Comidinhas de inverno
De acordo com a nutricionista, é possível não abandonar frutas, legumes e verduras nos dias mais frios
Por: Larissa ferreira
Foto: Divulgação
Os dias frios já estão fazendo parte da rotina das pessoas. E toda vez que isso acontece, é natural que muitos deixem de lado um cardápio saudável para dar lugar aos pratos calóricos e típicos das estações mais frias. Não é à toa que esta época do ano, para alguns, é sinônimo de ‘comilança’ e ‘quilinhos’ a mais.
Segundo a nutricionista do Oba Hortifruti, Letícia Amaral, mesmo com o apetite mais aguçado devido ao tempo frio, é possível não abandonar frutas, legumes e verduras. “Elas auxiliam na manutenção do sistema imunológico, afastando o risco de doenças comuns no outono/inverno, como gripes e resfriados. Além disso, são muito versáteis e podem ser preparados de diferentes maneiras. O grande segredo é apostar em versões grelhadas, cozidas e assadas”, afirma a profissional, aconselhando o uso de temperos. “O ideal é evitar os industrializados que possuem excesso de sódio em sua composição”.
“Mesmo com o apetite mais aguçado devido ao tempo frio, é possível não abandonar frutas, legumes e verduras”
Sopas e caldos são excelentes e ajudam na sensação de saciedade. Aproveitando isso, o bom é abusar de mandioquinha, cará ou inhame, por exemplo, para deixar o caldo mais grosso e suculento.
Receitas do dia a dia também podem ser uma boa, como um arroz com brócolis, cenoura e outros vegetais. Já o caldo do feijão pode ser incrementado com a água de cozimento dos legumes. Já na hora da sobremesa, invista nas frutas, mas em versões assadas, cozidas ou em forma de creme. Banana, maçã e pêra ficam bem saborosas quando preparadas dessa maneira e podem ser servidas ainda quentes.
“Já o caldo do feijão pode ser incrementado com a água de cozimento dos legumes”
São inúmeras as receitas perfeitas para os climas mais baixos, entre elas, podem ser citadas as consideradas tradicionais e que fazem o gosto da maioria. E, não pode faltar uma boa feijoada. Para isso, a nutricionista Letícia dá dicas de preparo para este prato e mais outros deliciosos. “Ao prepararmos feijoadas, podemos escolher carnes magras, por exemplo, lombo e filé mignon suíno; para massas, podemos optar pelas integrais ou as sem glúten (em caso de restrições), no caso dos molhos, temos opções com menos gorduras saturadas e mais ricas em nutrientes, como é o caso do molho de tomate, cogumelos, pesto, dentre outros com legumes. São fontes de antioxidantes, melhoram o funcionamento do sistema imunológico e auxiliam na prevenção de doenças; e para os fondues podemos optar por chocolates com uma alta percentagem de cacau em sua composição e queijos com baixo teor de gorduras. Lembrando de que quanto mais amarelada a cor do queijo, maior o teor de gorduras”, finaliza. Com essas dicas de receitas mais ‘pesadas’ ou saudáveis, fica a critério de cada um cair na tentação ou resistir às delícias típicas do ‘friozinho’.