Saúde

Dr. Responde – Nossos especialistas tiram todas as dúvidas sobre a saúde dos leitores

Nossos especialistas tiram todas as  dúvidas sobre a saúde dos leitores

Dr. Edson Lisboa Ferreira da Costa Médico do Trabalho CRM-SP 74.466  MTE 37.563

Dr. Edson Lisboa Ferreira da Costa
Médico do Trabalho
CRM-SP 74.466
MTE 37.563

 

Assessoria em Saúde e Segurança Ocupacional que você precisa para sua empresa:

Toda empresa necessita estar organizada para atingir melhores resultados, isso já ouvimos falar. Além da gestão dos processos de finanças, marketing e RH, a empresa necessita cuidar da Saúde e Segurança do Trabalho, visando o ambiente e o trabalhador. Como fazer isso?
A partir de um empregado (CLT), a empresa deve atentar as exigências do Ministério do Trabalho; providenciar os documentos mínimos exigidos pelas Normas Regulamentadoras (NR), o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). A vigência desses documentos é um ano, o que permitirá exercer suas atividades com segurança e diminuir ao máximo as condições de risco. Ainda, ao realizar os exames ocupacionais (ASOs) de acordo com as funções, com certeza o empresário estará promovendo qualidade de vida no trabalho. Futuras complicações advindas de ações trabalhistas reduzirão significativamente, uma vez que sua empresa terá tomado todas as providências necessárias para que sua equipe trabalhe com segurança, e com tudo comprovado.
O empregador ou até mesmo seu contador, nem sempre tem conhecimento dessa necessidade e a dica que damos aos empresários é que procurem uma empresa de Assessoria em Saúde e Segurança Ocupacional que poderá lhe prestar toda ajuda necessária para organizar sua empresa, de acordo com o tipo de atividade.
Fica a dica, os documentos PPRA deverão ser assinados por engenheiro de Segurança do Trabalho e apresentar o recolhimento da ART, bem como o PCMSO por um Médico do Trabalho, preferencialmente com registro no Ministério do Trabalho.
Visite nosso site www.sanareservicosdesaude.com.br ou nos contate gratuitamente solicitando mais informações pelo telefone (19) 3801.2006.

 

Solange Mazzoni Psicóloga, Psicopedagoga e Coach  CRP - 06/53160-4

Solange Mazzoni
Psicóloga, Psicopedagoga e Coach
CRP – 06/53160-4

 

Coaching de Imagem

O coaching de imagem propicia ensinamentos e desenvolvimento das principais habilidades necessárias para que o indivíduo administre de forma consciente a sua imagem pessoal, a fim de alavancar mais impacto em vários segmentos de sua vida.
Através do autoconhecimento e de ferramentas, busca-se a imagem que melhor representa a essência e personalidade dos clientes, acelerando o crescimento em diversas situações como:
Representar de maneira adequada a imagem profissional no cargo que almeja conseguir;
Melhorar a aceitação da imagem, elevando a sua autoestima;
Potencializar a aparência física, de pessoas que não conseguem sozinhas ex: perder peso, entre outras;
O principal objetivo é poder ajudar aqueles que buscam o equilíbrio entre a imagem e a realidade. Através de ações focadas na mudança de hábitos, no consumo racional e planejado, é possível aumentar a produtividade, valorizar capacidades individuais, além da satisfação pessoal, que proporciona um ser mais integrado com seu corpo físico e também emocional.

 

 

 

 

 

Dr. Alexandre Vianna Marvulo Cirurgião-Dentista CROSP 70.071

Dr. Alexandre Vianna Marvulo
Cirurgião-Dentista
CROSP 70.071

 

Implante Nacional ou Importado: Existe diferença?

