Gastronomia

Gastronomia típica de Festa Junina

Com a chegada do friozinho, pular a fogueira e tomar um quentão se tornam quase uma obrigação

Chegou junho, acompanhado daquele friozinho e é lógico, como não lembrar que este maravilhoso mês é lembrado pela famosa e gostosa Festa Junina, que é realizada em escolas, comunidades e empresas, por exemplo?
Existem duas explicações para o termo Festa Junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seria em homenagem a São João. No princípio, ela era chamada de Joanina.
Alguns historiadores acreditam que a festa foi trazida para o Brasil por portugueses, no Período Colonial. Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Já as danças típicas teriam vindo da França e influenciado as quadrilhas. Da Península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. Juntando esses elementos à mistura natural do brasileiro, que é composta de índios, afrodescendentes e imigrantes europeus, acabou resultando nessa festa maravilhosa que atrai diversos adoradores em todo o país.
Parece bem complicado organizar uma festa, porém cuidar da culinária é o que mais deixa o anfitrião apreensivo. Mas não precisa. Depois de uma simples conversa com o professor universitário de gastronomia Caio Henriques Nunes, será bem simples realizar um evento inesquecível e com direito à fogueira e bandeirinhas.
Para começar, o primeiro passo é não deixar os convidados sentindo aquele friozinho da época. “Nesse tipo de festa nós temos comidas e bebidas quentes para aquecer o corpo, devido à temperatura do período do Inverno”, comenta Caio, que fala um pouco sobre as opções.
‘Entre as bebidas temos o quentão, composto por pinga, gengibre, açúcar e o vinho quente, composto por vinho tinto”.
Já repensar no tempero que utiliza, uma vez que o desejo é um resultado bem típico, pode valer muito a pena. “Os temperos para uma boa mesa de Festa Junina compreendem produtos simples e do interior do Brasil, como alho, cebola, gengibre, canela e cheiro verde”, explica o professor, que fala um pouco sobre os pratos que não devem ser esquecidos. “Especiarias como canela e cravo e também frutas como maçã. Nos pratos salgados temos o cuscuz, milho cozido, em algumas partes do país o churrasco, mas nesse tipo de festa o grande chamariz são os doces típicos, feitos a partir de milho e amendoim, como paçoca, pé de moleque, pamonha e
curau”. Caio explica que, para ser típica, a festa não precisa ser totalmente fiel aos pratos comuns, uma vez que a região manda mais do que a tradição propriamente dita. “Creio que pratos regionais podem ser incorporados em Festas Juninas, como buchada, churrasco, afogado, maniçoba, por serem festas juninas típicas de determinadas regiões do nosso país, que para a gastronomia é muito extenso, gerando assim cardápios diferentes em cada região”.
Para ele, o que não pode faltar em uma festa típica de junho (ou também de julho, por que não?) é a canjica. “É um doce feito à base de milho branco, leite, açúcar e canela”, explica Caio, que utiliza um truque, adicionando amendoim em sua receita, que separamos para você. “Na canjica da minha família colocamos amendoim para dar um sabor especial e nos remeter às festividades da época”.

Canjica com Amendoim Especial do Chefe  Caio

Canjica com Amendoim Especial do Chefe Caio

 

Ingredientes:
1/2 kg de milho para canjica
2 l de água
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco
2 xícaras de leite comum
10 cravos da Índia
3 pauzinhos de canela
250 g de amendoim torrado e moído grosseiramente
Canela em pó para polvilhar
Modo de preparo:
Deixe a canjica de molho na água de um dia para o outro
Coloque na panela de pressão e cozinhe por 30 minutos ou até que esteja macia
Coloque em outra panela maior, se necessário, e acrescente o leite, o leite de coco, o cravo e a canela
Deixe ferver por 10 minutos, mexendo sempre acrescente o leite condensado mexendo para não grudar por mais 10 minutos. Desligue estando bem cremosa e não seca.

Se você pretende manter a dieta mas não quer deixar de aproveitar as festividades, a nutricionista Laís Nakashima separou duas receitas lights. Veja a seguir:

 

Pamonha de Forno Light  Especial da Redação

Pamonha de Forno Light
Especial da Redação

 

Ingredientes:
6 ovos (300g)
1 colher (sopa) de açúcar light magro
1 embalagem de pó para preparo de sobremesa sabor leite condensado (220g)
600g de milho verde
1 embalagem de leite de coco light (200 ml)
25g de queijo ralado tipo parmesão
Suco de 1 limão
Modo de preparo:
Prepare o leite condensado conforme as instruções da embalagem. Reserve.
Em seguida acrescente o restante dos ingredientes e bata até homogeneizar, despeje em uma fôrma retangular de 35x25cm, untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo.
Leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos.
Se quiser complementar o prato, salpique um pouco de canela, para decorar.
Rendimento: 28 porções de 60g
Cada Unidade / porção contém: 130 kcal.

 

Arroz-Doce com Cappuccino (zero açúcar)  Especial da Redação

Arroz-Doce com Cappuccino (zero açúcar)
Especial da Redação

 

Ingredientes:
1e 1/2 litro de leite desnatado
1 xícara (chá) de arroz lavado
1 embalagem de pó para preparo de sobremesa sabor leite condensado zero açúcar (220g)
2 colheres (sopa) de cappuccino magro (30g)
1 embalagem de creme de leite light (200g)
Modo de preparo:
Prepare o leite condensado seguindo as instruções da embalagem. Reserve.
Em um recipiente fundo, coloque o arroz, o leite e deixe descansar por 30 minutos. Em seguida transfira para uma panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo por aproximadamente 50 minutos ou até ficar macio. No final do cozimento a preparação deve estar cremosa. Adicione o leite condensado, o cappuccino, mexa e deixe por aproximadamente 10 minutos ou até que o arroz esteja macio. Em seguida coloque em um refratário e sirva quente ou gelado.
Rendimento: 27 porções de 60g
Cada Unidade / porção contém: 87 kcal

Notícia Anterior

INOVAÇÃO

Próxima Notícia

A origem do molho Matriciana