Odontologia
Clínica Capato de Brito conta com profissionais altamente qualificados
Fotos: revista exemplo®
A Capato de Brito Odontologia Avançada é especializada em tratamentos de alta qualidade, voltados à saúde odontológica. A clínica conta com equipamentos e técnicas modernas, sempre tendo à frente, uma equipe qualificada e especializada em diversas áreas da odontologia, que proporcionam aos pacientes opções de tratamentos adequados e combinados à necessidade de cada um.
Além do implantodontista dr. Fabiano Capato de Brito, a clínica possui profissionais nas áreas de Odontologia Estética, Ortodontia, Endodontia, Periodontia e Odontopediatria.
Odontologia Estética
Diversos são os recursos encontrados nesta área, para quem tanto busca um sorriso perfeito. Um deles é o Laminado, ou seja, uma restauração que envolve a face vestibular (frontal) dos dentes, conhecido como faceta.
Os laminados são indicados para restabelecer a estética dos pacientes e, em muitos casos, a função mastigatória também. Eles conquistaram um amplo sucesso por possibilitarem resultados extremamente estéticos e rápidos. “Um grande aliado no tratamento estético e já conhecido é o clareamento dental, podendo ser realizado no próprio consultório, em uma sessão relativamente curta ou clareamento caseiro”, explica a dra. Flávia Dall’ Acqua.
“A preocupação de nossa clínica é assegurar que nossos
pacientes sejam tratados desde os primeiros dias de vida até a fase adulta. Atendemos pacientes de 0 a 100 anos ou mais”
Ortodontia
Para o paciente que visa corrigir seus dentes e sua mordida, sem braquetes e fios metálicos, há o sistema Invisalign.
A partir de um escaneamento e de um software específico, pode se fazer várias simulações do tratamento do paciente em 3D, até visualizar a melhor opção para o mesmo.
De acordo com o dr. Alexandre Anibal, é possível ver em detalhes a movimentação de todo o tratamento. “É confeccionada uma série de alinhadores sequenciais, transparentes e customizados, que se adaptam perfeitamente aos dentes, movimentando gradativamente para a posição planejada”. Anibal explica que esses alinhadores transparentes Invisalign são confortáveis, higiênicos e praticamente invisíveis, tornando possível corrigir os dentes sem que as pessoas percebam que o paciente está em tratamento ortodôntico. “Existem também os aparelhos ortodônticos auto-ligáveis. Esse recurso elimina a necessidade de elásticos, que causam fricção e podem desacelerar o tratamento, com os aparelhos auto-ligáveis, os dentes conseguem se mover mais livremente, portanto, o tempo de tratamento é diminuído”, finaliza.
Endodontia
É o ramo da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária e de todo o sistema de canais radiculares. “Em casos de alterações por cárie, fratura dentária, trauma, necessidades protéticas, lesões endoperiodontais ou outras patologias endodôntica, o tratamento endodôntico, ou seja, tratamento de canal, está indicado, pois visa a manutenção do dente na cavidade bucal e a saúde dos tecidos periapicais”, conta a dra. Patrícia Benedetti.
Segundo a profissional, se o problema não for tratado, forma-se uma coleção purulenta (pus) na ponta da raiz, dentro do osso maxilar ou mandibular, chamada abscesso. “Sem tratamento seu dente pode precisar ser extraído”, finaliza.
“Nosso objetivo é a odontologia fazendo parte de uma história de vida nas famílias de nossos
pacientes”
Periodontia
A doença periodontal afeta desde a gengiva até o osso que envolve e suporta o dente. É constituída por três estágios: gengivite, periodontite e periodontite avançada. Como explica a doutora Estefânia Barbosa, a doença nem sempre apresenta dor, por isso é extremamente importante estar ciente de que alguns sintomas podem estar indicando o problema, como gengiva sangrando facilmente durante a escovação ou no uso de fio dental; gengiva inchada, vermelha ou dolorida; gengiva retraída; mau hálito persistente ou gosto ruim na boca; dentes amolecidos; dores agudas ao mastigar alimentos; dentes muito sensíveis às temperaturas frias ou quentes; e próteses parciais que se desajustaram. “Escovação e uso de fio dental adequados ajudam a prevenir a doença periodontal e melhorar a saúde bucal”, enfatiza a doutora.
Odontopediatria
Engana-se quem pensa que a saúde bucal deve ser procurada após uma certa idade. Os cuidados devem ter início ainda na gestação, mais especificamente no pré-natal odontológico da futura mamãe.
As cáries dentárias são inicialmente lesões de manchas brancas no esmalte do dente, decorrentes do processo de desmineralização. Se o processo tem continuidade, as lesões evoluem e se tornam cavidades, correndo o risco de aumentar e atingir as camadas mais internas do dente, explica a doutora Denise Hosomi. O flúor também é um importante mecanismo de proteção, mas seu uso deve ser controlado, pois quando ingerido em excesso, pode causar a chamada fluorose dentária, que são manchas esbranquiçadas, amareladas ou até escurecidas, que aparecem geralmente de forma simétrica e são mais comuns em crianças até os 12 anos. “O ideal é sempre conversar com o seu dentista sobre quando e como usar o flúor, para que seja de forma adequada”, conclui a especialista.