Frequentemente pacientes que precisam de implantes me perguntam se utilizarei implante importado em seu caso! E, sim, existem diferenças. É claro que podemos utilizar implantes importados para todos os casos. Para essa informação ficar clara é necessário dizer que temos três marcas estrangeiras que mereçam esse rótulo IMPORTADO (uma franco-suíça, uma americana e outra francesa). Não precisa dizer que grande parte da população pensa que o ‘importado’ é melhor. O que considero relevante é o paciente saber a marca do implante. Isso sim é importante! Pois temos essas três excelentes marcas estrangeiras e temos também marcas nacionais superiores a muitos ‘importados’ que encontramos por aí. Existem marcas melhores que outras, importadas ou nacionais.
Nós utilizamos para implantes importados a marca franco-suíça e temos as duas melhores nacionais para contemplar as necessidades de cada caso. Quando em uma avaliação para a realização de implantes pergunte ao seu dentista: qual a marca utilizada, exija sua identificação e pesquise se houver dúvida e saia dessa de acreditar que o importado é melhor.

 

 

 

 

 

 

Fabiana De Vechi Pacioni Psicóloga Clínica CRP 06/109269

Fabiana De Vechi Pacioni
Psicóloga Clínica
CRP 06/109269

 

O que pensam de mim.

A necessidade em ser aceito pode ser a grande ‘mãe’ da preocupação com o que os outros pensam sobre o que devemos fazer, vestir, comer, ou nos comportar nas diversas situações. Não que seja negativo qualquer esforço em nome da aceitação social, afinal de contas aprendemos bons modos desde a infância para termos bom convívio social. Mas alguns exageram nesta preocupação e passam a considerar que a referência do outro será mais importante do que suas próprias conclusões. As pessoas com esta preocupação podem a todo custo cumprir as expectativas alheias em detrimento de suas necessidades. São pessoas que podem usar roupas totalmente inadequadas, simplesmente porque acreditam que seria isto que esperam delas, ou deixar de dar sua opinião em uma reunião de trabalho por medo de que suas ideias não sejam aceitas. Penso se não há como ter este tipo de atitude sem causar prejuízos em sua própria vida, como por exemplo, relacionamentos que não concretizam, empregos sem crescimento profissional, e uma vida social sem graça. Quem se preocupa demais com o que os outros pensam pode perder a criatividade, pois ao oferecer algo novo ao mundo devemos eliminar as amarras.

 

 

 

 

 

 

Armando Zaparolli Filho Bioterapeuta

Armando Zaparolli Filho
Bioterapeuta

 

Teu passado te condena.

Calma! Não estou falando que você é um criminoso, ou que praticou algo ilícito. É exatamente o contrário, você é ‘vítima’. Estou falando que coisas que vivenciou , quando era criança, estão te boicotando ou atrapalhando até hoje. Comece a pensar em quantas vezes você ouviu a frase ‘meu dinheiro é suado’ ou ‘mais vale um pássaro na mão do que dois voando’ ou ainda ’quem disse que você merece isso’. Pois é, essas frases ou semelhantes e muitas outras estão registradas em seu subconsciente e formaram suas crenças, e hoje muito tempo depois ainda vive em função delas. Você trabalha muito, faz horas extras, ‘dá seu sangue pela empresa’, mas quem tem aumento de salário é o seu colega que trabalha ao lado. Você faz de tudo para ser feliz nos relacionamentos, mas sempre termina mal. Será que Deus é injusto com você, ou será que é isto que determina e constrói para você mesmo? Será que você diz que quer uma coisa e quer outra?
Você é dono de seu destino, procure ajuda para recuperar o controle sobre sua vida. Na Bioterapia Holística Morada da Luz (www.bioterapiaholistica.com) existem técnicas e tratamentos para resolver esses problemas.

 

 

 

Flávia Caroline X. dos Santos Psicóloga | CRP 06/86320

Flávia Caroline X. dos Santos
Psicóloga | CRP 06/86320

 

O que é esquizofrenia?

É uma doença mental crônica que começa no início da adolescência e vida adulta e ocorre em homens e mulheres em igual proporção. Não existe uma causa conhecida e sim uma série de fatores que estão relacionados à doença, como: problemas na gravidez ou parto, problemas no amadurecimento do sistema nervoso ao longo da vida e não pode ser explicada apenas pela genética, pois outros fatores precisam estar presentes. O uso de drogas pode desencadear a doença em pessoas que já apresentavam uma tendência a desenvolvê-la. Pode se manifestar de diversas formas: alguns indivíduos começam a ter alucinações (ouvir vozes, ver ou sentir coisas quando isso não está acontecendo), apresentar delírios (confundir o que é imaginação com a realidade), ficar mais desorganizados, ter dificuldades de expressar as ideias de forma coerente. O tratamento envolve diferentes profissionais: médicos, psicólogos, terapeuta ocupacional, enfermeiros e assistentes sociais, por se tratar de uma doença complexa e que interfere em diversas áreas da vida pessoal. Quanto antes começar o tratamento, melhor será o controle dos sintomas e a sua recuperação.

