Saúde

A importância da prótese quando se perde um dente

Nossos especialistas tiram todas as dúvidas sobre a saúde dos leitores

Dr. Luis Américo  de J. Baptista Cirurgião-Dentista CROSP 95.117

Dr. Luis Américo
de J. Baptista
Cirurgião-Dentista
CROSP 95.117

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os dentes para funcionarem bem precisam estar em equilíbrio nos arcos dentários superior e inferior, sempre submetidos a um sistema de força dos músculos da mastigação, lábios, bochechas e língua. A perda de um só dente desequilibra esse sistema e os dentes se movimentam, com isso, a mastigação e a estética ficam prejudicadas. Resumindo, os dentes perdidos precisam ser substituídos rapidamente para o sistema mastigatório manter-se em equilíbrio. As próteses têm por finalidade restaurar a anatomia, função e estética dos dentes perdidos ou danificados. Dependendo do material utilizado, o resultado estético é em geral excelente. Próteses Metalocerâmicas: são próteses fixas que unem as propriedades da porcelana e do metal. A porcelana consegue reproduzir com perfeição o elemento dental perdido enquanto a estrutura metálica confere uma grande resistência à prótese. As próteses metalocerâmicas são as mais difundidas das próteses fixas e podem ser feitas para reabilitar de 1 a 14 dentes em uma mesma arcada. Coroas e Próteses Fixas ‘Metal Free’: são próteses fixas unitárias ou de até 3 elementos, semelhantes às metalocerâmicas. A diferença principal é a de possuir estrutura não metálica. São indicadas quando o grau de exigência estética é grande. Prótese Total: é utilizada quando há perda de todos os dentes. Seu sistema de retenção é somente adesão sobre a gengiva. Uma boa prótese total, deve ser substituída a cada 6 anos mesmo que o paciente se sinta bem com ela. Com o uso constante ocorre, sem que o paciente perceba, um desgaste dos dentes da prótese. Isto pode a longo prazo causar problemas nas articulações da mandíbula (ATM) pela diminuição da altura da mordida. Além disso, modificações no tecido ósseo e na gengiva faz com que, com o passar do tempo, a prótese tenha uma adaptação cada vez menor. Próteses sobre Implante: os implantes dentários são atualmente uma modalidade de reabilitação oral segura e com alto índice de sucesso, podendo ser utilizados para suporte de vários tipos de próteses, como unitárias , múltiplas, fixas ou removíveis. Novas perspectivas se abriram para a solução de casos difíceis com pouca retenção e estabilidade das próteses totais. Próteses Parciais Removíveis (PPR): são indicadas, de modo geral, para perda de grande número de dentes, principalmente em casos onde não há possibilidade de colocação de implantes. Este aparelho se fixa na boca através de grampos metálicos apoiados em dentes naturais (dentes pilares).

Solange Mazzoni Psicóloga / Psicopedagoga  CRP - 06/53160-4

Solange Mazzoni
Psicóloga / Psicopedagoga
CRP – 06/53160-4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Qual a importância do brincar na Educação Infantil?

O brincar tem papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, visual, auditivo, tátil e motor. É através dele que a criança aprende as noções de regras, a ampliar o seu relacionamento social, a respeitar a si mesmo e ao outro. Por meio do mundo lúdico começa a expressar-se com facilidade, aprende a ouvir, a aceitar e discordar de opiniões, exercendo a liderança e sendo liderado, além de compartilhar a alegria de brincar.

As crianças desenvolvem sua capacidade de raciocinar, julgar, argumentar e de como chegar a um consenso, por exemplo, é brincando de cuidar de boneca ou levar o carro ao postinho de gasolina, que as tornam prontas para aquilo que os esperam na vida adulta.
Assim, quanto mais brincadeiras, maior será o estímulo que propiciará o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, emocional e cognitivo, oferecendo a oportunidade de utilizar a criatividade, o domínio de si e à afirmação da personalidade.
A brincadeira e o jogo proporcionam mecanismos para desenvolver a memória, a linguagem, a atenção, a percepção e a criatividade, as preparando para maior habilidade da aprendizagem diária e escolar.

