Com Copa do Mundo, Startups promovem aplicativos e serviços
Por Alexandre Dall’Ara, André Ítalo Rocha e Anna Carolina Papp
O Mundial 2014 é o primeiro em que smartphones superam a venda de celulares comuns no Brasil. O País deve receber, até o fim do Mundial, 600 mil estrangeiros e mais de três milhões de turistas brasileiros nas cidades-sede. De olho nesse mercado, empresas de tecnologia apostam em aplicativos e serviços que facilitem a vida tanto de turistas quanto de moradores locais. Eles transformam o telefone em guia turístico, medidor de sinal de internet ou até em tradutor.
“Na Copa, os usuários podem não só acompanhar o conteúdo e os jogos, mas aproveitar toda a experiência: encontrar amigos, receber informações em tempo real e utilizar serviços de geolocalização – tudo ao alcance da mão”, diz Terence Reis, diretor de operações da Pontomobi, especializada em marketing móvel. Para o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, as principais startups beneficiadas são as que investirem no setor de serviços. “Sistemas que facilitem a gestão e a comunicação para o melhor atendimento dos clientes terão uma forte presença”.
Ciente da dificuldade de comunicação entre garçons e estrangeiros, o empresário paulista Rodolfo Parisi, de 29 anos, desenvolveu uma plataforma capaz de traduzir menus de bares e restaurantes para qualquer idioma – a iCode Cardápios Inteligentes. Com QR Codes, os turistas poderão ver no celular ou tablet a tradução do menu em segundos.
No Rio de Janeiro, quatro cariocas criaram o Razoom, site especializado em turismo de experiência, com apoio financeiro e operacional da aceleradora 21212. A ideia, segundo Aloisio Moraes, de 24 anos, é oferecer passeios fora do padrão, típicos de quem conhece bem a cidade, “como uma roda de samba ou uma feijoada diferenciada”, explica. Os fundadores investiram cerca de R$ 5 mil na ideia.
• TEST DRIVE
Algumas empresas utilizaram a Copa das Confederações como ‘piloto’ para o Mundial. Foi o caso da mineira Squadra Tecnologia, que criou o aplicativo Mob.Urb. “Toda vez que o turista viaja, ele pega um mapinha, aquele de aeroporto, e coloca no bolso. Pegamos aquilo, que é estático, e colocamos interatividade”, diz Luiz Alessandro Silva, gerente de comunicação. O app mostra informações geolocalizadas sobre pontos turísticos, restaurantes e atrações culturais.
• GASTRONOMIA
ICODE cardápios inteligentes
A ferramenta (icodebrasil.com.br), por meio de QR Codes, traduz os cardápios de estabelecimentos para outras línguas.
• COMER NA BOA
Guia gastronômico (iOS e Android) de Porto Alegre com informações de bares e restaurantes em português, inglês e espanhol, o app foca em atender os 158 mil turistas esperados para a cidade.
• DE OLHO NA COPA
Direitos Humanos / Proteja Brasil
Com base na localização do usuário, o aplicativo (Android e iOS, em protejabrasil.com.br) indica telefones para denúncias e endereços de delegacias, conselhos tutelares e organizações que ajudam a combater a violência contra crianças e adolescentes nas principais cidades brasileiras. O app informa também sobre os diferentes tipos de violência e orienta como proceder.
• HOTELARIA
Innholder
Site que promove uma espécie de leilão de diárias de hotel, permitindo que o usuário faça sua oferta pelo quarto. O hotel pode aceitar a oferta ou fazer outra proposta, até que ambos cheguem a um acordo. Durante o Mundial, o foco é em quem quer fugir da Copa, com a estratégia de ocupar os quartos de cidades que não receberão jogos (innholder.com).
• TELEFONIA
Crowdmobi
O aplicativo (iOS e Android, em crowdmobi.com.br) avalia o sinal das operadoras de telefonia em cada região com base na localização do usuário, monitorando a qualidade das chamadas realizadas pelo celular. O usuário pode controlar gastos mensais em ligações, SMS e dados. Criado pela alagoana Ilhasoft, foi difundido durante a Copa das Confederações.
• TURISMO
mob.urb
Criado para Belo Horizonte, o app (iOS e Android, em moburb.com.br) é um mapa interativo que mostra pontos turísticos, bares e hotéis.
• RAZOOM
Site de turismo foca em passeios para o visitante, além dos pontos turísticos clássicos das cidades (razoom.com.br).