Segurança

Saiba impulsionar a sua empresa em 2015

Escritório de contabilidade dá dicas para obter melhorias

Escritório Lógica

Oano de 2014 foi financeiramente turbulento, com Copa do Mundo e Eleições, dando a impressão de que tudo estava parado. Mas para muitas pessoas e empresas, esse ano foi de reestruturação e crescimento sólido. “Temos que aproveitar esta calmaria e reestruturar o dia a dia de nossa empresa, pois nestes últimos anos houve um crescimento sem igual em vários setores da economia”, explica Sergio Fernando Borsari, proprietário do Lógica Assessoria Contábil.
Em Indaiatuba, muitas empresas se instalaram e ainda vêm se instalando em ritmo acelerado. Houve crescimento nos distritos industriais e na construção civil, o que gera mais empregos e faz com que os valores ‘circulem’. A cada dia uma empresa surge e com ela aparecem investimentos de multinacionais que acreditam no crescimento do Brasil. “Para enfrentarmos 2015 que vem por aí, precisamos melhorar nossas empresas. Tanto os proprietários quanto os colaboradores podem fazer o seu melhor”, comenta Sergio.
Além disso, a indústria da construção civil cresceu devido ao incentivo do governo com o projeto Minha Casa Minha Vida, que deu a muitos brasileiros a oportunidade de ter sua casa própria. Com este crescimento, o setor comprou e empregou mais. “Como costumo dizer, a roda da economia girou e com a circulação de valores todos ganharam”, explica.

Você conhece o que você faz?
Para enfrentar 2015, Sérgio dá algumas dicas para melhorar o desempenho das empresas. As dicas servem tanto aos empresários como a todos os envolvidos no ambiente empresarial.
O contador explica que o empresário precisa saber exatamente como ‘anda’ sua empresa e, usando a si mesmo como exemplo, conta:
“sou contador, faço contabilidade para empresas de pequeno, médio e grande porte, nos segmentos da indústria, comércio e serviços, conto com 107 colaboradores, atendemos empresas tributadas no lucro real, presumido e simples nacional, executamos o trabalho em nossa sede própria com mais de 1.400m2 de área construída, efetuamos os lançamentos contábeis em sistema informatizado, com uma rede de dados segura, enfim, tenho que saber tudo o que a minha empresa faz e, mais que isso, tenho que saber também o que não fazemos”.
Para quem sua
empresa trabalha?
Sergio fala da importância de conhecer sua carteira de clientes, respeitando o perfil e desejo de cada um. “É importante um empresário saber o que a sua empresa pode fazer para surpreender seu cliente, para que ele escolha o seu produto e não o do concorrente”.
Para isso, é preciso listar: qual é o perfil do cliente, o que ele deseja adquirir, como utiliza seu produto ou serviço e se há algo que a sua empresa possa incrementar para surpreendê-lo. Sérgio dá uma dica para que os empresários se aproveitem das pesquisas de mercado para saber o que o cliente deseja, além de investir na internet para obter mais informações.
Hoje, pesquisas de mercado estão cada vez mais sofisticadas para saber o que o cliente deseja naquele momento. “Saliento que isto pode mudar no decorrer da relação empresa-cliente”, conta o proprietário, que completa: “a informática está cada dia mais avançada e cruza os dados das grandes redes, produzindo pesquisas de mercado que nos revelam onde vender, para quem vender e a que faixa de preço. Isto parece incrível, mas já vem acontecendo, é o chamado Big Date”.

De quem você precisa?
Para Sergio, toda empresa necessita de mão de obra treinada e comprometida, além de saber o que deve fazer e ter um produto de qualidade com melhor preço e estar presente em todos os lugares que o cliente necessita. Com a modernidade, elas também necessitam de fornecedores comprometidos, prestadores de serviços com qualidade e agilidade, ter uma logística de distribuição perfeita, e ainda comprar com o melhor preço, pois o mercado está cada dia mais exigente. “Sempre comento com meus clientes e amigos que para ser empresário, muitas vezes, temos que ter vários dons: ser contador, para entender dos tributos que incidem em nosso produto; advogado, para entender os contratos que assinamos; engenheiro, para fazer nossos projetos saírem de nossas mentes; psicólogo, para entender nossos colaboradores e clientes da melhor forma possível; designer, para lançar produtos que nossos clientes desejem comprar, e outras profissões para desempenhar bem o papel de ser um empreendedor”.
Não acumule problemas
Grandes empresas contam com profissionais internos qualificados para cada uma destas que Sérgio citou. No entanto, nas médias e pequenas empresas, os empresários devem consultar profissionais adequados para cada área de forma a ter suas necessidades atendidas. “Sempre recomendo: devemos nos inteirar e ter conhecimento de nosso negócio para não ter surpresas desagradáveis”, finaliza o contador, “resumindo, se nos atentarmos aos tópicos citados, as finanças com certeza irão bem”.

Sergio Fernando Borsari é empresário da Contabilidade, graduado em Ciências Contábeis, com MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, com extensão internacional pela Ohio University, nos Estados Unidos; atuante no ramo da contabilidade há mais de 22 anos

Sergio Fernando Borsari é empresário da Contabilidade, graduado em Ciências Contábeis, com MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, com extensão internacional pela Ohio University, nos Estados Unidos; atuante no ramo da contabilidade há mais de 22 anos

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