 

Dra. Fabiana C. Moretto Gastroenterologia Clínica CRM 104.092

Dra. Fabiana C. Moretto
Gastroenterologia Clínica
CRM 104.092

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fibras alimentares e saúde

Durante milhões de anos, o ser humano consumiu alimentos vegetais que continham muitas fibras. No entanto, desde o início da Revolução Industrial, essa prática foi alterada.
Fibras alimentares são carboidratos, semelhantes ao amido, mas que não sofrem ação dos sucos digestivos, não sendo, digeridas. Classificadas em solúveis e insolúveis em água, cada tipo tem ações específicas.
As solúveis (pectina, goma e mucilagem) retardam o esvaziamento do estômago permitindo maior saciedade e menor absorção de glicose e de colesterol provenientes dos alimentos. Por isso, estão relacionadas à prevenção de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. São fermentadas por bactérias intestinais resultando em efeito laxativo. Melhores fontes: legumes, leguminosas (feijão, ervilha, fava, grão-de-bico e soja), aveia e frutas, principalmente cítricas e maçã.
As fibras insolúveis (celulose e lignina) aumentam o volume das fezes e aceleram o trânsito intestinal, o que permite menor tempo de contato de fatores agressivos provenientes de alimentos com a parede do intestino. Melhores fontes: verduras cruas, farelos de cereais e cereais integrais.

 

Fabiana De Vechi Pacioni Psicóloga Clínica CRP 06/109269

Fabiana De Vechi Pacioni
Psicóloga Clínica
CRP 06/109269

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Busca do corpo perfeito e consequências emocionais

Toda pessoa que entra em buscas exageradas pela perfeição, seja a do corpo, da coleção de corujas, da limpeza da casa, entre outras, está passando por uma fase de fragilidade emocional intensa. Consideramos exagero quando ela deixa de fazer coisas importantes como ter contato com familiares e amigos, ou provoca prejuízos em sua vida para buscar este objetivo compulsivo. Quando o tema da compulsão é a perfeição pensamos na possibilidade de acreditar que seu valor como pessoa seria correspondente à sua estética corporal. Elas limitam seu valor a um só item, o corpo perfeito, ignoram, ou consideram de menor valor, outras qualidades que a pessoa tem. Muitas vezes a procura pela perfeição é a única maneira de perceber controle sobre si. Controlar a gordura ameniza uma sensação amarga de que não conseguiria ser dona de seu destino se não focasse em algo específico e, para nós, desnecessário. Também devemos considerar delicados os casos onde a pessoa já tem um corpo ótimo, mas se considera obesa e acaba caindo em transtornos alimentares. O limite é percebido e surge prejuízos em diversas esferas de sua vida. E começa a gastar mais do que pode em atividades para obter a perfeição, percebemos que o limite foi ultrapassado.

 

Dr. Marcelo F. Castro Implantodontia  CROSP 76.751

Dr. Marcelo F. Castro
Implantodontia
CROSP 76.751

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gostaria de saber por qual motivo meus dentes inferiores estão abrindo e o que eu poderia fazer para corrigir este problema?

Existem alguns fatores que podem causar este tipo de problema, tais como, doença periodontal, respiração bucal entre outras, porém a causa mais comum é perda de dentes posteriores principalmente na infância e adolescência, o que era muito comum antigamente, especialmente os primeiros molares inferiores. Quando se extrai um dente e não se repõe rapidamente, os dentes vizinhos da frente podem migrar-se para trás abrindo espaços entre os mesmos, comprometendo a estética e a mastigação, outros dentes se inclinam dificultando a higiene, e com o tempo a pessoa perderá os mesmos, além disso o dente que articulava (mastigava) com o dente extraído tende a descer ou subir ficando maior que os outros, causando problemas de oclusão e até a perda do mesmo. O tratamento para estes casos normalmente é simples, consiste na maioria das vezes de um aparelho rápido para desincliná-los e recuperar o espaço perdido, e com isso fazer a reposição dos dentes perdidos com implantes.

 

Dr. Anderson Brandão Patton Clínico  Geral  CRM 127958

Dr. Anderson Brandão Patton
Clínico Geral
CRM 127958

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A importância da hidratação.

Todos os seres vivos precisam de água! Isso não é novidade…
A água é um solvente e dissolve vários tipos de substâncias, sais, açúcares e outros, facilitando as reações químicas que metabolizam os alimentos.
O corpo humano é constituído de 60% a 70% de água a qual hidrata, lubrifica, aquece, transporta nutrientes, elimina toxinas e repõe energia.
Preconiza-se um copo de 100ml a 200ml de água por hora para manter a hidratação correta.
Assim, a ingestão de água deve ser independente da sede, e ingerir em grande volume pode causar mal-estar dentre outros sintomas.
O envelhecimento pode ser considerado um processo de secagem, já que a proporção de água diminui com a idade. Cálculos renais estão diretamente relacionados com a baixa ingestão de água e o consumo exagerado de bebidas gasosas também. Ingerir água de boa qualidade, filtrada, potável ou mineral é importante, pois da mesma forma que a água é vital, pode conter micro-organismos mortais (cólera) e provocar desidratação devido a problemas intestinais.
Alguns sintomas da desidratação: cãibras, fadiga, elevação da frequência cardíaca, vertigens e tonturas, náuseas e vômitos e alterações visuais e auditivas.

