Saúde

Dr. responde – Por que ocorrem as perdas dentárias?

Nossos especialistas tiram todas as dúvidas sobre a saúde dos leitores

Dra. Graziella Amgarten Cirurgiã-Dentista CRO-SP 87000 Dra. Ivana Molina Cirurgiã-Dentista CRO-SP 81008

Dra. Graziella Amgarten
Cirurgiã-Dentista
CRO-SP 87000
Dra. Ivana Molina
Cirurgiã-Dentista
CRO-SP 81008

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dentre as várias razões destacam-se: doença periodontal, cárie e traumatismos locais. A progressão da cárie leva à destruição dos dentes e a doença periodontal leva à destruição dos tecidos de suporte dos dentes. Geralmente, o paciente procura tratamento apenas quando a estética está comprometida, entretanto, a ausência de um dente representa comprometimento da integridade de todo o sistema mastigatório podendo ocasionar diversos problemas. As práticas diárias de higiene oral, que se recomendam a todas as pessoas, desde o nascimento dos primeiros dentes, são essenciais para a manutenção dos dentes durante toda a vida, e consequentemente, para a manutenção de uma boa saúde oral.
Quais as implicações da perda de um dente?
Quando ocorre perda de um dente, os dentes antagonistas e adjacentes iniciam um movimento de migração, o qual provoca desajuste da mordida (oclusão) prejudicando o funcionamento do sistema mastigatório. É importante considerar que uma mastigação ineficiente pode acarretar sintomatologia dolorosa e disfunções da ATM (articulação têmporo-mandibular) uma vez que ao deglutir partículas grandes e pouco umedecidas, o indivíduo realiza maior esforço, sobrecarregando as estruturas envolvidas. Com relação à fala, na ausência de dentes, a língua tende a se interpor na região desdentada ocorrendo alteração dos sons. Além disso, a desarmonia do sorriso pode prejudicar a autoestima do indivíduo, fazendo-o ficar mais introvertido e menos ativo socialmente.
Quais os tipos de tratamento?
Deve-se realizar um diagnóstico detalhado em que serão avaliadas as condições bucais e a saúde geral do paciente. Como opção de tratamento para evitar a perda de dentes tem – se a Periodontia, que consiste na remoção da placa e cálculo bacteriano através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes a fim de evitar a progressão da perda óssea. Feito o tratamento, um bom padrão de higiene oral e cuidados periódicos de manutenção profissional, aumentam as chances de manter seus dentes naturais e diminuem as chances de problemas de saúde mais graves associados com a doença periodontal. Caso você já tenha ausência de elementos, ou estes se encontram desalinhados, existem atualmente diversas opções de tratamento para solucionar o seu problema, como a Implantodontia e a Ortodontia. Além de melhorar a saúde bucal, haverá melhora da fisionomia e da autoestima contribuindo para a devolução do sorriso perdido e melhor qualidade de vida.

 

Dra. Ingrid de Moraes Baptista Cirurgiã-Dentista CROSP 11.2722

Dra. Ingrid de Moraes Baptista
Cirurgiã-Dentista
CROSP 11.2722

 

O que é a cárie dental?

Cárie dentária é uma doença bacteriana, que resulta na destruição da estrutura dentária onde está localizada. Ela é considerada infecciosa e fortemente influenciada pela presença dos carboidratos da dieta e pela ação dos componentes da saliva.
Embora a cárie seja comum em crianças, adultos também estão sujeitos a ela. Os tipos de cárie são: Cárie coronária: se localiza nas superfícies de mastigação ou entre os dentes. Cárie radicular: à medida que envelhecemos, a gengiva se retrai, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas se deterioram facilmente. Cárie recorrente: a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes.
Como posso ajudar a evitar a cárie?
Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, e use o fio dental diariamente, a fim de remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva. Faça avaliações regulares. O cuidado preventivo pode evitar que problemas menores se tornem sérios. Adote uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido. Utilize produtos de higiene dental que contenham flúor. Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contenha flúor.

