SaúdeVariedades

Dr. Responde Ed. 75

Nossos especialistas tiram todas as dúvidas sobre a saúde dos leitores

 

Dr. Marcelo F. Castro Implantodontista CROSP 76.751

Dr. Marcelo F. Castro
Implantodontista
CROSP 76.751

Você tem o hábito de ir ao dentista regularmente?

Infelizmente quando faço esta pergunta, na maioria das vezes a resposta é não, isso é culpa da correria do dia a dia, e muitas vezes deixamos de lado coisas simples que fariam toda a diferença na nossa qualidade de vida. Muitas pessoas deixam para procurar o dentista quando percebem algum problema, e quando isso acontece normalmente é porque o problema é mais grave do que parece, então, o que você ganharia, indo ao dentista regularmente? Parece estranho, mas as pessoas que menos gastam dinheiro com tratamentos dentários, são as que mais vão ao dentista, normalmente para fazer uma profilaxia, a famosa limpeza, o que eu considero importante, não pelo simples ato de limpar, mas pela revisão e acompanhamento que o dentista fará durante este procedimento.
É simples, quando o profissional odontológico faz uma profilaxia em seus dentes, ele tem a chance de examinar face por face do mesmo, e descobrir qualquer problema no início, e não só nos dentes, mas também nas gengivas, língua, palatos e bochechas, enfim um check-up da saúde bucal.
Mas se você não tem este hábito, nunca é tarde para começar, mesmo se seus dentes já estiverem comprometidos, ou pior, se você já os perdeu e usa próteses, vou explicar: a prevenção tem vários níveis, desde uma mancha branca no dente até uma cirurgia de implante é prevenção, vamos fazer uma timeline: a mancha se não tratada evolui para uma cárie pequena, tratada muitas vezes sem anestesia, que evolui para uma cárie grande, depois um tratamento endodôntico (canal), núcleo (pino) e coroa e se nada disso for feito a pessoa irá perder o dente, mas até mesmo quando isso acontecer, a extração e substituição deste por um implante irá prevenir a perda do osso que o sustenta.
Agora vamos em uma situação mais extrema, o paciente possui prótese total (dentadura) há muitos anos, mas não se incomoda, acostumou como se diz, o problema é que o osso que sustenta a prótese vai diminuindo com o tempo, então o que acontece é que depois de alguns anos as próteses que eram firmes ficarão soltas, o problema é que neste caso o paciente perdeu o osso que suportaria os implantes, necessitando de enxerto ósseo, que quando necessário também é um procedimento seguro.
Faça alguma atividade física, visite seu médico regularmente, tenha uma alimentação equilibrada e inclua mais este hábito de saúde na sua vida. Visite o dentista de sua confiança para uma profilaxia e lembre-se nunca é tarde para a prevenção, garanta um sorriso saudável e bonito por toda a vida.

 

 

 

Dra. Bárbara Zilli Cirurgiã Plástica, Estética e Reconstrutora CRM SP 129478 RQE 39561

Dra. Bárbara Zilli
Cirurgiã Plástica, Estética e Reconstrutora
CRM SP 129478
RQE 39561

Protocolo noivas: preparação para ‘grandes’ eventos

Uma situação frequente no consultório é a do paciente que deseja se preparar para eventos importantes: noivos, pais de noivos, madrinhas, formandos.
As demandas variam desde o desejo de realizar alguma cirurgia, até o desejo de tratar rugas ou de parecerem menos cansados.
No consultório, não faço um protocolo preestabelecido. Cada caso é avaliado com exclusividade e o tratamento é personalizado. Assim como pensamos nos detalhes dos eventos com antecedência, o ideal é realizarmos essa consulta também o mais cedo possível, para que seja feito o plano terapêutico.
Cirurgias demandam tempo: exigem que o paciente faça os exames e avaliações pré-operatórios e se programe para o tempo de recuperação. Alguns procedimentos já são realizados mais próximos ao evento, como skinboosters e preenchimentos com ácido hialurônico, (cerca de quatro meses antes) ou aplicação de toxina botulínica (cerca de dois meses antes).
Para atingirmos as metas de beleza e autoestima para eventos importantes, o planejamento, a segurança e a individualização do plano de tratamento são fundamentais. Cada paciente é único.

 

 

 

 

Fabiane Dell` Antônio Fisioterapeuta e  Sexóloga - Consultora da Empresa HotFlowers Crefito 22.329-F

Fabiane Dell` Antônio
Fisioterapeuta e Sexóloga – Consultora da Empresa HotFlowers
Crefito 22.329-F

Prisão de ventre pode dificultar a vida íntima?

