Tarefas escolares: como ajudar?
Alguns gestos simples são capazes de melhorar a atenção e rendimento nas atividades pedagógicas do seu filho
Com o início do ano letivo, retorna às responsabilidades, tarefas de casa, trabalhos e avaliações. O sucesso para aprendizagem escolar requer também organização e rotina.
Inicialmente a participação dos pais nesse processo é fundamental, a disponibilidade em estar presente além de auxiliar nas tarefas, demonstra o quanto os pais se importam com os estudos do filho. “À medida em que a criança se adapta à rotina, é possível que a mesma desenvolva suas atividades escolares com autonomia e segurança, sem a necessidade da presença constante dos pais”, explica a terapeuta ocupacional e psicopedagoga, Dionele Eugenio, da Clínica de Terapia Integrada (CTI).
Segundo a terapeuta, a participação dos pais permite ainda, identificar as dificuldades apresentadas pela criança ou adolescente, para que em conjunto com a equipe escolar haja uma observação sistemática e realize os encaminhamentos necessários que vão beneficiar o processo de aprendizagem (reforço escolar, terapia e intensificar a rotina de estudos).
Basicamente, torna-se importante criar um tempo de estudo diário. Realizando os deveres de casa e estudando com frequência (resumos sobre o que aprendeu no dia, são muito úteis) a criança fixa e aprimora os conteúdos pedagógicos. “Mais vale 30 minutos de estudos diários, do que estudar duas horas na véspera de uma prova”, informa Dionele.
Pequenos gestos são capazes de melhorar a atenção e rendimento nas atividades escolares como reservar um horário fixo para os estudos, estabelecendo rotina e conciliando às demais atividades, identificando, assim, qual o horário em que a criança rende mais.
Inicialmente a participação dos pais é fundamental para organização do tempo e conteúdo a ser estudado. Outros fatores importantes são, por exemplo, o ambiente de estudos. Eleger um local para realizar as atividades escolares, livre de ruídos, com boa iluminação, ventilado, livre de elementos que distraem (brinquedos, tv, computador, celular); antes de iniciar as tarefas é de extrema importância conferir se todos os materiais a serem utilizados estão disponíveis; para a gestão de horário, deve-se distribuir o tempo de maneira equilibrada, intercalando disciplinas de interesse com as menos motivadoras. O tempo exato de estudos varia de acordo com a idade, características, vivências anteriores e demanda pedagógica do colégio; uma rotina de estudos adequada à dedicação do estudante e ao suporte da família favorecem um bom desempenho escolar.
Essas são as estratégias essenciais, técnicas de estudos específicas podem ser elaboradas por um psicopedagogo. Este profissional é capaz de elaborar um plano de estudos, que atenda ao estilo de aprendizagem do estudante, habilidades, dificuldades e exigências do colégio.
“Participe da vida escolar e potencialize a aprendizagem de seu filho. Em caso de dúvidas, consulte um psicopedagogo”, finaliza Dionele.
Por: Tarcila frança
Foto/imagem: Divulgação