 

Dr. Felipe Romancini Baldi Especialista em Buco Maxilo Facial CROSP 91267

Dr. Felipe Romancini Baldi
Especialista em Buco Maxilo Facial
CROSP 91267

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como se preparar para o pós-operatório das cirurgias odontológicas?

A maioria dos pacientes que operei questionou-me como seria a sua alimentação em um pós-operatório odontológico, pois a fome iria chegar e não conseguiria ingerir alguns alimentos.
E isto realmente é verdade, lidamos em uma área muito complexa do corpo. O paciente precisa se alimentar e ao mesmo tempo não pode mastigar nada sólido, pelo menos nos primeiros dias.
Inicialmente, irei fornecer todas as recomendações pré e pós-operatórias, juntamente com as prescrições medicamentosas individualizadas e compatíveis com o porte do procedimento.
Algumas delas são:
No pré-operatório, faça a compra e ou prepare suas refeições um dia antes do procedimento, pois ao sair do consultório você deverá dirigir-se a um local em que possa se repousar.
Sua alimentação será basicamente líquida no primeiro dia: gelatina, sorvetes, sucos, vitaminas com ou sem suplementos etc. Tudo gelado ou frio.
Após o segundo dia, poderá iniciar uma dieta mais pastosa como por exemplo purê de batatas, massas, sopas mornas etc.
Apesar de o procedimento ser seguro e bastante atraumático, ainda sim, manter um repouso de leve a moderado é recomendado, afastando-se das atividades físicas por exemplo.
Deve se evitar o jejum matinal para não ter mal-estar antes, durante ou depois do ato operatório, pois à falta de nutrientes para algumas pessoas gera uma queda na glicose sanguínea ( hipoglicemia ) e causa tonturas ou até mesmo desmaios. Entretanto, imaginar que não irá comer por alguns dias e tirar a ‘barriga da miséria’ antes do procedimento não é aconselhável. Alimente-se normalmente.
Organize-se para ficar em casa após a cirurgia. Evite lugares com alto fluxo de pessoas. Ficar exposto ao sol ou ambientes quentes também poderão causar problemas (edema e hemorragias).
“Se fosse um jogador de futebol e operasse a perna, seu retorno aos jogos seria lento e progressivo”. Com a boca não é diferente.
Consulte um cirurgião buco maxilo facial.

 

Dr. Alexandre Vianna Marvulo Cirurgião-Dentista CROSP 70.071

Dr. Alexandre Vianna Marvulo
Cirurgião-Dentista
CROSP 70.071

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Implante dentário.

A decisão de se fazer um implante dentário é um momento especial na vida do paciente. Poder mastigar novamente, sem o uso daquelas dentaduras removíveis, é o sonho de muitas pessoas. Em pouco tempo, você terá o sorriso que deseja! Isto elevará sua autoestima, além de devolver sua função mastigatória.
Nos últimos anos, têm surgido diversas empresas fabricantes de implantes e você encontra os mais variados preços referentes ao tratamento, que dependem diretamente de diversos fatores: a marca, o tipo e a qualidade dos implantes e dos componentes protéticos utilizados, bem como as tecnologias que serão utilizadas no planejamento e suas instalações, e o principal, a qualificação do profissional. Um preço justo de tratamento possibilita aos pacientes terem acesso a um tratamento de excelência. A relação custo-benefício deve ser prioridade nesta etapa.
A cirurgia de implantes dentários, na maioria dos casos, é simples, rápida e praticamente indolor. Com a instalação correta dos mesmos, um bom planejamento e com as devidas condutas clínicas pré e pós-operatórias o sucesso de seu tratamento será garantido.

 

 

Joice Soares Micropigmentadora Estética e Paramédica

Joice Soares
Micropigmentadora Estética e Paramédica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Micropigmentação levado a sério!