 

 

 

 

Dr. Anderson Brandão Patton Clínico  Geral  CRM 127958

Dr. Anderson Brandão Patton
Clínico Geral
CRM 127958

 

Cochilar ou não?

O sono é um fenômeno natural/fisiológico do ser humano e de muitos animais. É um assunto de grande debate entre os especialistas. Portanto, o que fazer?
O cochilo deve ser evitado por quem quer um sono melhor durante a noite, independente da idade, além das pessoas que têm insônia, já que interfere no ciclo natural do sono. Mas, para os adultos que não dormiram o suficiente à noite, um cochilo curto, em média de 30 minutos, pode ser bom.

Como ter um sono melhor?
Especialistas falam em higiene do sono, métodos que ajudam a melhorar a qualidade do hábito e que devem ser cuidados com o passar dos anos.
Segue alguns: limite os cochilos ao início da tarde, de 20 a 30 minutos; durma em horários parecidos; evite álcool, cafeína e tabaco; faça exercícios físicos habitualmente; cama é para dormir evite trabalhar, ver televisão ou estudar nela; mantenha seu quarto arejado e limpo; relaxe.
Para absorver o estudo, é preciso dormir bem!
Sono ruim causa estresse, hipertensão, ansiedade entre outros problemas de saúde. Bom sono!

 

 

 

 

Dra. Fabiana C. Moretto Gastroenterologia Clínica CRM 104.092

Dra. Fabiana C. Moretto
Gastroenterologia Clínica
CRM 104.092

 

Fibras alimentares e saúde

Durante milhões de anos, o ser humano consumiu alimentos vegetais que continham muitas fibras. No entanto, desde o início da Revolução Industrial, essa prática foi alterada.
Fibras alimentares são carboidratos, semelhantes ao amido, mas que não sofrem ação dos sucos digestivos, não sendo, digeridas. Classificadas em solúveis e insolúveis em água, cada tipo tem ações específicas.
As solúveis (pectina, goma e mucilagem) retardam o esvaziamento do estômago permitindo maior saciedade e menor absorção de glicose e de colesterol provenientes dos alimentos. Por isso, estão relacionadas à prevenção de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. São fermentadas por bactérias intestinais resultando em efeito laxativo. Melhores fontes: legumes, leguminosas (feijão, ervilha, fava, grão-de-bico e soja), aveia e frutas, principalmente cítricas e maçã.
As fibras insolúveis (celulose e lignina) aumentam o volume das fezes e aceleram o trânsito intestinal, o que permite menor tempo de contato de fatores agressivos provenientes de alimentos com a parede do intestino. Melhores fontes: verduras cruas, farelos de cereais e cereais integrais.

 

 

 

 

 

 

Dr. Marcelo F. Castro Implantodontia  CROSP 76.751

Dr. Marcelo F. Castro
Implantodontia
CROSP 76.751

 

Por que não tenho um dente, se não me lembro de ter extraído nenhum? O que devo fazer?

Olhe, parece estranho mas é bem comum no consultório odontológico, esta falta de um ou mais dentes pode acontecer por três fatores: uma extração quando ainda criança e esta não se lembra, o dente não nasceu por falta de espaço ou posição errada, neste caso está oculto dentro do osso, ou por agenesia, que é quando não tem a formação do germe do dente. Isto é facilmente constatado com uma simples radiografia panorâmica, todas estas possiblidades têm que ser tratadas. Quando se extrai um dente mesmo que na infância os outros mudam de posição causando muitos problemas. Se este não nasceu e está dentro do osso ele tem que ser removido pois mesmo não sentindo dores você poderá ter problemas como cistos ou tumores. No caso de agenesia, antigamente quando não existia implantes era um problema grave pois para resolver, muitas vezes, tinham que se fazer próteses, desgastar dentes e não ficavam bons. Hoje nós fazemos implantes que substituem perfeitamente os dentes ausentes, mesmo já tendo algum tratamento antigo como transformações do canino em lateral ou prótese fixa, dá para reverter e fazer implantes.

