SaúdeVariedades

Planejamento virtual: precisão e agilidade na cirurgia da face

por Débora andrades

Tradicionalmente, para realizar qualquer tipo de estudo, antes de uma cirurgia Buco Maxilo Facial, era necessário ter as três dimensões da face utilizando raio-x lateral e frontal da face, calcular o quanto seria necessário mexer na parte da frente, das laterais, de trás e até mesmo as limitações da face, segundo o doutor Leonard Moreira, cirurgião Buco Maxilo Facial e um dos pioneiros no desenvolvimento de planejamento de Cirurgia Virtual. “O cirurgião precisava fazer uma moldagem com gesso e ter a documentação ortodôntica do paciente, para desenhar no papel vegetal em cima de todo esse processo e depois calcular a cirurgia de forma totalmente manual”, explica.
Hoje, o doutor explica que basta realizar, no paciente, uma tomografia tridimensional de sua face. “Depois, inserir no software que foi criado para o planejamento virtual calculando todas as medidas e desenhando o que o paciente necessita . Eu consigo operar o paciente diretamente na tela e criar os guias para o intra-operatório”, completa.

Figura1

 

 

Pioneiro no desenvolvimento do planejamento de Cirurgia Virtual explica quais são as
vantagens de realizar este tipo de procedimento

 

 

 

 

 

O primeiro passo é individualizar o exame do paciente com sua fotografia, fazendo uma análise facial completa. Depois, através da tomografia, é possível avaliar em três planos diferentes do espaço do paciente, avaliando as discrepâncias dentárias e esqueléticas, localizando assim a origem de todo o problema que afeta o paciente em questão.

002
Após a análise tomográfica e a cirurgia virtual conseguimos avaliar qual a melhor oclusão e relação das bases ósseas. O método virtual é ainda mais eficaz para casos de assimetrias da face, harmonizando as discrepâncias de deformidades dento-faciais.
Esse tipo de tecnologia é utilizada por poucos profissionais, ela melhora a precisão do planejamento, dos resultados cirúrgicos e diminui o tempo da cirurgia e dos riscos do paciente. “Vou colocar o paciente em uma cirurgia onde saberei exatamente o que foi feito no computador, e que será repetido na face dele”, finaliza dr. Leonard.

Viagens programadas
Doutor Leonard Moreira, cirurgião Buco Maxilo Facial é um dos pioneiros no desenvolvimento de planejamento de Cirurgia Virtual, não só no Brasil, mas também no mundo, estará participando, ao longo do mês de setembro, de um Congresso Americano de Reconstrução da Face, em Washington, onde estará falando sobre Planejamento Virtual de Reconstrução da Face.
Em novembro, o especialista estará em Alexandria, na Biblioteca Real, realizando um congresso falando de cirurgia da face, onde estará explicando as reconstruções das articulações de forma virtual. “Estarei explicando como realizar a cirurgia da articulação apenas de forma virtual”, complementa.

3004

 

 

 

 

 

Curriculum
• Cirurgião Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo;
• Fellow em CTBMF na Universidade de Dresden, Alemanha;
Fellow em CTBMF a Universidade na Konstanz, Alemanha;
Fellow em CTBMF na Universidade 9th People’s Hospital, Shanghai China;
• Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial;
• Diretor do Brazilian Group of TMJ;
• Chefe no Serviço de CTBMF no Hospital Santa Ignês;
• Cirurgião Adjacente no Serviço de CTBMF no Hospital Vivace em São José dos Campos;
• Professor Assistente na Especialização de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial na Universidade São Leopoldo Mandic;
• Coordenador do Departamento de Cirurgia de Buco Maxilo do hospital Sírio Libanês.

Fones: (19) 3318.1027 / 3825.1355Logo---CLÍNICA-CANDELÁRIA
Av. Major Alfredo Camargo da Fonseca, 138
Cidade Nova – Indaiatuba/SP
e-mail: clinicacandelaria@hotmail.com
leonardmoreira@uol.com.br

Notícia Anterior

Dr. Responde - O que é coaching , como funciona?

Próxima Notícia

O que é considerado bonito e como isso influencia nossa saúde?