 

 

Dr. Felipe Romancini Baldi Especialista em Buco Maxilo Facial CROSP 91267

Dr. Felipe Romancini Baldi
Especialista em Buco Maxilo Facial
CROSP 91267

 

Oportunidade Cirúrgica.

Dois princípios básicos devem sempre ser questionados quando se pensar em cirurgia. São eles: necessidade e oportunidade, descritos por Pell & Gregory.
Necessidade seria uma reflexão sobre as soluções do problema apresentado pelo paciente e se a cirurgia seria o melhor caminho. Ele realmente necessita submeter se ao procedimento cirúrgico?
Oportunidade é outra questão tão importante quanto. O paciente está apto a submeter se ao procedimento? Qual o melhor momento para sua realização?
É muito importante conhecer o mais detalhado possível a saúde do indivíduo a quem se indica um procedimento cirúrgico, uma vez que qualquer alteração neste quesito, pode levar a complicações trans e pós-operatórias, ao insucesso parcial ou total e até mesmo situações que comprometam a vida da pessoa.
Para se evitar isto, uma bateria de exames pré-operatórios deve ser solicitada e estudada para determinar se as condições do indivíduo asseguram o conjunto de procedimentos a serem realizados ou se será necessário postergá-los até se obter a normalização de quaisquer alterações encontradas.
Assim, exames como Hemograma completo, coagulograma, colesterol, leucograma, glicemia em jejum, urina tipo I e outros também dependendo da idade um ECG (eletrocardiograma), devem ser sempre solicitados para a avaliação de como transcorrerá o procedimento e a recuperação do paciente, sendo que qualquer alteração encontrada não será uma contraindicação definitiva, e sim até que esta seja controlada, obtendo se a oportunidade cirúrgica.
Estes exames auxiliam na seleção dos medicamentos necessários como antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e outros, explorando o melhor efeito e minimizando seus efeitos colaterais.
Portanto, visualizar o paciente como um todo, é fundamental, e verificar possíveis alterações fisiológicas através de exames pré-operatórios, auxiliam para ter total controle das respostas biológicas, tornando-as favoráveis ao conjunto de manobras a se realizar.

 

Dr. Daniel Galvanini Cirurgião-Dentista CRO 95.330

Dr. Daniel Galvanini
Cirurgião-Dentista
CRO 95.330

 

Implantes dentários.

O sorriso é nosso melhor cartão de visitas em todos os lugares. Por isso, quando falta um dente na boca, não é só nossa saúde ou beleza que está em jogo, mas todas as nossas emoções.
Pacientes com poucos dentes (ou sem nenhum) se tornam pessoas tímidas. Eles têm dificuldades para se relacionar com outras pessoas, viver um amor ou mesmo arrumar um emprego, já que a falta de dentes é vista como desleixo por quem contrata.

O que são implantes dentários?
O implante dentário é a raiz dentária artificial colocada na mandíbula ou maxila para segurar um ou mais dentes. Apesar do aspecto cirúrgico, implantes dentários são mais conservadores do que pontes fixas, já que os implantes não se apoiam em dentes vizinhos, evitando o desgaste dos mesmos.
Os implantes dentários são cilindros metálicos (titânio) com rosca semelhante a um parafuso que são introduzidos no osso da mandíbula ou maxila, substituindo as raízes dos dentes perdidos e suporta a prótese que reproduzirá os dentes, lhe oferecendo estética e funcionalidade de um dente natural. Você até se esquece que um dia perdeu um dente!

Qualquer um pode ter implantes dentários?
Não. Quem fuma em excesso, tem diabetes e não segue as orientações médicas ou está em tratamento de câncer, hepatite ou osteoporose não pode fazer implante dentário.

Notícia Anterior

Terceira dentição agora é realidade

Próxima Notícia

Planejamento virtual: precisão e agilidade na cirurgia da face