KidsVariedades

Como criar hábitos saudáveis na alimentação infantil

Nas últimas décadas, o cenário de desnutrição infantil mudou e, atualmente, com o aumento do consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados, muitas crianças sofrem com doenças que antes acometiam adultos e idosos. De acordo com a Unicef, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos possui excesso de peso, 17,1% dos adolescentes estão com sobrepeso e 8,4% são obesos.
Segundo Priscila Gomes, nutricionista do Mundo Verde, maior rede de produtos naturais e orgânicos da América Latina, o hábito alimentar é formado em casa, com a família. “As crianças irão consumir o que os pais compram e essa será a base da alimentação”, diz a nutricionista.
Confira três questionamentos comuns sobre como adotar hábitos mais saudáveis dos pequenos e as orientações da nutricionista Priscila Gomes.

  1. Como formar o hábito alimentar saudável?
    Invista em mais tempo com seu filho, mesmo que aos finais de semana. Leve-o até a feira, ao mercado, peça ajuda para escolher os legumes, verduras e frutas. Durante o preparo, deixe que ele contribua na lavagem, separação e faça com que ele se sinta importante. Dessa forma, despertará o interesse em experimentar o alimento que ele mesmo preparou.
    Tenha sempre à mesa um lugar tranquilo com a família. Consuma alimentos naturais e evite processados, como salsichas e nuggets. Opte por alimentos de verdade, como carnes, ovos, frango, cereais integrais, verduras e legumes. Quanto mais colorido, mais antioxidantes no prato e mais atrativo para a criança.
    O hambúrguer não está proibido. Mas ele pode ser preparado em casa com a ajuda dos pequenos. Use carnes magras e bons ingredientes, como as especiarias em substituição a temperos artificiais. Assim será reduzido o consumo de gorduras, sódio, aromatizantes e conservantes artificiais.
  2. O que oferecer fora de casa e na escola?
    Sempre há boas substituições para os biscoitos, refrigerantes e salgadinhos. Seguem abaixo dicas de lanches para consumir fora de casa:
  • Substitua os refrigerantes por água com gás, gelo e limão. Não é indicado o consumo de bebidas durante as principais refeições, mas as adaptações são necessárias. Até que se crie esse hábito, podemos fazer essa substituição, reduzindo o consumo de açúcares ou adoçantes, corantes e conservantes.
  • Atualmente existem marcas de biscoitos com uma boa composição. Sempre dê preferência para os que não utilizem farinha branca, encontrada nos rótulos como “farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico”. Lembrando que o primeiro ingrediente descrito é o que tem maior concentração, ou seja, se o primeiro ingrediente é o açúcar, esse é o ingrediente mais utilizado para elaboração. Prefira listas de ingredientes curtas e com nomes que você possa compreender.
  • Para opções doces, invista em frutas in natura, desidratadas e o liofilizadas (prensadas a frio e que ficam crocantes). Tâmara pode ser uma boa opção quando apertar a vontade de comer doce.

    3. De que forma posso variar a montagem da lancheira saudável?
    Se seu filho leva lancheira para a escola, fica ainda mais fácil. Veja três opções para variar a alimentação:
    Lancheira 1: Manga cortada em formatos divertidos + 1 porção de Nuts + Biscoito de tapioca + Homus + Suco de melancia.
    Lancheira 2: Melão em bolinhas (use um boleador) com morango e semente de chia + Tapioca com queijo branco e geleia de frutas + Suco de Uva integral.
    Lancheira 3: Abacaxi liofilizado + chips de coco assado + pão integral cortado em formatos divertidos + cream cheese + Smoothie.

Receitas Mundo Verde para preparar com as crianças:

COOKIE DE LIMÃO COM CHIA
Receita da nutricionista Marcela Mendes
Ingredientes
• 1/3 Xícara (chá) de Farelo de Aveia sem Glúten Mundo Verde Seleção
• 1/2 Colher (café) de fermento em pó
• 1/2 Colher (café) de sal
• 2 Colheres (sopa) de adoçante eritritol
• 1 Colher (sopa) de semente de chia
• Raspa de 1 limão
• Suco de 1 limão
• 2 Colheres de sopa de óleo de coco extravirgem orgânico
• 1 Colher de café de essência de baunilha (opcional)

Modo de preparo
Misture primeiro todos os secos. Em outra tigela misture todos os líquidos. Depois misture tudo, faça pequenas bolinhas e achate. Unte uma fôrma com óleo de coco, posicione os cookies e leve ao forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 20 minutos ou até que estejam assados.
Receita: Sem açúcar, sem lactose, sem glúten, vegana e rica em fibras.

MUFFIN SALGADO LOW CARB
Receita da nutricionista Priscila Teles
Ingredientes
• 2 Colheres de sopa de farinha de amêndoas
• 2 Colheres de sopa de abobrinha ralada (fina)
• 1 Colher de sopa de Semente de Linhaça Dourada Mundo Verde Seleção
• 1 Ovo
• 1/2 Colher de café de sal rosa do Himalaia fino
• 1 Colher de chá de azeite de oliva extravirgem
• 1 Colher de café de fermento em pó
• Ervas a gosto

Modo de preparo
Em um liquidificador bata todos os ingredientes (menos o fermento e a abobrinha). Após formar uma mistura homogênea, desligue o liquidificador, Leve a um recipiente e acrescente o fermento e a abobrinha e misture com auxílio de uma espátula. Distribua a massa em forminhas de silicone e leve ao forno médio preaquecido por aproximadamente 30 minutos.
Receita: Sem lactose, sem glúten e low carb.

PICOLÉ DE COCO SEM AÇÚCAR
Receita da nutricionista Viviane Pereira
Ingredientes
• 300ml de Leite de coco em pó (conforme instruções da embalagem)
• 1/2 Xícara de coco ralado fresco
• 1 Colher de sopa de Eritritol Mundo Verde Seleção

Modo de preparo
Misture os ingredientes em uma tigela, adicione nas fôrmas de picolé e leve ao freezer por 6h até congelar.
Receita: Low carb, vegana, sem açúcar, sem lactose e sem glúten.

Por Mundo verde /  Foto: Freepik e Divulgação
Notícia Anterior

Tecnologia aproxima pessoas em período de isolamento

Próxima Notícia

11 passos para encantar crianças ao contar histórias