Saúde

Terceira dentição agora é realidade

Fotos:  Divulgação

 

Segundo pesquisas, ir ao dentista está em primeiro lugar da lista dos maiores temores do homem moderno. Isso pode até ser real, porém, ir ao dentista para realizar um implante dentário, também é o sonho de muita gente.
O implante dentário é um cilindro (pino) de titânio instalado cirurgicamente nos ossos maxilares abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias.
De acordo com o Mestre em Implantodontia e Doutor em Farmacologia pela Unicamp, doutor Fabiano Capato de Brito, atualmente, uma cirurgia de implante dentário é extremamente segura com 99% de sucesso entre os pacientes que passaram por esse processo. “O implante virou rotina. Hoje em dia, colocá-lo é acessível para todos. A cirurgia é tranquila, simples e com duração de no máximo 20 minutos”, diz o doutor, que também enfatiza que antes da cirurgia, a pessoa passa por um procedimento padrão, no qual se analisa a saúde do paciente através de exames sanguíneos e radiográficos, para que seja comprovado se a pessoa está apta para realizar esse tipo de cirurgia. Antes do procedimento é verificada a estrutura óssea do paciente.

 

O implante virou rotina. Hoje em dia, colocá-lo é acessível para todos.
A cirurgia é tranquila, simples e com duração de no máximo 20 minutos

Dr. Fabiano Capato de Brito

 

‘É recomendado que a cirurgia seja feita em pessoas acima de 18 anos. Mas, é importante enfatizar que o paciente precisa ter um bom estado geral de saúde, ou seja, é preciso verificar se possui algumas comorbidades como: diabetes, hipertensão ou problemas cardíacos. Isso não impede o procedimento mas, devido ao uso de determinados medicamentos, é necessário tomar cuidados adequados antes do procedimento para que não haja insucesso na cirurgia”, explica.
Pacientes que fazem uso de drogas ou medicamentos para emagrecer, também requerem alerta, diz o implantodontista. “Ao serem associados aos componentes químicos das medicações utilizadas no atendimento dentário, geram uma interação medicamentosa. Isso pode causar excitabilidade ou depressão do Sistema Nervoso Central, atrapalhando os efeitos da sedação”. Para a implantação, o paciente pode ser sedado, e permanecer dormindo durante o procedimento.
O implante se torna mais desejado para aqueles que não possuem dentes. Nesse caso, o procedimento é chamado de Carga Imediata, que, segundo dr. Fabiano, é um tratamento seguro pois devolve o sorriso aos pacientes. “A Carga Imediata é um sucesso dentro da área de implantes dentários, e devolve a terceira dentição em poucas horas”, explica. “Normalmente, aqueles que procuram por esse tratamento perderam de alguma forma os dentes naturais e, por isso, desejam realizar uma verdadeira Reabilitação Bucal”.

Fabiano-Fto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Semelhante ao implante tradicional, a Carga Imediata é tranquila em relação à dor e a anestesia é local. O pós-operatório requer cuidados, mas não apresenta problemas. É recomendado analgésico, antibióticos, anti-inflamatórios e o principal: repouso. O doutor relata que no dia seguinte o paciente pode voltar às suas atividades normais, mas de forma moderada.
Concretizar o sonho da terceira dentição é possível, contudo, efetuar implantes dentários, por método tradicional ou Carga Imediata, sem a indicação correta, pode ser um perigo e fazer do sonho um pesadelo. “Para que isso não ocorra é imprescindível considerar o estado de saúde do paciente, os cuidados antes e depois da cirurgia e respeitar os desejos de nossos pacientes para alcançarmos um sorriso bonito e saudável ”, finaliza.

Notícia Anterior

Outono Deluxe

Próxima Notícia

A importância da prótese quando se perde um dente