EducaçãoVariedades

Terapia Ocupacional, acompanhamento traz grandes benefícios às crianças

Da redação| Foto: freepik

As responsabilidades envolvidas no ato de ser pais vão muito além do que ensinar sobre a vida, é preciso acompanhar de perto o dia a dia da criança. Isso porque devido aos pequenos gestos que a criança esboça quando brinca com algum objeto, quando tenta engatinhar; quando está na fase escolar e não consegue escrever ou manusear um lápis; quando se confunde com frequência a noção de direita e esquerda, entre outros sinais, será possível identificar se essa criança pode estar passando por algum tipo de dificuldade ou não.
Somente com o acompanhamento de um profissional da área suas dúvidas poderão ser sanadas. É importante que os casos de um suposto atraso cognitivo ou psicomotor sejam levados ao conhecimento do terapeuta ocupacional. A terapia ocupacional visa favorecer o desenvolvimento ou reabilitação de capacidades ocupacionais remanescentes. Já a psicopedagogia favorece os processos de aprendizagem em geral.
O Lápis Mágico Desenvolvimento Infantil Avaliação e Intervenção Psicopedagógica atua nessa área atendendo crianças de 2 a 16 anos, com demandas variadas que atinjam o desenvolvimento infantil, onde é realizada uma avaliação criteriosa acerca do desenvolvimento global da criança ou adolescente e em seguida inicia-se a terapia. Alguns dos casos indicados para o tratamento são dificuldades e transtorno de aprendizagem (dislexia, discalculia, disgrafia, disortografia); transtornos do neurodesenvolvimento (transtorno do espectro autista, déficit de atenção e hiperatividade) e demais diagnósticos de disfunção física, cognitiva e sensorial.
Dionele de M. Dell’ Orti Eugenio formada em Terapia Ocupacional e com especialização em Desenvolvimento Infantil e Aprendizagem Escolar está à frente do Espaço Lápis Mágico, desde o início, e seu desejo é oferecer um trabalho integrado entre a Terapia e a Educação. “Contamos com uma equipe de professoras capacitadas, oferecemos aulas de reforço pedagógico em geral e para alunos em situação de inclusão. Oferecemos também palestras e supervisão para colégios, professores e demais profissionais envolvidos com a inclusão, orientação familiar aos responsáveis pelos alunos, e, se necessário, integramos a terapia à prática esportiva, desenvolvendo habilidades em conjunto com o esporte, de maneira que o aluno permaneça motivado e ativo”, comenta.
Assim como os pais, professores também podem e devem estar atentos a observar os sinais dados pelas crianças. Pensando nisso o Espaço Lápis Mágico formou uma parceria com o CT do Cruzeiro Indaiatuba que, visando favorecer o desenvolvimento global de seus alunos, buscou por essa opção. A escola mantém seus professores e estagiários atualizados sobre essas questões, além de trabalhar o técnico-tático do futebol, ou seja, contemplando aspectos emocionais, físicos e sociais.
O Lápis Mágico fica na Rua das Orquídeas, 667, sala 610, telefone: (19) 98943-6378 e e-mail: projeto.lapismagico@gmail.com

Notícia Anterior

Unhas e cabelos, conheça vitaminas que ajudam a fortalecer

Próxima Notícia

Dúvidas sobre fraldas descartáveis