Saúde

Dr. Responde – Nossos especialistas tiram todas as dúvidas sobre a saúde dos leitores

Tecnologias inovadoras para o tratamento em atletas

Dr. Renato João Reis Médico Ortopedista CRM 82754

Dr. Renato João Reis
Médico Ortopedista
CRM 82754

Não somente os atletas, mas quem pratica atividades físicas com frequência, sabe o quanto está sujeito a ter lesões. As lesões esportivas são provocadas por métodos inadequados de treinamento, alterações estruturais que sobrecarregam mais determinadas partes do corpo do que outras e pela fraqueza muscular, tendinosa e ligamentar. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus clientes, a Clínica Ortopédica e Radiológica Dr. Renato João Reis, oferece tratamentos inovadores não invasivos, podendo dispensar cirurgias e promover um retorno rápido e seguro à atividade física.

Terapia por ondas de choque (TOC): A TOC é uma das mais modernas opções empregadas na medicina esportiva. “É usada para tratamentos relacionados à dor, inflamação dos tendões, casos de fraturas não consolidadas, fascite plantar, esporão de calcâneo e também as distensões, além da periostite (inflamação da membrana mais externa do osso), comum em atletas que praticam corrida”, explica Renato João Reis.
O tratamento é realizado por meio de um equipamento que gera ondas de choque, a terapia é um método praticamente indolor e não invasivo. Em cada sessão, são gerados cerca de dois mil impulsos, a uma frequência que varia de três a nove Hz, que são aplicados exatamente no local lesionado. A penetração das ondas de choque alcança as patologias, proporcionando resultados desejados.
Viscossuplementação / Ácido Hialurônico: Sobrecarga do joelho causada por movimentos cíclicos repetitivos é frequente entre atletas e pode levar à destruição total da cartilagem. A viscossuplementação ou infiltração de ácido hialurônico tem a função de restabelecer a quantidade desse ácido ‘perdida’ no líquido sinovial e restaurar a função do líquido sinovial normal.
A viscossuplementação / infiltração com ácido hialurônico pode ser realizada na clínica ou consultório com os devidos cuidados de higiene e antisepsia, devidamente aplicada por um ortopedista qualificado.
Dr. Renato João Reis é médico Ortopedista – Traumatologista com formação e especialização em ortopedia e traumatologia. -Membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) , SBRATE (Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte), SBTOC (Sociedade Brasileira de Terapia por Ondas de Choque), Grupo de Estudo do Joelho de Campinas. Sempre buscando atualizações em congressos nacionais e internacionais como ISAKOS (International Society Of Arthroscopy Knee Surgery & Orthopaedic Sports Medicine), Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e Esporte e Congresso Sul-Americano de Medicina Del Deporte.

Dr. Marcelo F. Castro Implantodontia  CROSP 76.751

Dr. Marcelo F. Castro
Implantodontia
CROSP 76.751

O que são lentes de contato dentais?

Lente de contato dental é o nome simbólico que se dá ao tratamento estético com facetas (laminados) cerâmicos. Há algum tempo este tratamento com facetas necessitava de um grande desgaste das estruturas dentais, por isso era muito questionado, mas com o avanço dos materiais e novas técnicas, hoje, conseguimos realizar este tratamento com um mínimo de desgaste do dente, basicamente a nível de esmalte, assim, estas facetas ficam extremamente finas e às vezes translúcidas, (daí a analogia das lentes de contato). O tratamento ainda gera polêmicas, mas quando realizado com ética e competência o sucesso é inegável. Preste atenção nos dentes da maioria dos artistas de TV, quase todos usam ‘lentes de contato dentais’, é verdade que alguns exageram na brancura, mas sem dúvida, são sorrisos lindos. Com este tipo de tratamento associado ao clareamento dental é possível devolver a estética a um dente unitário com problemas de cor, restaurações inadequadas, dentes que nasceram com o formato diferente do normal, ou podemos mudar completamente o sorriso fazendo facetas em vários dentes restabelecendo completamente a estética do sorriso.