 

 

 

Solange Mazzoni Psicóloga / Psicopedagoga  CRP - 06/53160-4

Solange Mazzoni
Psicóloga / Psicopedagoga
CRP – 06/53160-4

 

Qual a importância do brincar na Educação Infantil?

O brincar tem papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, visual, auditivo, tátil e motor. É através dele que a criança aprende as noções de regras, a ampliar o seu relacionamento social, a respeitar a si mesmo e ao outro. Por meio do mundo lúdico começa a expressar-se com facilidade, aprende a ouvir, a aceitar e discordar de opiniões, exercendo a liderança e sendo liderado, além de compartilhar a alegria de brincar.
As crianças desenvolvem sua capacidade de raciocinar, julgar, argumentar e de como chegar a um consenso, por exemplo, é brincando de cuidar de boneca ou levar o carro ao postinho de gasolina, que as tornam prontas para aquilo que os esperam na vida adulta.
Assim, quanto mais brincadeiras, maior será o estímulo que propiciará o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, emocional e cognitivo, oferecendo a oportunidade de utilizar a criatividade, o domínio de si e à afirmação da personalidade.
A brincadeira e o jogo proporcionam mecanismos para desenvolver a memória, a linguagem, a atenção, a percepção e a criatividade, as preparando para maior habilidade da aprendizagem diária e escolar.

 

 

 

 

 

Dr. Felipe Romancini Baldi Especialista em Buco Maxilo Facial CROSP 91267

Dr. Felipe Romancini Baldi
Especialista em Buco Maxilo Facial
CROSP 91267

 

Transplante dental: é possível?

Sim, o transplante dentário autógeno consiste na movimentação cirúrgica de um elemento dental do seu local originário para outra região do arco dentário da mesma pessoa.
A literatura relata que este procedimento é bastante antigo, e seus primeiros registros datam do Egito antigo na época dos faraós. Hoje, é uma alternativa de tratamento quando temos a indicação de extração de terceiros molares, podendo ser usado em um arco que tenha ausência dentária congênita, por perdas prematuras de molares permanentes, traumatismos, iatrogenias, perdas dentárias ocasionadas por tumores e outros. Apesar da maior indicação ser com a raiz em estágio de formação, muitos autores obtiveram sucesso em transplantes dentários com formação radicular completa, mesmo tendo esse tipo de transplante um prognóstico menos favorável.
Os transplantes dentais autógenos representam uma alternativa importante e viável dentro da prática cirúrgica conservadora.
Realizei no início deste ano um transplante dental em que fixamos um dente do siso na região do 1º molar superior e tivemos até agora sucesso total desde o trans e pós-operatórios, talvez tenha sido o primeiro caso realizado em Indaiatuba.
Depoimento do paciente J.M – “Nunca tinha ouvido falar sobre essa técnica, achei interessante e resolvi fazer. Saber que no local onde seria feita a remoção de um resíduo deixado por outro profissional próximo ao seio facial me causando dor, seria fixado um dente e apenas uma cirurgia. Tudo correu bem e durou mais ou menos 1 hora. Ao contrário do que imaginava, não tive dor alguma, retornando às atividades normais rapidamente. Tranquilizei-me com a atenção do dr. Felipe, que me passou seu celular pessoal caso precisasse, fora a disponibilidade de atendimento em dias e horários diferenciado de outros profissionais. Resumindo, todo o procedimento desde o início até hoje, eu não tive problema ou dor alguma”.

 

 

Dr. Alexandre Vianna Marvulo Cirurgião-Dentista CROSP 70.071

Dr. Alexandre Vianna Marvulo
Cirurgião-Dentista
CROSP 70.071

 

Por que é importante planejar a prótese antes de realizar a cirurgia de implante? 

