dúvida, uma dessas realizações. Mas, como todo ser humano, busco sempre desafiar meus próprios limites. Então, como profissional, espero vencer as dificuldades que sempre nos atropela, e que isso possa ser feito com trabalho e profissionalismo, e com meu coração sempre voltado para o bem comum. Se trabalhar todos esses itens, o restante será consequência, fruto de ações concretas e trabalho de equipe.
RE®: Quer deixar algum recado para os leitores?
Hélio: Quero deixar três recados:
Mais Saúde: direito de todos!
Juntos podemos mais!
Tudo é possível aquele que crê – Marcos 9:23