Dra. Tomiko Nagao Odontóloga - Terapia Bioquântica CRO 11373 | CRT 44892

Dra. Tomiko Nagao
Odontóloga – Terapia Bioquântica
CRO 11373 | CRT 44892

Descontaminação do mercúrio das amálgamas dentais e outros.

É importante a detecção e descontaminação do mercúrio contido nas restaurações de amálgamas que fizeram ou fazem parte do tratamento dos dentes e também chumbo, alumínio, níquel e outros. O depósito dos mesmos, pode desenvolver problemas como de memória a curto prazo, depois na memória a longo prazo, o que a ciência médica chama de Alzheimer. Provoca também, alterações na maneira de andar e tremores nas mãos: doença de Parkinson. Aparecem no organismo em forma de ‘ligas’ Hg-Pb, Ni-Hg, Cd-Hg, Al-Zn, Ni-Fe etc… que na verdade apresentam identidade própria. Tais ligas só poderão ser retiradas do organismo através de substâncias que com elas se identifiquem. Com quelantes manipulados que contêm uma informação cuja fórmula estrutural coincide mecanicamente com a da liga a ser quelada.
A terapia de saúde quântica, é uma opção de tratamento sem efeitos tóxicos que possibilita a recuperação da função orgânica através do reequilíbrio do seu metabolismo, dando uma correta informação às necessidades orgânicas identificando e corrigindo o terreno biológico. E para todas as doenças oferece a correta informação ao cérebro, que leva a informação aos órgãos doentes, necessitados dela.
Quanto mais conhecemos a Física Quântica, mais sabemos que somos responsáveis pela nossa escolha.

Dr. Edson Lisboa Ferreira da Costa Médico do Trabalho CRM-SP 74.466  MTE 37.563

Dr. Edson Lisboa Ferreira da Costa
Médico do Trabalho
CRM-SP 74.466
MTE 37.563

Vacina da gripe de 2017

Pela primeira vez desde 2010, a vacina trará uma nova cepa do vírus Influenza A (H1N1). O vírus sofreu alterações genéticas no último ano. Com isso, a Anvisa determina qual deve ser a composição da vacina, informação usada pelos laboratórios que produzem a vacina no Brasil. De acordo com a Resolução da Anvisa publicada no Diário Oficial da União, a vacina de Influenza trivalente de 2017 deverá conter 2 vírus da Influenza A (H1N1) e Influenza B. Já a vacina de Influenza tetravalente deve conter, além dessas três cepas, o vírus Influenza B, subtipo Phuket/3073/2013. De 2016 para 2017, a única mudança da composição da vacina será a cepa do vírus Influenza A (H1N1). Ressaltamos que a vacina tetravalente não está disponível na Rede Pública, somente nas clínicas particulares. É recomendado que os grupos mais vulneráveis devem se vacinar todo ano. Isso porque a quantidade de anticorpos diminui ao longo dos meses, reduzindo o grau de proteção. Fique sempre atento às condições de armazenamento e veracidade das vacinas.
Para mais informações a Clínica de Vacinas Sanare se coloca à disposição pelos contatos: vacina@sanareservicosdesaude.com.br ou WhatsApp (19) 99764.4921.

Katia Aparecida Precoma - Psicóloga - CRP 06/85374

Katia Aparecida Precoma – Psicóloga – CRP 06/85374

Meu filho não quer ir para a escola. E agora, o que fazer?

