EducaçãoVariedades

FabLab Amadotec: o futuro da Educação começa assim

O primeiro FabLab Educacional independente do Brasil

Talvez o termo FabLab ainda seja de pouco conhecimento, mas em um futuro muito breve será algo primordial para o Ensino Básico. Fab Lab é a abreviação de Fabrication Laboratory que significa ‘laboratório de fabricação digital’. O FabLab visa reunir pessoas para realizar projetos de fabricação digital de forma colaborativa e assim transformar as ideias em objetos palpáveis.
O laboratório é equipado com um conjunto de máquinas controladas por computadores que cobrem diversas escalas de tamanhos e materiais diferentes, como por exemplo: Impressora 3D; Cortadora a Laser; Router CNC que fabrica móveis, circuitos eletrônicos entre outros. O objetivo de reunir todos esses maquinários é viabilizar a execução de projetos e possibilitar invenções baseadas em conhecimentos multidisciplinares.

FabLab e sua relação com a educação
Escolas do mundo inteiro estão incorporando ao currículo os princípios e práticas da cultura faça você mesmo. Por quê?
Com a evolução tecnológica e a disseminação dos smartphones, cada vez mais modernos, os atuais laboratórios de informática dentro das Unidades Escolares, estão perdendo a utilidade em somar conhecimento aos alunos da Educação Básica. Por essa perspectiva os Fab Labs começam a ascender, visando a Educação “Faça Você Mesmo”, a qual gira em torno da amplitude de conhecimento por meio da prática, tornando o aluno o papel principal em seu próprio progresso de aprendizado, despertando o interesse em criar, projetar e executar ideias que podem transformar e facilitar o meio ao qual é inserido.
Mudanças profundas e estruturais estão em curso na sociedade e algumas profissões podem desaparecer ou se modificar drasticamente nos próximos dez anos, enquanto muitas outras irão surgir.
Com foco nesta transformação é importante desenvolver habilidades essenciais diante da revolução digital, como: resolução de problemas complexos; pensamento crítico; criatividade; gestão de pessoas; colaboração; inteligência emocional; poder de decisão; orientação a serviços; negociação e flexibilidade cognitiva.
De acordo com o professor e presidente da Amadotec, Marcelo Amado, o aluno propõe um projeto e para executá-lo é necessário ampliar o conhecimento em diversas áreas como física, matemática, química entre outros. “O conceito tem foco na aprendizagem criativa para despertar o interesse no processo de amplitude do conhecimento. A intenção é gerar mentalidade, hábitos, atitudes que tragam oportunidades para nossos alunos desenvolverem a capacidade de lidar com os desafios do mundo moderno. A atitude ‘maker’ prepara pessoas para o futuro enraizando costumes de colaboração, respeito, troca de experiências, aprendizado por meio dos erros, habilidade na escuta e o compartilhamento de ideias”, salienta Amado.

Amado Tecnologia
Nesta visão que surge a necessidade de inserir um espaço maker dentro das escolas. Em Indaiatuba a empresa Amado Tecnologia traz essa ideia e oferece todas as ferramentas necessárias para a implantação do laboratório digital. “O objetivo da Amadotec é oferecer acesso à educação em igualdade de condições para crianças onde elas desenvolvem as competências de ensino desde o Fundamental até o Ensino Médio, promovendo a utilização de tecnologias para transformar os alunos em cidadãos com papel ativo na sociedade”, comenta o presidente da empresa Amado Tecnologia, Marcelo Amado.
A proposta é estruturar a transformação social e educacional de acordo com as características de cada comunidade. Apoiada no tripé (Social, Ambiental e Econômico) ajudando cidades e suas escolas a terem seus próprios laboratórios interligados com os FabLabs em todo o mundo.
“Hoje nós temos um FabLab inserido na rede mundial e ele é aberto para a população que queira desenvolver projetos utilizando o nosso maquinário, porém o nosso foco principal é na Educação Básica. Dentro do nosso portfólio nós temos a consultoria para a criação de FabLabs e espaços makers, a venda dos equipamentos com assistência técnica e o material didático”, explica a diretora financeira da Amadotec, Marina Amado.
Hoje, fazem parte dessa rede quase 2 mil laboratórios localizados em mais de 60 países. “Nossa inspiração surgiu com o desejo de impactar uma grande revolução social e educacional nas cidades brasileiras”, complementa Marcelo Amado.