A demanda por melhores resultados estéticos nos tratamentos envolvendo implantes osseointegrados, levou à busca de parâmetros que permitissem mais previsibilidade da estética perimplantar (estética rosa). Esses parâmetros envolvem o posicionamento tridimensional ideal do implante e todos os recursos necessários para obtenção deste, como planejamento prévio, exames clínicos, radiológicos, encerramento diagnóstico e guia cirúrgica e protética.
Atualmente conseguimos alcançar resultados realmente surpreendentes com próteses cerâmicas sobre implantes e isso é um grande avanço para a satisfação dos clientes, que buscam o prazer e o conforto de mastigar novamente e também ficar com um sorriso mais bonito. Com os novos materiais metal-free associados a um bom planejamento e excelência na execução, os resultados poderão ser satisfatórios. Mas tudo isso deve ser planejado antes do procedimento cirúrgico, senão além de imprevisível a cirurgia realizada pode não alcançar o sucesso esperado.

 

 

 

 

 

 

 

Fabiana De Vechi Pacioni Psicóloga Clínica CRP 06/109269

Fabiana De Vechi Pacioni
Psicóloga Clínica
CRP 06/109269

 

Síndrome de Burnout

Pessoas em intensa atividade profissional, passando por dificuldades em seus trabalhos, dias e dias sob tensão, profissões que exigem muita concentração podem levar a um estado de esgotamento mental. Ambientes de trabalho onde não há harmonia entre as pessoas, a chefia não se mostra coerente e o indivíduo não consegue se perceber como um profissional competente e realizador, pode levar ao esgotamento mental chamado de Síndrome de Burnout – ou síndrome do esgotamento profissional. É uma doença classificada pelo Código Internacional de Doenças – CID -, e pode ser parecida com a depressão, apresentando sintomas típicos desse esgotamento como pensamentos negativos, e em consequência desse estado mental fortemente abalado pode surgir dor de cabeça, suor, dores de barriga ou dificuldades na digestão, dores pelo corpo, insônia e outros. Os prejuízos começam a ser percebidos com a falta ao trabalho, licença médica por depressão, e depreciação nos relacionamentos familiares e pessoais. É possível tratar a Síndrome de Burnout, e a psicoterapia se faz necessária para que a pessoa receba ajuda e possa desenvolver mecanismos de autodefesa para as situações que provocam o esgotamento mental.

 

 

 

 

 

 

Dr. Robson Oliveira Cirurgião-Dentista CRO 95896

Dr. Robson Oliveira
Cirurgião-Dentista
CRO 95896

 

Aparelho autoligado é indicado para todos os casos?

Sim. Mas vamos entender primeiro o funcionamento deste tipo de aparelho. O aparelho autoligado é um aparelho ortodôntico fixo, que dispensa o uso de ligaduras elásticas, as famosas borrachinhas coloridas.
O braquete deste aparelho possui uma trava que permite prender o arco de uma forma passiva, ou seja, elimina o atrito que a borrachinha causa no aparelho convencional, e com isso o deslize do arco no braquete permite a aplicação de uma força mais suave e menos incômoda para o paciente. Esse movimento passivo facilita a movimentação do dente na arcada, e é por isso que, muitas vezes, os casos tratados com aparelho autoligado finalizam rapidamente.
Porém, mesmo sendo indicado para todos os casos, nem todo tratamento será finalizado rapidamente, e isso porque os casos mais beneficiados com esse tipo de braquete são aqueles em que o paciente apresenta um grau elevado de apinhamento dentário, pois além do deslize sem atrito, são usados fios de alta tecnologia, termoativados (ativados com o calor da boca), capazes de criar uma certa expansão na arcada, o que é muito bem-vindo para esses casos, mas isso não é uma regra.

 

 

 

 

Dr. Luis Américo  de J. Baptista Cirurgião-Dentista CROSP 95.117

Dr. Luis Américo
de J. Baptista
Cirurgião-Dentista
CROSP 95.117

 

O que é bruxismo?

