Variedades

ONG ajuda encontrar cães perdidos

A esperança é a união pela internet por meio de compartilhamentos entre os usuários da rede no sentido de ajudar a resgatar um animal perdido

POR Tarcila França
Fotos: Arquivo Pessoal

Uma esperança na hora de resgatar o sumiço de seu melhor amigo. Desespero, desolação… todos estes sentimentos podem ser compartilhados em uma rede social na esperança de resgatar o ‘peludo’ que fugiu de casa. A ONG Cachorros Perdidos atua em Indaiatuba com o objetivo de divulgar os animais que se encontram perdidos na cidade desde 2011. A intenção é que as pessoas compartilhem as informações e fotos pela internet no sentido de unir o animal ao dono e trocar informações sobre animais perdidos e encontrados no município.
Com o passar do tempo, as atividades foram ampliadas. Campanhas para ajudar animais de rua e também de famílias carentes. Quando a ONG não dispõe de animais sob sua responsabilidade, é feito o repasse da verba para ajudar nas contas de outras protetoras independentes e instituições. A página aceita apenas anúncios de patrocinadores da Cachorros Perdidos Indaiatuba. O primeiro perfil está lotado e com uma fila de mais de 900 pessoas, já o segundo perfil, tem um grupo com quase nove mil integrantes e a página com muitas curtidas.
Ao primeiro sinal de sumiço do animal, o ideal é fazer um círculo em volta da casa onde o mesmo se perdeu, e checar todos os lugares da região. As primeiras 24h são fundamentais. Qualquer pessoa pode publicar fotos de seus animais perdidos, mas lembre-se de colocar todos os dados possíveis: nome, idade, se é castrado ou não, coleira, plaquinha, cicatrizes, o local de onde desapareceu e telefone de contato. Os animais ajudados pela ONG são atendidos na CTI Vet ou pela veterinária do Ternuras, a doutora Renata Luppi.
Não são feitas divulgações de estatísticas de quantos animais são recuperados e encaminhados de volta aos tutores. No entanto, divulgar esse trabalho ajuda no reencontro entre donos e animais. “Mesmo que o tutor não tenha acesso à internet, vizinhos e amigos acabam reconhecendo o animal e comunicam aos interessados. Alertamos para evitar fugas. Existem situações que fogem do controle e o animal não é encontrado, na maioria das vezes por ter sido atropelado, não resistido e recolhido pela Corpus”, comenta uma das administradoras da Fanpage da Cachorros Perdidos, Cecilia Scarpa, do Hospital-Escola Veterinário Faculdade Max Planck, onde cursa o 5º ano.
Contato: (19) 99843-0131.

ONG-cachorros-perdidos-ONG-4

Notícia Anterior

Outback oferece vinho com preço especial para celebrar o inverno

Próxima Notícia

Signos Ed.65