Primeiro FabLab Educacional Independente do Brasil
Com uma nova onda de inovação, a Amadotec revolucionou a forma de trabalho, criando o primeiro FabLab educacional independente do Brasil. Mas o que é isso? Geralmente os Fab Labs estão inseridos em Unidades de Ensino Superior, privadas ou pública e a utilização é limitada somente àqueles alunos. Sendo assim, o Fab Lab educacional e independente não está vinculado a nenhuma escola e, portanto, pode ser utilizado por qualquer pessoa da comunidade a qual ele está inserido de acordo com as regras de utilização do espaço.
Na educação do Século 21 o novo método de ensino pode revolucionar a educação do país, a atitude “faça você mesmo” tem como base a filosofia de reutilizar e consertar objetos, mais do que descartar ou comprá-los novamente.
O Fablab Educacional tem como ponto central levar aos municípios este conceito nas Escolas de Ensino Básico, visando fornecer a mesma oportunidade entre os alunos de escolas públicas e privadas, ou seja, levar uma educação de qualidade e acesso a tecnologia para todas as idades e níveis sociais.

Espiral do Conhecimento: um novo modo de olhar para a didática
Para ter um melhor proveito desse espaço e o direcionamento de tarefas a Amadotec criou a Editora Amado Maker a qual fornece o material didático Espiral que diferente do currículo normal propõe uma pegada pedagógica mais interativa com o aluno. O material Espiral traz uma versatilidade muito maior para os professores e para os alunos em aplicação de sala de aula e dentro do FabLab, materializando o conhecimento afim de democratizar o acesso à tecnologia e a cultura maker.
A Amado Maker também é responsável pela Plataforma Colaborativa Espiralnet para ensino híbrido, que dá suporte ao material Espiral e oferece um currículo escolar orientado ao desenvolvimento de habilidades e competências para o século 21 apoiado nos ambientes de prototipagem e fabricação digital.
O objetivo é fundamentar um novo método de ensino dentro das competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e revolucionar os anos iniciais dando ênfase para a metodologia Maker, a qual propõe conduzir um processo de criação de forma organizada e estratégica, abrangendo conteúdos de diversas disciplinas de forma integrada, dentro dos pilares da Unesco, que são: aprender a conhecer; a ser; a fazer e a viver juntos.
A Plataforma Colaborativa Espiralnet é construída para oferecer ferramentas de trabalho eficazes para o ensino online do Ensino Fundamental I, Fundamental II e EJA (Ensino de Jovens e Adultos) e nesse momento em expansão para atender as séries do Ensino Médio, com conteúdos exclusivos preparatórios para o Enem e cursos profissionalizantes. Com os ambientes personalizáveis, essa plataforma vem para suprir a necessidade de cada Unidade Escolar, neste atual cenário global, onde o ensino Hibrido se torna primordial para continuidade da educação. O professor pode disponibilizar seu próprio material dentro da plataforma, aplicar atividades, avaliações e ministrar aulas em videochamadas, tudo em tempo real, oferecendo segurança no processo e a viabilidade do ensino.

Contatos:
Facebook/amadotec
Instagram/@amadotec
Site: www.amadotec.com.br
www.amadomaker.com.br
Telefone 19 3894-6129
Whatsapp 19 99867-4163
Indaiatuba/SP/Brasil

Texto: Laís Fernandes / Fotos: Amadotec

Notícia Anterior

YOGA

Próxima Notícia

Filmes para assistir com os filhos e ensinar sobre finanças