Segurança

O pensamento e a gestão estratégica

E no mundo dos negócios, como já disse um velho sábio: “enquanto uns choram outros fabricam lenços”

A história da economia nos ensinou que as nações podem ter momentos de capacidade de grandes investimentos e pleno emprego como também restrições financeiras e diminuição dos postos de trabalho, e nos piores casos a temida recessão. Elas vivem seus ciclos econômicos, umas com mais e outras com menos intensidade. Este é um fator que as empresas sempre estarão expostas.
O Brasil hoje enfrenta uma força contrária aos bons ventos que sopraram em favor da economia mundial e brasileira nos anos anteriores. Nestes momentos de crise infelizmente algumas ou muitas empresas não conseguem suportar a ausência de demanda gerada pela retração do mercado e fecham ou pelo menos têm uma diminuição considerável de seu patrimônio. Neste cenário, muitas empresas se mantêm por diversos fatores, desde o fornecimento de produtos de necessidade primária, serviços essenciais, por terem criado solidez nos períodos de economia forte etc. E outras poucas que se mantêm e se diferenciam pelo fato de terem em sua gestão um elemento muito importante, a estratégia! O que na retomada do ciclo econômico de crescimento refletirá como um passo à frente de seus concorrentes.
Entender suas características, conhecer a si mesma, explorar suas forças e corrigir suas fraquezas funcionam como forte ferramenta no ambiente em que atuam e, as oportunidades que lhes são oferecidas e as ameaças às quais estão expostas poderá definir o sucesso ou o fracasso de uma organização.
A natureza da competitividade atual traz necessidades básicas de custos reduzidos, eficiência operacional, eficácia dos resultados e retorno acima da média para enfrentar os players globais.
Há alguns anos todos nós ou grande parte acreditávamos que o futuro do Brasil tinha chegado. Com as incertezas, ou as certezas para os mais pessimistas, que se projetam do cenário econômico a curto prazo gera certa preocupação. Os tempos não serão fáceis. Mas os consumidores buscarão produtos e serviços com qualidade equivalente ao preço que estarão dispostos a pagar. A busca e concepção do diferencial competitivo serão determinantes.
Falar em estratégia pressupõe longo prazo, e o cenário econômico a curto prazo citado pode parecer que existe certo descompasso. Mas não, dentro da estratégia empresarial o conhecimento do ambiente permite aos gestores preverem possíveis cenários e se antecipar às situações que possam atingir a empresa. O negócio que utiliza a estratégia como ferramenta de gestão hoje, já está preparada ou tem conhecimento para as possíveis situações que ela possa enfrentar.
A ALMAP Consultoria acredita que a Região Metropolitana de Campinas, por abrigar diversas empresas multinacionais, de grande porte, com tecnologia de ponta, estrutura rodoviária e o Aeroporto de Viracopos tem um ambiente empresarial com acesso às melhores práticas de gestão. E este pensamento estratégico pode e deve ser disseminado para as pequenas e médias empresas da região. Não somente pelos fornecedores de serviços de educação e treinamento, mas também na relação empresarial levando a expansão deste conhecimento.

 

Ary de Oliveira é empresário, Pós-graduado em Controladoria de Gestão, pela Faculdade FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade São Marcos e, registrado no CRC de São Paulo. Iniciou sua carreira em um escritório de assessoria contábil em 1994, onde atuava na área de contabilidade. Passou por diversas empresas de grande e médio porte e dos mais variados ramos de atividade como Santos Brasil Logística, Jobcenter do Brasil RH, GR Serviços de Alimentação, Teckma Engenharia, Consórcio TEMPE (ampliação do aeroporto de Guarulhos), e outras. Com sólida experiência nas áreas contábil, financeira e de gestão estratégica, nos últimos anos direcionou sua atuação nas áreas de gestão financeira, controles e riscos.

Notícia Anterior

Indalar em ação solidária no Natal

Próxima Notícia

HOLDING: Instrumento de Proteção e Sucessão Familiar