Segurança

Miguel Falabella oferece 10 dicas para uma vida profissional de sucesso

Ator e diretor Miguel Falabella narrou sua história de vida e trouxe diversos insights para os participantes do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento

Em recente Plenária no Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD) 2019, o ator, cineasta, escritor, apresentador, dublador, dramaturgo, roteirista e diretor teatral Miguel Falabella, em pouco mais de uma hora de apresentação, trouxe reflexões sobre atitudes, relações interpessoais e a postura que devemos adotar para alcançar sucesso na vida profissional.
Falabella está com 63 anos, e há mais de 30 no mercado de trabalho. Sua missão foi mostrar-nos a relação entre sonho e vida no âmbito social e profissional. Ele de forma descontraída, contando uma história e recitando uma poesia de Emily Dickinson. Nesse clima, o diretor contou sua trajetória até o sucesso, mostrando a sua persistência para realizar seu sonho. “Você tem que dar nome ao seu sonho” – disse ele contando sobre quando descobriu que seria ator.
Após diversas experiências profissionais distintas (chegou a ser vendedor de carros usados, por exemplo), ele atendeu ao chamado de uma amiga que morava em Londres e foi viajar para a Europa. Durante essa viagem, se deparou com um roteiro de uma peça justamente sobre a vida da poeta norte-americana Emily Dickinson, cuja montagem em território brasileiro seria sua primeira empreitada como diretor alguns anos depois.
Após muito sucesso e trabalho duro, o ator tornou-se referência. E muitas pessoas passaram a perguntar qual era a “fórmula do sucesso”. “É claro que não há fórmula nenhuma, mas há alguns pontos que gosto de destacar e fizeram muita diferença em toda a minha vida”. Vamos às dicas apresentadas por Falabella.

  1. Poesia. “A vida precisa cada vez mais de poesia e arte, principalmente nos tempos atuais. Por isso, leio um poema todos os dias em minhas redes sociais. Isso nos oferece uma nova forma de ver a vida, novas perspectivas”.
  2. Comunicabilidade. “Precisamos ter flexibilidade para nos comunicarmos com o outro, pois podemos aumentar nossa capacidade empática. Aprenda a reaprender e deixar para trás o que aprendemos e olhar para o outro. Ter empatia”.
  3. Disciplina. “Sem disciplina, é melhor nem sair da cama. É importante sermos rigorosos conosco.
  4. Adaptabilidade. É necessário ter jogo de cintura para alcançar os objetivos”.
  5. Praticidade. “Seja prático e simples com as coisas. Quanto mais descomplicada for a sua atitude em relação a tudo, mais as coisas fluem de maneira orgânica”.
  6. Programe o seu dia. “É fundamental planejar bem as tarefas e objetivos dia após dia”.
  7. Originalidade. “Procure fazer diferente, não faça como as pessoas já fizeram um dia. Sempre dá para fazer diferente e trazer um novo olhar para as coisas”.
  8. Pertencimento. “As pessoas precisam se sentir parte daquilo que você está fazendo. E você só consegue que elas venham, se transmitir a todos esse sentimento de dono, de pertencimento”.
  9. Persistência. “Eu estou recebendo ‘sim’ de coisas que recebo ‘não’ há 18 anos. Ou seja: não desista”.
  10. Generosidade. “Ser generosos só nos faz bem. Vale a pena retribuir ao mundo aquilo que recebemos e conquistamos”.
Notícia Anterior

Canudos inox ajudam na saúde dos dentes

Próxima Notícia

Como ter uma vida fitness?