A prisão de ventre, conhecida como constipação intestinal, é uma dificuldade persistente para evacuar, sendo comum em mulheres, idosos, crianças e gestantes. Diagnostica-se constipação quando a frequência da evacuação for igual ou menor que duas vezes na semana e/ou há um grande esforço para evacuar, pouca saída e sensação de esvaziamento incompleto.
A dor e o desconforto na região do abdômen decorrentes da prisão de ventre podem ocasionar baixo desejo sexual.
É por isso que a prisão de ventre pode dificultar a vida íntima, afinal altera a disposição física e emocional para praticar alguma atividade sexual.
Tratamento: mudar os hábitos diários e defecatórios, melhorar a hidratação, alimentação e praticar atividades físicas.
A bolsa térmica Termodell, da HotFlowers, irá auxiliar na melhora das disfunções anorretais da seguinte maneira:
1 – Para a prisão de ventre usa-se com água quente para relaxar os músculos do períneo e facilitar a saída das fezes, além de diminuição da dor no local.
2 – Para hemorroida usa-se água fria, para diminuir a dor e evitar a inflamação.
3 – Para fissuras indica-se a água quente, finaliza a profissional.

 

 

 

 

Dr. Edson Lisboa F. da Costa  Médico do Trabalho CRM-SP 74.466 | MTE 37.563

Dr. Edson Lisboa F. da Costa
Médico do Trabalho
CRM-SP 74.466 | MTE 37.563

SANARE de Indaiatuba explica o que é a Lei Lucas

A Lei 13.722/18 torna obrigatória a capacitação em Primeiros Socorros para profissionais da Área da Educação.
Em breve entra em vigor a Lei 13.722/18, publicada no Diário Oficial da União em outubro de 2018 e que torna obrigatória a capacitação em Primeiros Socorros para profissionais da Área da Educação. A determinação recebeu o nome de ‘Lei Lucas’, em homenagem a Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em 2017 ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar em Campinas. Desde sua morte, a mãe do estudante, Alessandra Zamora, iniciou um movimento para garantir a obrigatoriedade do treinamento de Primeiros Socorros para funcionários de escolas. Em Campinas, já existe há um ano uma Lei Municipal nesse sentido.
Visando auxiliar os gestores de escolas municipais, estaduais e particulares, a SANARE elaborou um treinamento in company específico para o espaço escolar que tem por objetivo orientar profissionais da Área da Educação sobre as medidas adequadas a serem tomadas diante de situações de urgência e emergência, envolvendo crianças e adolescentes e tornando-os capazes de realizar procedimentos básicos do primeiro atendimento até a chegada da ambulância.

Destinado a diretores, educadores, professores, pedagogos, monitores, inspetores, merendeiras, monitores, auxiliares de desenvolvimento infantil, seguranças, auxiliares de limpeza e de serviços gerais, entre outros profissionais que atuam nas escolas e possuam interesse, o curso de Primeiros Socorros no Espaço Escolar da SANARE atende as exigências dessa Lei que estipula que as escolas públicas e privadas, de educação infantil e básica, além dos estabelecimentos de recreação infantil, ofereçam curso de capacitação em noções básicas de primeiros socorros.
Com duração de até duas horas, o curso é ministrado na própria escola com aula teórica e prática com ajuda de manequins. Os participantes irão aprender sobre definição e objetivo de Primeiros Socorros, Omissão de Socorro, cuidados Iniciais e como agir, Sinais e Sintomas, Fraturas, Ferimentos e Hemorragias, Convulsão, Desmaio, Acidentes nos olhos e ouvidos, Queimaduras, Intoxicações e Envenenamentos, Obstrução das vias aéreas por corpo estranho – engasgo, Parada Cardiorrespiratória – Prática de reanimação em manequins e Acidentes mais comuns em cada faixa etária.

 

 

Dr. Frederico Xavier dos Santos  Oftalmologista CRM 108.939

Dr. Frederico Xavier dos Santos
Oftalmologista
CRM 108.939

 

Por que devo usar óculos de sol?

Os óculos de sol que conhecemos foram criados no início dos anos 1920 de maneira preventiva para pilotos que tinham os olhos expostos a fatores externos como vento e sol. Com o passar dos anos os modelos foram aprimorados para oferecer proteção às pessoas, principalmente àquelas expostas aos raios solares.
O sol pode ser um grande vilão para os olhos, pois a exposição aos raios solares ( radiações UVA e UVB) podem ocasionar diversos problemas oculares, como pterígio, tumores conjuntivais, lesões em córneas, catarata e degenerações retinianas.
É muito importante certificar-se que os óculos possuem proteção para os raios UVA e UVB e nunca use óculos ‘piratas’. Nossos olhos possuem um mecanismo de fechamento pupilar quando somos expostos à luz, diminuindo assim a entrada dos raios nocivos, e o uso dos óculos de sol bloqueia esse fechamento permitindo a maior entrada dos raios solares, por isso os óculos de sol devem conter obrigatoriamente proteção UVA e UVB.
Usá-los sem esse tipo de proteção, expõe os olhos a um dano bem maior.

 

 

 

Dra. Ilana Fukuchi dos Santos  Otorrinolaringologista e Medicina do Sono  CRM 108.959

Dra. Ilana Fukuchi dos Santos
Otorrinolaringologista e Medicina do Sono
CRM 108.959

O que posso fazer para ajudar meu filho a dormir melhor?