Quando as crianças ingressam na escola, muitas já passaram por Pré-Escola ou Creche. Já experimentaram desafios como: sair de casa, tornar-se independente, relacionar-se com pessoas diferentes (crianças e adultos), desempenho de tarefas e descoberta de novas habilidades. Algumas têm dificuldade em ir para a escola, o que pode evidenciar a ansiedade em deixar a casa, por não ter independência suficiente, ou por preocupação do que acontece no lar em sua ausência e ainda por situações no contexto escolar, bullying, adaptação aos amiguinhos e aos professores e problemas ao realizar tarefas escolares. Os pais, sempre que possível, devem participar da vida escolar do filho, comparecer às reuniões, apresentar-se à direção e coordenação da escola; incentivar o filho ao invés de somente criticar, auxiliar nas tarefas escolares, mostrar interesse pela mudança de comportamento. Diante de um quadro que persista, buscar ajuda de um profissional, afinal muito mais que ingressar na escola, é frequentá-la, ter prazer pelo ambiente escolar, criar vínculos, para que assim não tenham dificuldade de socializar-se e concluir os estudos. Por mais que seu filho relute, os pais não devem desistir de levá-los.

Dr. Claudio Keigo Corrêa Fisioterapeuta Crefito 101511-F

Dr. Claudio Keigo Corrêa – Fisioterapeuta – Crefito 101511-F

Como tratar Hérnia de Disco?

A palavra ‘coluna’ já diz tudo sobre a importância desta estrutura no nosso corpo. Ela é o centro de equilíbrio do sistema musculoesquelético do ser humano e fornece a base para a estabilização do nosso corpo.
O que é hérnia de disco?
A hérnia de disco é uma doença crônico-degenerativa que ocorre quando há uma lesão dos discos que estão localizados entre as vértebras da coluna. Provoca muitas dores e desconforto e pode até mesmo afastar as pessoas de suas atividades no trabalho e de lazer.
Como pode ser feito o diagnóstico?
O diagnóstico pode ser feito clinicamente, levando-se em conta o histórico do paciente, as características dos sintomas e o resultado do exame físico realizado durante a avaliação.
Existe um tratamento não cirúrgico?
Na maioria dos casos, os sintomas melhoram naturalmente com três meses, mas podem ser auxiliados com tratamentos clínicos e fisioterapêuticos. O tratamento não cirúrgico para hérnia de disco, abrange terapia manual, exercícios para ajudar no fortalecimento da coluna e uma série de técnicas específicas para diminuição de dor e aumento da mobilidade para melhora da função e retorno às atividades diárias.

Roseane Dutra Esteticista

Roseane Dutra
Esteticista

O que é acupuntura?

Acupuntura é um processo terapêutico milenar que se utiliza da inserção de agulhas finíssimas ou de outros métodos para estimular o corpo, visando o retorno à homeostasia corporal, auxiliando na cura, aliviando dores e prevenindo doenças. Ao iniciar o tratamento o especialista em Medicina Chinesa faz um diagnóstico e um questionamento dos aspectos da vida do paciente e observa as manifestações como: pulsação, respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Identificado o problema, o paciente tem alguns de seus pontos de acupuntura estimulados em frequentes sessões. Segundo a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang. Segundo a OMS, a Acupuntura é um complemento para tratamentos da medicina tradicional, lista mais de 40 doenças obtendo ótimos resultados, entre elas: recuperação de AVC, depressão, síndrome do pânico, cólicas, enxaqueca, dependência química, gastrite, artrite, sinusite, problemas intestinais, TPM, rinite, alergias, auxilia no emagrecimento, dores nas costas e musculares, insônia, fibromialgia, gestantes, crianças e idosos, e outras patologias, além de auxiliar em tratamentos estéticos.

Joice Soares Fisioterapeuta Especialista na área da  Estética e Micropigmentação

Joice Soares
Fisioterapeuta Especialista na área da
Estética e Micropigmentação

Qual a satisfação de se fazer uma micropigmentação?

