SaúdeVariedades

Dr. Responde Ed. 79

Nossos especialistas tiram todas as dúvidas sobre a saúde dos leitores

O pilates na idade avançada

A idade não aparece para aumentar ou reduzir a capacidade do sistema musculoesquelético de se adaptar a determinados exercícios, como treinamento de força por exemplo. Melhoras significativas na força muscular, massa muscular, densidade mineral óssea e capacidades funcionais, como a flexibilidade, têm sido observadas em idosos que participaram em programas de força progressiva. Esses exercícios diminuem o potencial de lesão e fazem as atividades da vida diária mais agradáveis.
O método Pilates, válido tanto para aqueles que iniciam na atividade física como para aqueles que buscam a prevenção ou reabilitação, baseia-se no relaxamento, respiração, concentração, precisão e controle, e são adaptadas às características pessoais de cada um, proporcionando a consciência corporal em suas próprias capacidades.
O método deve ser realizado com eficácia, começando pelos mais básicos. Todas as pessoas que seguem este método experimentam a sensação de que as costas estão muito melhores, o corpo está mais elástico e resistente, e sentem mais energia acompanhada de calma e menos tensão.
Se desejamos melhorar a nossa qualidade de vida, teremos de adquirir o bom hábito e buscar a melhoria e não nos conformarmos com a realidade. Talvez, devamos introduzir algumas mudanças paulatinamente, procurar uma alimentação melhor, um ar mais limpo, uma forma de realizar as coisas com mais sutileza, calma e precisão. Em suma, para nós, será mais importante a qualidade das coisas do que a quantidade. Esse, entre outros princípios, é a chave do sucesso desta técnica. Por isso, é imprescindível começar com os exercícios de preparação, de que nos darão a base e prosseguir para os seguintes, de grau intermediário e avançado. Não vamos pretender fazer o último sem ter compreendido o primeiro. Haverá posturas básicas que poderão nos parecer simples no início, porém serão essas as que vão dar-nos a qualidade e a precisão que queremos conseguir em outras complicadas ou mais exigentes, fisicamente. Nisso, este método diferencia-se de outros, nos quais o importante é fazer várias repetições com muito esforço, algo que se pode ver em muitas disciplinas, hoje em dia. Um exercício refinado será o pilar central para o que desejamos alcançar, um corpo mais saudável e resistente, bem protegido, com aspecto elegante e esbelto, mais ágil e flexível; resumindo, mais jovem e vigoroso.

CD Marcelo F. Castro • Mestrando em implantodontia – Unisa
Implantodontista • CROSP 76.751

Após o tratamento com implantes como devo proceder doutor?

Após a felicidade de terminar seu tratamento, você precisa seguir um protocolo de higiene diário e profilaxias preventivas no consultório. As profilaxias periódicas em pacientes que possuem tratamento com implantes dentários não são simplesmente uma limpeza, este procedimento é muito importante para manutenção do tratamento. O implante dentário é sem dúvida um dos mais seguros tratamentos odontológicos e assim como os dentes naturais precisam de cuidados especiais para a manutenção dos resultados estéticos e funcionais por muitos anos. Nessas consultas preventivas o implantodontista irá checar as condições de saúde dos tecidos gengivais, verificar a estabilidade da ou das próteses e comparar os achados clínicos com os da consulta anterior. Um dos problemas mais sérios que pode acontecer, se o paciente não mantiver uma rotina de visitas ao implantodontista, é uma perda óssea por peri-implantite, esta doença é séria e necessita de tratamento o mais rápido possível, o melhor é prevenir-se checando regularmente sua saúde bucal. Mas se você sente dores na gengiva, sangramento, secreção, ou mau cheiro, agende uma consulta. Lembre-se prevenção é a melhor opção.

Fabiane Dell • Fisioterapeuta e Sexóloga – Consultora da Empresa HotFlowers • Crefito 22.329-F

Prisão de ventre pode dificultar a vida íntima

A prisão de ventre, conhecida como constipação intestinal é uma dificuldade persistente para evacuar, sendo mais comum em mulheres, idosos, crianças e gestantes. Diagnostica-se constipação quando a frequência da evacuação for igual ou menor que 2 vezes na semana e/ou há esforço para evacuar, pouca saída e sensação de esvaziamento incompleto.
Algumas pessoas sentem o abdômen inchado e dolorido durante as atividades diárias, e interfere no humor e na disposição física.
A dor e o desconforto na região do abdômen decorrentes da prisão de ventre podem dificultar a vida íntima porque pode ocasionar baixo desejo sexual, ausência de envolvimento durante o sexo e insatisfação. Tratamento: mudar nos hábitos diários e defecatórios, melhorar a alimentação, a ingestão hídrica e atividade física, vão contribuir para a melhora da prisão de ventre.
A HotFlowers fabrica produtos para a saúde sexual e prazer, com a inédita bolsa Térmica específica para a região do períneo, a Termodell. Esta auxiliará na melhora das disfunções anorretais e prisão de ventre. Cuide da saúde sexual e tenha uma vida prazerosa e feliz!

Célia Maria Martini • Fisioterapeuta •
CREFITO: 112530-F

Sedentarismo

O sedentarismo pode ser considerado um dos muitos ‘maus do século’. No passado, os seres humanos tinham um estilo de vida ativo, para sua sobrevivência. Foi apenas nas últimas décadas, com a modernidade, que esse modo de vida começou a mudar para uma grande parte da população mundial.
Agora, muitos de nós não vemos necessidades em exercitar o físico a não ser em casos de paixão pessoal por esportes. Assim, deixamos os exercícios físicos de lado, usando milhares de desculpas para evitá-los, sendo o,¨não tenho tempo¨, a mais famosa. Não podemos esperar que o corpo humano permaneça em função otimizada e saudável, por longos períodos, se ele abusar ou não tomar certas precauções. Assim a inatividade física pode levar a doenças hipocinéticas (falta de movimento) sendo as doenças coronarianas, hipertensão, hiperlipidemia (mau colesterol), obesidade e desordens musculoesqueléticas. A melhor defesa contra o desenvolvimento das doenças hipocinéticas é ativar os músculos, ossos, articulações, coração, pulmões e demais órgãos internos, em uma base regular, através de um programa sistemático de exercícios, ajudando pessoas mais velhas a manter um estilo de vida ativo, de alta qualidade.

Notícia Anterior

Alinhadores transparentes

Próxima Notícia

Colégio Meta aplica avaliação diagnóstica e planeja 2021