Pets

Cuide de seu pet

Os cuidados necessários com as unhas do seu ‘cãozinho’

Por Débora andrades Foto: divulgação

Apesar do crescente número de pessoas no país que levam seus animais ao pet shop, alguns donos ainda precisam, ou preferem, cuidar da higiene deles em casa. E uma dúvida que ocorre muito é sobre a forma correta de cuidar das unhas dos cães.
O médico veterinário e professor do curso de técnico veterinário do Colégio Tableau, Álvaro Nogueira Florido alerta sobre o que deve ser levado em conta, como o ambiente e rotina do animal. “Se o cão vive em local com piso adequado, que promova o desgaste natural das unhas, não são necessários cuidados especiais, com exceção da unha do quinto dedo que deve ser aparada periodicamente para não causar lesões dolorosas e que podem infeccionar”, explica.
Ele ainda destaca que o procedimento de corte é simples e pode ser realizado em casa, desde que feito de maneira cuidadosa e com equipamento adequado ao porte do animal, e específico para uso veterinário. “Em qualquer pet shop são encontrados estes cortadores, que devem ser devidamente higienizados e guardados após o uso”, diz.
Para realizar o corte de maneira adequada em casa, é necessário conhecer o mínimo da anatomia dos dedos dos cães.

“Após a identificação do canal ungueal, é importante observar se a unha está realmente grande e se precisa mesmo ser aparada”

“A maioria deles possui 18 dedos, cinco em cada mão e quatro em cada pé. Eles possuem uma unha que conta com um canal, chamado de canal ungueal ou ‘sabugo’, preenchido por tecido enervado e responsável pela irrigação sanguínea do local. O ‘sabugo’ é uma manchinha triangular rosa dentro das unhas, e não deve ser cortada, pois causa hemorragia e dores no animal”.
Após a identificação do canal ungueal, é importante observar se a unha está realmente grande e se precisa mesmo ser aparada. “A regra geral nos mostra que a unha do animal não deve ultrapassar a base do coxim, que é aquela almofadinha do dedo do cão. Na hora de cortar, deve-se pressionar levemente os dedos do animal e formar um ângulo de 45 graus, com o cortador, entre a ponta da unha e o coxim”, diz.
Álvaro alerta que alguns animais possuem a unha escura e opaca, impossibilitando a visualização do ‘sabugo’, por isso o cuidado deve ser redobrado para evitar incômodos ao animal. “Nestes casos é indispensável levar o cão para um médico veterinário de sua confiança para realizar o procedimento”, finaliza.

Notícia Anterior

Como calcular a idade do cachorro

Próxima Notícia

Benefícios da prática do Muay Thai