Por vários anos a pessoa convive com uma imagem, e muitas vezes está insatisfeita com ela, mas não sabe o porquê.
A micropigmentação vem trazer uma solução simples e consigo grande satisfação. Quando a pessoa decide por uma micropigmentação, ela quer mudança. Para isso é feito uma simulação onde a cliente pode visualizar como ficará perfeita, podendo então tomar a decisão de fazer ou não. A maioria das pessoas que faz o procedimento ao se olhar pela primeira vez (pós-micro) é lindo. É impressionante ver a expressão no rosto delas, de espanto e de alegria. Um misto de sentimentos.
Após a ‘micro’ a pessoa adquire autoestima, fica satisfeita, feliz e realizada, e faz com que aqueles de seu convívio também fiquem satisfeitos. É incrível pensar que uma simples ‘micro’ possa fazer transformações além de visual, também psicológica. A micropigmentação ajuda a pessoa com traumas voltar a viver bem: a ‘micro’ de auréola mamária é fantástica. Tem a ‘micro’ de leucodermia, calvície entre outras. Os benefícios são inúmeros. Passe por uma avaliação e se beneficie.

Dr. Frederico Xavier dos Santos  Oftalmologista CRM 108.939

Dr. Frederico Xavier dos Santos
Oftalmologista
CRM 108.939

Cirurgia Refrativa – Correção de miopia, astigmatismo e hipermetropia

A cirurgia refrativa a laser é o procedimento cirúrgico para a correção do ‘grau dos óculos’ (miopia, astigmatismo e/ou hipermetropia) feita por meio de um equipamento chamado Excimer Laser que utiliza uma luz ultravioleta para remodelar suavemente a superfície da córnea, modificando sua curvatura para corrigir os erros refracionais. Técnicas atuais :
1. PRK: faz-se uma raspagem para remoção do epitélio da córnea com a aplicação do laser na sequência.
2. LASIK: cria-se um flap na camada mais externa da córnea, aplica-se o laser e o flap é reposicionado.
Antes de submeter-se à cirurgia é necessário um estudo completo do olho: refração, topografia e paquimetria da córnea, avaliação do cristalino, estado da retina, pressão intraocular, entre outros. Alguns critérios devem ser respeitados para a indicação cirúrgica: exame do grau dos olhos estável por pelo menos 1 ano, idade acima de 20 anos, não estar grávida ou amamentando e ficar sem usar lente de contato no mínimo 7 dias antes da avaliação. Aparelhos de última geração e a experiência do oftalmologista associados aos cuidados acima fazem com que a previsibilidade, a segurança e a estabilidade da cirurgia a laser tornem-se mais altas.

Dr. Nelson Chamma Capelanes Oftalmologista CRM 133544

Dr. Nelson Chamma Capelanes
Oftalmologista
CRM 133544

Degeneração Macular Relacionada à Idade.

A DMRI pode ser definida como uma condição crônica que pode levar à perda irreversível da visão central. É causada essencialmente pelo comprometimento da mácula, estrutura responsável pela visão central e de cores. Existem duas formas da doença: Forma seca: ocorre o acúmulo de ‘drusas’ na área macular e diminuição progressiva da espessura desta região, e a diminuição da visão central. Forma úmida: tem como principal característica a formação de novos vasos sanguíneos, podendo levar à ruptura das camadas retinianas.
Os sintomas incluem: visualização de ‘mancha’ no centro da visão; distorção de imagens, principalmente linhas retas; alteração na visão de cores. Os tratamentos disponíveis atualmente concentram-se na forma úmida que, apesar de menos comum, é mais grave e com potencial dano irreversível. A abordagem é feita através de terapia com injeções intravítreas de substâncias antiangiogênicas. O diagnóstico é feito através de exames como o mapeamento de retina, tomografia de coerência óptica (OCT) e angiofluoresceinografia. Após os 50 anos o exame oftalmológico periódico auxilia no diagnóstico precoce, mesmo antes dos sintomas iniciais surgirem.

Notícia Anterior

Morena Rosa Body Lift

Próxima Notícia

Ensaio do Editorial Kids/Teen - Especial no site!