Variedades

Mãos solidárias

Projeto desenvolve trabalho social desde 2015

Por larissa ferreira
Foto: Divulgação

Acima de tudo, com a vontade de ajudar o próximo, grupos, alguns formados por amigos e outros incentivados por instituições religiosas, se envolvem em ações de distribuição de sopa para pessoas em Situação de Rua ou famílias carentes. Em Indaiatuba, um desses grupos é formado pelos voluntários Tatiane, Roberta, Pâmela, Thiago, Alexsandro, Kayane, Júlia, Kaique e Rosana, que participam do projeto Mãos Solidárias de Indaiatuba.
O projeto foi criado em julho de 2015, a partir de uma ideia de Alessandra e dada continuidade por Tatiane Miranda, hoje, presidente. “Em uma noite de frio, as duas saíram para as ruas a fim de entregar sopas aos moradores. Foi de livre e espontânea vontade. Contudo, Tatiane resolveu levar a ideia adiante, pois queria algo a mais”, “ao fazer as entregas, você sente que aquelas pessoas não precisam apenas de comida, mas de atenção. Nós oferecemos amizade e certo tipo de amor e carinho”, conta uma das voluntárias, Roberta da Silva, que tem a função de tesoureira.
Após a criação de uma página no Facebook (Mãos Solidárias Indaiatuba), segundo Roberta, à procura por ajuda e necessidade aumentou significantemente. “Hoje temos mais pedidos de pessoas que querem ser ajudadas do que doações”, explica a voluntária, que frisa, dizendo que o projeto ainda não é registrado e não possui sede própria, mas já está caminhando para se tornar uma ONG. “Como ainda não possuímos um CNPJ, as ajudas ficam limitadas. Ficamos de mãos atadas. Quando nos tornarmos uma ONG, tudo será mais fácil. Empresários poderão nos ajudar, também”.
A entrega das sopas ocorre às quintas-feiras, à noite, em pontos específicos do município. Várias pessoas são atendidas, a maioria delas sem esboçar nenhum tipo de rejeição. “Eles ficam felizes aos nos ver. Sabem que estamos ali para levar o nosso lado humano, de compreendê-los e ajudá-los de alguma forma. Muitos querem desabafar, pois se sentem abandonados, afinal, parte da sociedade os criticam”, afirma Roberta, explicando que a maioria dessas pessoas em Situação de Rua, está nessas condições por opção.
O projeto aceita todos os tipos de doações e pede ajuda aos cidadãos do município. Os voluntários também realizam bazar todos os meses, em locais cedidos. “Pedimos doações. Os que mais precisam, solicitam cobertores, roupas e sapatos. Além disso, as famílias também precisam de alimentos, gás e fraldas, por exemplo. Precisamos, por um momento, pelo menos, nos colocar no lugar deles. Todos merecem uma oportunidade de dar a volta por cima”, finaliza Roberta. Doações em dinheiro também são aceitas. Para mais informações o telefone é (19) 99284-1616, falar com Tatiane, ou por e-mail: maossolidariasindaiatuba@outlook.com.br.

1891034_930072957067774_1695491944145130103_n

 

Notícia Anterior

Dicas Culturais

Próxima Notícia

Signos Ed.64