A principal causa de insônia na criança é a comportamental, ou seja, existem comportamentos que favorecem a criança a dormir ou voltar a dormir sem despertar. Chamamos de higiene do sono as medidas educacionais que favorecem um ciclo adequado de sono. Conheça as principais medidas de higiene do sono.
• Horários regulares de ir para a cama que sejam compatíveis com o horário que a criança sinta sono;
• Horários regulares de acordar, independentemente do que ocorreu durante o dia;
• Realizar atividades agradáveis antes de ir para a cama, como a leitura de um livro;
• Tentar suprir comportamentos que favoreçam a dependência, como dormir com os pais;
• Manter um ambiente confortável para dormir;
• Evitar uso de substâncias estimulantes à noite: refrigerantes, energéticos, chá, chocolate;
• Evitar a associação do ambiente de dormir com estímulos conflitantes como a televisão, computador ou tablets que possam evitar o relaxamento;
• Evitar o aquecimento excessivo do corpo antes de dormir por meio de banho quente, roupas e ambiente abafado.

 

 

 

Dr. Nelson Chamma  Capelanes Oftalmologista, Especialista em Retina e Vítreo  CRM 133.544

Dr. Nelson Chamma Capelanes
Oftalmologista, Especialista em Retina e Vítreo
CRM 133.544

Retinopatia Diabética

O que é a retinopatia diabética ?
A retinopatia diabética se caracteriza por lesões crônicas no interior dos vasos sanguíneos que irrigam a retina, devido ao constante acúmulo de glicose no interior desses vasos. Estima-se que 90% dos pacientes de diabetes tipo 1 e 60% dos pacientes do tipo 2 devem desenvolver a retinopatia diabética ao longo da vida.
Como é feito o diagnóstico da retinopatia diabética?
O mapeamento de retina feito pelo médico oftalmologista é o exame indicado, inicialmente, para o diagnóstico precoce das lesões nos vasos retinianos. A partir dos ‘achados’ deste exame o médico poderá solicitar outros exames complementares, como a tomografia de coerência óptica (OCT) e a angiografia fluoresceínica.
A retinopatia diabética tem tratamento?
Sim! Porém existem diversas modalidades terapêuticas e dependem do estágio em que a doença se encontra. As intervenções cirúrgicas, através de uma técnica conhecida por vitrectomia, só são indicadas nos estágios mais avançados da doença, em uma forma chamada de proliferativa (onde há formação de vasos anormais). Devemos lembrar que o controle glicêmico rigoroso é fundamental para evitar o surgimento e avanço da doença.

 

 

Dra. Géssica Provenza  Fisioterapeuta Dermatofuncional, Membro da Academia Brasileira de Estética Científica (ABEC) Crefito  186371-F

Dra. Géssica Provenza
Fisioterapeuta Dermatofuncional, Membro da Academia Brasileira de Estética Científica (ABEC)
Crefito 186371-F

Os cuidados estéticos do período outono-inverno são de grande necessidade.

Estamos na temporada outono-inverno e com ela aumenta-se consideravelmente a procura por tratamentos faciais.
Neste clima mais ameno é sugestivo para a realização de peelings químicos e lasers ablativos.
Mas, mesmo a temperatura sendo amena, os cuidados com a exposição solar e aplicação de filtro solar não torna-se indispensável.
Vale se programar e agendar uma consulta Dermatofuncional e relatar sua queixa para que o profissional elabore o melhor protocolo e direcione para o alcance dos melhores resultados.
Dentre os protocolos faciais, há uma infinidade de técnicas cada uma com sua singularidade e direcionamento específico.
Por isso antes de escolher qual procedimento fazer, comece pesquisando bons profissionais, que possuem experiência e capacitação para indicar o melhor tratamento e número de sessões necessárias para o melhor alcance dos resultados. Nesse período, é necessário muito cuidado com a pele.

 

 

 

 

Dr. Marcelo F. Castro Implantodontista CROSP 76.751

Dr. Marcelo F. Castro
Implantodontista
CROSP 76.751

Sofri com meu dente do siso, qual a melhor idade para extrair?

Teoricamente nem todo dente do siso precisa ser extraído, mas o que vemos na prática, é que pouquíssimas pessoas apresentam estes dentes em condições normais na cavidade bucal.
O ser humano atualmente não possui espaço suficiente para acomodar 32 dentes, com isso na maioria das vezes os terceiros molares não nascem, podendo gerar cistos e tumores ou o fazem em posição que dificulta a higiene, causando cáries nestes e nos dentes vizinhos, provocando dores terríveis na gengiva e mal hálito.
Sempre aconselho os pais a solicitarem um rx panorâmico na adolescência, para avaliar a posição que estes se encontram, às vezes é melhor adiantar a extração dos mesmos antes que as raízes se formem tortas e em contato com nervos e estruturas intraósseas importantes, podendo tornar a cirurgia muito mais complicada no futuro. Se você é adulto e não extraiu os sisos ou não sabe, faça o rx panorâmico para investigar e evitar surpresas sérias e desagradáveis no futuro.

Notícia Anterior

Linha Drenus Ecológica da Revesto garante mais segurança, conforto e sofisticação para áreas externas

Próxima Notícia

Edvaldo Bertipaglia empresário e vereador