InformáticaVariedades

Com Copa do Mundo, Startups promovem aplicativos e serviços

Por Alexandre Dall’Ara, André Ítalo Rocha e Anna Carolina Papp

O Mundial 2014 é o primeiro em que smartphones superam a venda de celulares comuns no Brasil. O País deve receber, até o fim do Mundial, 600 mil estrangeiros e mais de três milhões de turistas brasileiros nas cidades-sede. De olho nesse mercado, empresas de tecnologia apostam em aplicativos e serviços que facilitem a vida tanto de turistas quanto de moradores locais. Eles transformam o telefone em guia turístico, medidor de sinal de internet ou até em tradutor.
“Na Copa, os usuários podem não só acompanhar o conteúdo e os jogos, mas aproveitar toda a experiência: encontrar amigos, receber informações em tempo real e utilizar serviços de geolocalização – tudo ao alcance da mão”, diz Terence Reis, diretor de operações da Pontomobi, especializada em marketing móvel. Para o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, as principais startups beneficiadas são as que investirem no setor de serviços. “Sistemas que facilitem a gestão e a comunicação para o melhor atendimento dos clientes terão uma forte presença”.
Ciente da dificuldade de comunicação entre garçons e estrangeiros, o empresário paulista Rodolfo Parisi, de 29 anos, desenvolveu uma plataforma capaz de traduzir menus de bares e restaurantes para qualquer idioma – a iCode Cardápios Inteligentes. Com QR Codes, os turistas poderão ver no celular ou tablet a tradução do menu em segundos.
No Rio de Janeiro, quatro cariocas criaram o Razoom, site especializado em turismo de experiência, com apoio financeiro e operacional da aceleradora 21212. A ideia, segundo Aloisio Moraes, de 24 anos, é oferecer passeios fora do padrão, típicos de quem conhece bem a cidade, “como uma roda de samba ou uma feijoada diferenciada”, explica. Os fundadores investiram cerca de R$ 5 mil na ideia.
• TEST DRIVE
Algumas empresas utilizaram a Copa das Confederações como ‘piloto’ para o Mundial. Foi o caso da mineira Squadra Tecnologia, que criou o aplicativo Mob.Urb. “Toda vez que o turista viaja, ele pega um mapinha, aquele de aeroporto, e coloca no bolso. Pegamos aquilo, que é estático, e colocamos interatividade”, diz Luiz Alessandro Silva, gerente de comunicação. O app mostra informações geolocalizadas sobre pontos turísticos, restaurantes e atrações culturais.

• GASTRONOMIA
ICODE cardápios inteligentes
A ferramenta (icodebrasil.com.br), por meio de QR Codes, traduz os cardápios de estabelecimentos para outras línguas.

• COMER NA BOA
Guia gastronômico (iOS e Android) de Porto Alegre com informações de bares e restaurantes em português, inglês e espanhol, o app foca em atender os 158 mil turistas esperados para a cidade.

• DE OLHO NA COPA
Direitos Humanos / Proteja Brasil
Com base na localização do usuário, o aplicativo (Android e iOS, em protejabrasil.com.br) indica telefones para denúncias e endereços de delegacias, conselhos tutelares e organizações que ajudam a combater a violência contra crianças e adolescentes nas principais cidades brasileiras. O app informa também sobre os diferentes tipos de violência e orienta como proceder.

• HOTELARIA
Innholder
Site que promove uma espécie de leilão de diárias de hotel, permitindo que o usuário faça sua oferta pelo quarto. O hotel pode aceitar a oferta ou fazer outra proposta, até que ambos cheguem a um acordo. Durante o Mundial, o foco é em quem quer fugir da Copa, com a estratégia de ocupar os quartos de cidades que não receberão jogos (innholder.com).

• TELEFONIA
Crowdmobi
O aplicativo (iOS e Android, em crowdmobi.com.br) avalia o sinal das operadoras de telefonia em cada região com base na localização do usuário, monitorando a qualidade das chamadas realizadas pelo celular. O usuário pode controlar gastos mensais em ligações, SMS e dados. Criado pela alagoana Ilhasoft, foi difundido durante a Copa das Confederações.

• TURISMO
mob.urb
Criado para Belo Horizonte, o app (iOS e Android, em moburb.com.br) é um mapa interativo que mostra pontos turísticos, bares e hotéis.
• RAZOOM
Site de turismo foca em passeios para o visitante, além dos pontos turísticos clássicos das cidades (razoom.com.br).

 

Notícia Anterior

Brasil vai recrutar mais de mil agentes para controle de doping

Próxima Notícia

Diabéticos têm duas vezes mais chances de ter perda auditiva