ArtesanatoCultura

Você sabe como surgiu o artesanato?

O artesanato se manifesta de várias formas e é por isso que é uma das partes essenciais à valorização de uma cultura

Por Tatiana lopes / Fotos: Divulgação

De acordo com o blog da Hörlle “o artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural. Considera-se artesanato todo trabalho manual, onde mais de 80% da peça foi fruto da transformação feita pelo próprio artesão.
A história aponta que o artesanato surgiu na Pré-História, mais precisamente no Período Neolítico (6000 a.C). Foi nesse período que o homem aprendeu a polir a pedra, fabricar cerâmica, tecer fibras animais e vegetais etc.
Foi da necessidade de produzir itens de uso do dia a dia para sua sobrevivência; ou mesmo da criação de alguns adornos, que começaram a expressar a capacidade criativa e produtiva como forma de trabalho. As pessoas da Época usavam as peças que faziam manualmente para caçar, confeccionar roupas e até pequenas estátuas e pinturas.
O trabalho tinha um caráter familiar, muitas vezes os integrantes costuravam, cortavam, poliam, ou seja, produziam as peças juntos… Começou como uma forma de produção de produtos para sobrevivência da família; mas com o passar dos anos se tornou uma forma de sustento e renda.
A partir da Revolução Industrial, que iniciou na Inglaterra durante o período de 1760, o artesanato foi fortemente desvalorizado. Essa forma de trabalho deixou de ser tão importante, já que neste período capitalista o trabalho foi dividido colocando determinadas pessoas para realizarem funções específicas. Essas passaram a trabalhar dentro de fábricas e por esse motivo deixaram de participar de todo o processo da fabricação familiar.
Além disso, os artesãos que restaram passaram a ser submetidos a péssimas condições de trabalho e baixa remuneração. Uma vez que precisavam competir com um mercado de produção industrial, muito mais rápido do que o tempo que os artesões levavam para montar as suas peças.

24204800_1816296618398076_1908950721_n 24251896_1816296585064746_858449280_n24273169_1816296501731421_1686867639_n

Hoje felizmente, o artesanato voltou a ser valorizado e ter um grande prestígio na sociedade; ainda usa elementos naturais em suas peças e pode ser encontrado em qualquer região do mundo. O artesanato se manifesta de várias formas e por isso é uma das partes essenciais à valorização de uma cultura”( Blog da Hörlle ).

Com 14 milhões de desempregados no Brasil, o trabalho manual e o artesanato são caminhos rápidos e econômicos para quem empreender ou apenas aumentar o orçamento de casa. É o que aponta um estudo inédito realizado pelo Clube de Artesanato, maior comunidade online de artistas e artesãos do país, durante os meses de maio e junho. Das 3.649 pessoas que participaram do levantamento, apenas 17,7% estão formalizadas como microempreendedor individual (MEI), 45,8% disseram que não têm interesse em se registrar e 21,5% que não saem da informalidade porque não têm incentivos do governo e nem como arcar com os custos altos de uma empresa de acordo com o IBGE.

E foi assim que a Modelart Artesanatos surgiu. Duas mulheres desempregadas buscando aumentar a renda familiar começaram a confeccionar em casa Flores, Buquês de Noiva, Chaveiros e Canetas de EVA.
Vendo que, poderiam crescer mais, estudaram e avaliaram a abertura da loja de artesanatos, trazendo um diferencial que é oferecer Cursos de Artesanatos no período da manhã, tarde e noite, pensando nas pessoas que trabalham e gostariam de fazer um curso para aumentar a renda familiar, então incluímos na loja matéria-prima para fazer peças e muitos produtos para presentear e decorar sua casa.

 

Modelart

Notícia Anterior

Dicas para deixar a mesa de Fim de Ano ainda mais bonita

Próxima Notícia

A cor da virada!