Educação

Tarefas escolares: como ajudar?

Alguns gestos simples são capazes de melhorar a atenção e rendimento nas atividades pedagógicas do seu filho

Com o início do ano letivo, retorna às responsabilidades, tarefas de casa, trabalhos e avaliações. O sucesso para aprendizagem escolar requer também organização e rotina.
Inicialmente a participação dos pais nesse processo é fundamental, a disponibilidade em estar presente além de auxiliar nas tarefas, demonstra o quanto os pais se importam com os estudos do filho. “À medida em que a criança se adapta à rotina, é possível que a mesma desenvolva suas atividades escolares com autonomia e segurança, sem a necessidade da presença constante dos pais”, explica a terapeuta ocupacional e psicopedagoga, Dionele Eugenio, da Clínica de Terapia Integrada (CTI).
Segundo a terapeuta, a participação dos pais permite ainda, identificar as dificuldades apresentadas pela criança ou adolescente, para que em conjunto com a equipe escolar haja uma observação sistemática e realize os encaminhamentos necessários que vão beneficiar o processo de aprendizagem (reforço escolar, terapia e intensificar a rotina de estudos).
Basicamente, torna-se importante criar um tempo de estudo diário. Realizando os deveres de casa e estudando com frequência (resumos sobre o que aprendeu no dia, são muito úteis) a criança fixa e aprimora os conteúdos pedagógicos. “Mais vale 30 minutos de estudos diários, do que estudar duas horas na véspera de uma prova”, informa Dionele.

Dioneli

Dionele de M. Dell’Orti Eugenio, Terapeuta Ocupacional e Psicopedagoga

Pequenos gestos são capazes de melhorar a atenção e rendimento nas atividades escolares como reservar um horário fixo para os estudos, estabelecendo rotina e conciliando às demais atividades, identificando, assim, qual o horário em que a criança rende mais.
Inicialmente a participação dos pais é fundamental para organização do tempo e conteúdo a ser estudado. Outros fatores importantes são, por exemplo, o ambiente de estudos. Eleger um local para realizar as atividades escolares, livre de ruídos, com boa iluminação, ventilado, livre de elementos que distraem (brinquedos, tv, computador, celular); antes de iniciar as tarefas é de extrema importância conferir se todos os materiais a serem utilizados estão disponíveis; para a gestão de horário, deve-se distribuir o tempo de maneira equilibrada, intercalando disciplinas de interesse com as menos motivadoras. O tempo exato de estudos varia de acordo com a idade, características, vivências anteriores e demanda pedagógica do colégio; uma rotina de estudos adequada à dedicação do estudante e ao suporte da família favorecem um bom desempenho escolar.
Essas são as estratégias essenciais, técnicas de estudos específicas podem ser elaboradas por um psicopedagogo. Este profissional é capaz de elaborar um plano de estudos, que atenda ao estilo de aprendizagem do estudante, habilidades, dificuldades e exigências do colégio.
“Participe da vida escolar e potencialize a aprendizagem de seu filho. Em caso de dúvidas, consulte um psicopedagogo”, finaliza Dionele.

Por: Tarcila frança
Foto/imagem: Divulgação

Notícia Anterior

Harmonia nos revestimentos

Próxima Notícia

Mega Hair