Segurança

Rede elétrica não é brincadeira e não poupa ninguém

A companhamos com frequência situações em que pessoas acabam se envolvendo em acidentes com a rede elétrica, devido à falta de cuidado. Pensando em alertar as pessoas, a CPFL Energia está realizando uma campanha de comunicação para sensibilizar a população sobre segurança na rede elétrica.
O objetivo desta é alertar sobre a os perigos que a falta de cuidados com a rede elétrica podem oferecer ao executar serviços na construção civil ou no campo e ao empinar pipas, além do risco das ligações elétricas clandestinas que põem em risco a pessoa e o fornecimento de energia da região. “A maioria dos acidentes é provocada por falta de conhecimento ou desatenção, e podem ser minimizados ou até mesmo eliminados, adotando-se cuidados básicos de segurança”, informa a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), da qual a CPFL é associada.
Os acidentes envolvem, principalmente, profissionais da construção civil, antenistas e pintores que, no exercício de suas funções, são vítimas de choque elétrico por se aproximarem da rede energizada. Os trabalhadores rurais também estão no grupo de risco, sobretudo os que lidam com equipamentos de aplicação de defensivos agrícolas, ceifadeiras, colheitadeiras ou pás carregadeiras e não observam a distância de segurança que os equipamentos devem ter em relação a rede elétrica.
A campanha é direcionada em especial aos profissionais civis e rurais, crianças e donas de casa, mas também atinge o público em geral. “Respeitar rigorosamente as recomendações de segurança e adotar cuidados especiais no uso da energia elétrica podem evitar acidentes. Prevenir é a melhor ação, por isso fazemos esse tipo de campanha”, afirma Márcio Mário Zidan, Gerente de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida da CPFL Energia.
Algumas orientações precisam ser levadas em conta, quando o assunto é segurança com atividades próximas à rede elétrica. Dentro de casa, não deixar a fiação ao alcance das crianças, não utilizar extensões para alimentação de vários aparelhos, não mexer no chuveiro ligado, e para quem tem o hábito de ouvir músicas no rádio, enquanto toma banho, a prática é extremamente perigosa.
Durante o período de férias é normal um aglomerado de crianças nas ruas, correndo atrás de pipas. Segundo os especialistas, as pipas devem ser empinadas longe da rede elétrica e de preferência em espaços abertos como praças, parques e campos de futebol. A utilização de ‘rabiolas’ deve ser evitada, pois elas agarram nos fios elétricos, desligando o sistema e provocando choques, assim, o melhor é desistir do brinquedo.
São diversos os cuidados que a população deve adotar, além desses já mencionados, a segurança com antenas, a manutenção predial, na construção, fusível, benjamim ou tomada tipo T, trocas de lâmpadas, TV e aparelhos eletrodomésticos, não podem ser esquecidos.
De acordo com a CPFL, sempre que for identificado algum cabo de energia elétrica rompido ou caído no chão, o serviço emergencial da empresa deve ser acionado, pelo telefone 0800-010-2570.

Notícia Anterior

privacidade virtual

Próxima Notícia

Se arruma, que é hora de dormir!