Saúde

Disco articular

Novidades estão sendo desenvolvidas

Uma nova técnica, com biomateriais, tem sido desenvolvida por um grupo internacional, com o objetivo de reposicionar o disco articular. Entre os integrantes do grupo está o cirurgião buco maxilo de Indaiatuba dr. Leonard Moreira, que está trabalhando ao lado de dr. Yang, da China, dr. Granizo, da Espanha, e dr. Paulo Alexandre Silva, do Brasil.

Dr. Rafael Granizo, Dr. Leonard Moreira e Dr. Paulo Alexandre após cirurgia

Dr. Rafael Granizo, Dr. Leonard Moreira e Dr. Paulo Alexandre após congresso

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma das etapas deste estudo foi realizada no Miami Research Anatomical Center (Marc), um dos melhores institutos anatômicos dos Estados Unidos. “Lá nós pudemos testar em cadáveres esta técnica, que já havia passado pelos estágios em bioterios e teste de materiais”, explica dr. Leonard.
A reposição do disco articular há bastante tempo, mas o que esta nova proposta traz de novidade é a possibilidade real de reposicionar o disco sem uma possibilidade de retorno da doença. “Tecnologias como cirurgia em vídeo assistidas e materiais reabsorvíveis são uma constância na nossa especialidade e lançar mão desta facilidade na Articulação Temporo Mandibular (ATM) é uma grande realização, além de ser a chance real de cura para pacientes que tenham problemas articulares, tanto por cirurgia artroscópica como por cirurgia aberta”, comenta.
Segundo o especialista, o disco articular fora de posição pode levar a uma sintomatologia dolorosa, dificuldade na excursão mandibular e até mesmo a ruptura dos tecidos retrodiscais. “O disco não é o único vilão e é preciso estudar toda a clínica do paciente para um bom diagnóstico”, complementa o cirurgião.
Ele afirma também que o uso de materiais reabsorvíveis tem a vantagem de desaparecer da articulação dentro de um período mínimo de 18 meses.

Dr. Franklin Dolwic e Dr. Leonard Moreira

Dr. Franklin Dolwic e Dr. Leonard Moreira

Notícia Anterior

A importância da prótese quando se perde um dente

Próxima Notícia

Inovação