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SER OU NÃO SER…PROFESSOR

POR ANA CAROLINA FERNANDES DE ARAÚJO – PEDAGOGA DO EDUCANDÁRIO ‘DEUS E A NATUREZA’

Estes dias uma amiga “me
marcou” nas redes sociais, ela
compartilhava um vídeo onde
em uma atividade escolar,
vários profi ssionais foram convidados
para serem entrevistados pelos
alunos. Cada porta uma profi ssão,
muitos entraram na porta ‘veterinária’,
outros onde se lia ‘engenheiro’, alguns
procuravam ‘médico’, não havia porta
‘you tuber’ mas com certeza a sala
fi caria lotada. Porém havia uma porta,
que permaneceu fechada e dentro
dela, várias cadeiras vazias em volta de
uma única ocupada por uma mulher, a
placa da porta? ‘Professora’.
Fiquei pensando se as crianças não
sonham mais com esta profi ssão,
não gosto do saudosismo do tipo
“antigamente era melhor”, na verdade
não acredito nisso. Minha fi lha adora
brincar de escolinha, quantas crianças
você conhece têm ou tiveram uma
lousa para brincar? Muitas! Então, o
que acontece no meio do caminho?
Só posso tentar explicar pela minha
vivência. Há alguns anos, após um
dia estressante de trabalho como
compradora em uma empresa, fi quei
com a coluna tão travada que precisei
tomar morfi na no hospital. Ali naquele
momento, paralisada, pude repensar
minha escolha profi ssional e o rumo
da minha vida.
Precisava trabalhar, mas… como esta
renda poderia vir do meu prazer? Fui
muito incentivada e tive bons conselhos
na época, mas não é fácil, com 33
anos, casada, com dois fi lhos, mudar a
trajetória profi ssional. Comecei a sentir
na pele, pelas primeiras propostas
recebidas a máxima “Professor não
tem valor”, mas então uma frestinha
de uma porta se abriu, eu tinha 4 horas
para mostrar toda minha paixão por
ser educadora. Essa porta tem nome:
Educandário ‘Deus e a Natureza’, onde
sou a pedagoga de vários projetos
sociais que acontecem ali.
Depois de 1 ano, a porta se abriu um
pouco mais e hoje 2 anos e 9 meses
sinto a porta escancarada, tenho a liberdade
de exercer em tempo integral
uma pedagogia que vai além de tudo o
que aprendi nos livros!
Trabalhando com a formação técnica
de jovens aprendizes pude juntar a
bagagem das empresas onde atuei
(comércio, indústrias, serviços) com
aquilo que aquece meu coração,
ensinar! Encontrei ali colegas que
chamo de ‘tiranossauros’, que sabiam
muito mais do que eu do conteúdo técnico,
mas que aceitaram muito bem
quando trouxe a palavra “encantar” e
repetia como mantra “aulas práticas e
alegres por favor!”.
O que passa pela minha rotina de
trabalho hoje não são papéis ou notas,
são vidas que estão sendo transformadas
por uma sócio-aprendizagem
responsável, que se preocupa com a
qualidade do conteúdo, mas também
que busca o prazer e a beleza no
ensinar.
Então, estes dias, fui novamente “marcada”
nas redes, uma jovem aprendiz
dizia que decidiu cursar pedagogia,
e mais, que eu fui a sua inspiração!
Ela não tem ideia de que aquilo é a
confi rmação, que agora, com 39 anos,
estou na plenitude da minha escolha,
de ‘SER PROFESSORA’.
Este ano o Dia do Professor, 15 de outubro,
aconteceu em uma terça-feira,
como professora comemorei, comemore
também professor, ainda mais
se seu calor inspirou mais alguém a
seguir esta profi ssão!
Para todos os outros profi ssionais,
comemore também! Porque todos
tivemos um professor que ajudou-nos
na caminhada, não economize nos
beijos, nos abraços e nas mensagens.
Estimulem seus fi lhos a honrar esses
parceiros da Educação.
Que me perdoe Mario Sérgio Cortella,
a quem muito admiro, mas professor
não apenas promove escolarização, o
professor educa também, corrige, espanta
e encanta! Se a criança gostar,
ela copiará. Se um jovem admirar, ele
seguirá! Simples assim. Muito obrigada
Educandário ‘Deus e a Natureza’
por acreditar que é possível cumprir os
conteúdos com entusiasmo e agradeço
as mais de 50 empresas parceiras
que contratam nossos jovens não apenas
para cumprir uma cota, mas para
exercer uma responsabilidade social e
dar a eles oportunidades reais de crescimento.
Nosso lema é “transformar o
mundo transformando vidas”, e isso só
é possível se fi zermos juntos!
Grande e forte abraço, fi carei na
torcida que mais jovens queiram SER
PROFESSORES!

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