Se você acorda com dor de cabeça e sente que os músculos da sua mandíbula estão doloridos, você pode estar sofrendo de bruxismo – um ranger ou um forte apertar dos dentes. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva, e também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação temporomandibular (ATM). O bruxismo é tratado com o uso de um dispositivo feito sob medida pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, ele se encaixa sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura. Encontrar meios de relaxar a tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que a reduza. Procurar uma terapia pode auxiliar no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Quando os dentes não se ajustam bem, reduzir a ‘exposição’ de um ou mais, iguala sua mordida  e pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia.

 

 

 

 

Joice Soares Micropigmentadora Estética e Paramédica

Joice Soares
Micropigmentadora Estética e Paramédica

 

 Seu cabelo está caindo muito? A micropigmentação pode ajudá-lo!

vaidade masculina ou feminina é uma das principais razões para investir na micropigmentação da calvície. Homens e mulheres que enfrentam queda de cabelo podem adotar o método da micropigmentação capilar, a aplicação leva de 1 a 2 horas por sessão. Muitos famosos já aderiram à técnica que tem a finalidade de camuflar todas as imperfeições. “Muitas pessoas ainda confundem a micropigmentação com a tatuagem, as técnicas são diferentes, o pigmento não é o mesmo usado o que resulta em uma naturalidade”, afirma Joice Soares.
“Nos homens, o aspecto é de cabeça raspada e nas mulheres é quase impossível perceber que naquela região tinha uma falha. Em alguns casos se a micropigmentação capilar não for feita por um profissional ela pode deixar resultados irreversíveis como se tivesse pintado a região com tinta. O grande diferencial é o resultado natural”.
Pessoas que usam marca-passo, diabéticas e anêmicas acabam necessitando de mais aplicações. Quando esta é portadora de diabetes e opta em fazer a técnica ela consegue obter um bom resultado. Caso a diabetes não seja tratada, a micropigmentação pode sair muito rápido.

 

 

 

 

 

 

Flávia Caroline X. dos Santos Psicóloga | CRP 06/86320

Flávia Caroline X. dos Santos
Psicóloga | CRP 06/86320

 

Você sabe escolher? 

Parece uma pergunta simples de ser respondida, mas não é bem assim. Vejamos o porquê do comportamento de escolher tem muitos pontos a serem destacados. Pessoas que sempre escolhem tudo: são as famosas ‘controladoras’, sempre sabem o que querem e tomam a frente para fazerem da maneira que seja mais conveniente para elas. São indivíduos com muito poder de decisão, possuem grande capacidade argumentativa, empreendedores, porém intolerantes à frustração. Pessoas que sabem o que querem, mas não têm coragem de escolher: sabem do que gostam, mas preferem evitar conflitos. Deixam o outro escolher até mesmo o que vestir e comer. Esse perfil de pessoa acaba se estressando menos, e se sentindo mais inseguro e frustrado.
As pessoas que não sabem o que querem e não têm opções de escolhas: não sabem entrar em contato com suas próprias vontades. Normalmente foram criadas por pais que faziam tudo, inclusive eram controladores, e no passado decidiam tudo por elas. Quando adultos não conseguem satisfazer suas vontades, e aceitam quase tudo que o outro propõe. Esse perfil normalmente traz muita insegurança e ansiedade, além de outros transtornos. Pessoas assertivas: sabem escolher, exatamente o que querem, mas só entram em conflito quando vale realmente a pena. Não batem boca, não fazem questão de escolher tudo, mas quando decidem se posicionam e fazem valer sua vontade. E você? Em qual perfil se enquadra? Ficou curiosa para se conhecer melhor? Procure um psicólogo, nós podemos ajudá-lo!

Notícia Anterior

Terceira dentição agora é realidade

Próxima Notícia

Cirurgia estética