A micropigmentação é um procedimento onde facilita a vida das pessoas, pois as falhas nas sobrancelhas podem ser cobertas, definidas de forma natural com a técnica específica, os lábios sem definição também podem ficar mais lindos e harmoniosos, entre outros procedimentos que podem ser conferidos no www.joicesoares.com.br. A micropigmentação deve ser levado a sério pelos clientes, não escolhendo qualquer lugar, pois, por ser um procedimento invasivo necessita de higiene e cuidados. Antes de iniciarmos o procedimento realizamos uma avaliação e conversamos muito com o cliente para identificar precisamente qual é a ideia e o gosto, realizamos um design onde já terá uma noção de como ficará a micro e mostramos fotos para observar os detalhes. Em relação a dor é muito tranquilo realizar qualquer procedimento, afinal existem cuidados iniciais de uso tópico que facilitam todo o trabalho de forma tranquila e a cor é baseada no biotipo da cliente.

 

Flávia Caroline X. dos Santos Psicóloga | CRP 06/86320

Flávia Caroline X. dos Santos
Psicóloga | CRP 06/86320

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é esquizofrenia?

É uma doença mental crônica que começa no início da adolescência e vida adulta e ocorre em homens e mulheres em igual proporção. Não existe uma única causa conhecida e sim que existe uma série de fatores que estão relacionados à doença, como: problemas na gravidez ou parto, problemas no amadurecimento do sistema nervoso ao longo da vida e não pode ser explicada apenas pela genética, pois outros fatores precisam estar presentes. O uso de drogas pode desencadear a doença em pessoas que já apresentavam uma tendência a desenvolvê-la. Pode se manifestar de diversas formas: algumas pessoas começam a ter alucinações (ouvir vozes, ver ou sentir coisas quando isso não está acontecendo), apresentar delírios (confundir o que é imaginação com a realidade), ficar mais desorganizadas, ter dificuldades de expressar as ideias de forma coerente. O tratamento envolve diferentes profissionais: médicos, psicólogos, terapeuta ocupacional, enfermeiros e assistentes sociais, por se tratar de uma doença complexa e que interfere em diversas áreas da vida pessoal. Quanto antes começar o tratamento, melhor será o controle dos sintomas e a sua recuperação.

 

Dra. Ingrid de Moraes Baptista Cirurgiã-Dentista CROSP 11.2722

Dra. Ingrid de Moraes Baptista
Cirurgiã-Dentista
CROSP 11.2722

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No consultório ainda são feitas aquelas restaurações ‘prateadas’ de amálgama?

Nosso método de trabalho tem um forte componente estético, no qual buscamos sempre aliar função e estética em nossos tratamentos. Por isso, apesar de ser um bom material no aspecto funcional, não o utilizamos por não atingir a estética esperada pelos pacientes.
As restaurações ‘na cor do dente’ são resistentes?
A Odontologia Estética evoluiu muito com desenvolvimento dos materiais. Da mesma maneira, as resinas – material utilizado para fazer restaurações na cor do dente — são muito resistentes e bonitas. É importante lembrar que cada material possui sua indicação precisa, determinada através de exames específicos.
O que são facetas de porcelana? São lâminas refinadas em cerâmica (porcelana) aplicadas sobre a parte visível dos dentes. Elas têm como objetivo transformar o sorriso de maneira rápida e eficaz, através da personalização do sorriso. Utilizando facetas altera-se a cor, a forma e a posição dos dentes de maneira muito natural.
Como saber se eu vou gostar do tratamento com as facetas de porcelana?
Uma análise estética criteriosa é realizada previamente. Através de um estudo das características faciais e dentais, realizamos um ‘enceramento diagnóstico’ (uma ‘maquete’ de como vão ficar os dentes) a qual é transferida para o paciente através de um ensaio com materiais que simulam o resultado final. Só após a aprovação do paciente, os dentes são preparados para receber as facetas de porcelana.
Meus dentes estão bem menores do que eram. Isso tem tratamento?
Primeiro é preciso descobrir a causa do desgaste, o qual pode estar associado à acidez, alterações na formação dos dentes (deixando as estruturas dentárias mais frágeis) ou hábitos parafuncionais (quando os dentes são submetidos a cargas maiores além das forças alimentares, como por exemplo, o bruxismo). O tratamento geralmente é multidisciplinar e requer um planejamento criterioso, buscando devolver não apenas a estética dental, mas uma função adequada aos dentes, à musculatura mastigatória e à articulação facial.

Notícia Anterior

Terceira dentição agora é realidade

Próxima Notícia

Disco articular