CrônicaCultura

Origem das Festas Juninas

Da redação/ Anadirce
Foto: divulgação/indaiatuba clube

As Festas Juninas surgiram na Europa no século VII, com o nome de ‘Joaninas’. Estas festas surgiram nos países católicos em homenagem a um santo católico, este tão conhecido de todos, São João, e foram trazidas para o Brasil no século 19 pelos portugueses. Existe uma explicação para o termo ‘Festa Junina’. Falam que ela surgiu em função das festividades, principalmente, as religiosas que há anos acontecem em junho. Estes eventos eram e são atualmente celebrados em louvor e homenagem aos santos católicos São Antônio, São João e São Pedro (São Paulo)
respectivamente. De acordo com alguns intelectuais, estas festividades chegaram ao Brasil trazidas por portugueses durante o Brasil-Colônia.
Porém, neste período aconteceu uma enorme influência dos elementos culturais chineses, espanhóis, franceses e em grande número portugueses. Da França veio a dança marcada, característica típica de danças nobres, e que no Brasil surgiu com grande influência a Quadrilha. Atualmente esta faz muito sucesso em grande parte do território nacional, principalmente, nos estados da Região Nordeste, se expandido para a Região Sudeste nos Estados de Minas Gerais e São Paulo, e de forma bem acentuada na cidade de Osasco, em que os moradores fazem uma megafogueira que atrai milhares de admiradores na véspera de São João. As Festas Juninas atualmente levam seus seguidores à loucura devido à diversidade da Culinária Junina que faz as pessoas se deliciarem com a canjica, pamonha, cuscuz, cural de milho verde, pipoca, bolo de milho, milho verde e o delicioso chá de amendoim, entre outros. Junho é marcado pelas fogueiras, os tão ‘proibidos’ balões e outras atividades que remetem ao período como barraquinhas com comidas típicas e jogos beneficentes, entre eles, o famoso ‘bingo’ para atrair ainda mais o número de participantes. Esse mês é o mais festivo entre todos, de modo acentuado nos estados do Nordeste, onde em algumas cidades chegam a realizar até 30 dias de muita animação. Em Indaiatuba são celebradas grandes festas nessa época. Com destaque para a ‘São João na Estação’ já tradicional e que leva centenas de pessoas até a antiga Estação Ferroviária com uma Gastronomia típica no melhor estilo junino. Ano passado (2018) foi criada a Festa ‘São João na Praça’, um evento realizado em dois dias e que atrai milhares de pessoas para aproveitar as ‘guloseimas’ típicas do período e que traz visitantes de outras cidades por ser um atrativo a mais, e essa iniciativa de celebrar as Festas Juninas e Julinas mantém uma tradição de muitos séculos. É bom aproveitar e curtir uma boa quadrilha e tomar aquele quentão e muito vinho-quente. ’Olha a chuva, a ponte quebrou’… e a festa continua, ‘Olha o Arraiá aí gente’!

Notícia Anterior

Badalação Ed. 74

Próxima Notícia

Novo Código Civil Brasileiro Ed. 75