SaúdeVariedades

Dr. Responde Ed 70

Nossos especialistas tiram todas as dúvidas sobre a saúde dos leitores

 

A Odontologia Brasileira É Uma Das Melhores Do Mundo

Dr. Marcelo F. Castro Implantodontia  CROSP 76.751

Dr. Marcelo F. Castro
Implantodontia
CROSP 76.751

Apesar de estar na moda falar mal de tudo que é brasileiro nos dias de hoje, também com péssimos exemplos vindos dos nossos governantes, não teria como ser diferente. A ONU diz que o ideal é um dentista para cada 1,5 mil habitantes, mas em muitas regiões do país esta proporção chega a um dentista para cada 500 habitantes, sendo assim um número três vezes maior de dentistas, mas isso não impediu a odontologia brasileira de se destacar no cenário mundial. Para esta mesma instituição o dentista brasileiro está entre os 3 (três) melhores do Mundo, junto de suecos e americanos. Isto é fantástico, por que se compararmos as condições de trabalho dos americanos e suecos com as nossas, teremos algo próximo de um abismo, logo, para eles, é fácil estarem no topo. Enquanto no Brasil o dentista recém-formado tem dificuldade de comprar equipamentos básicos para seu consultório, no primeiro mundo é fácil encontrarmos clínicas ou consultórios com tomógrafos, Raio x panorâmicos, scanners e tornos para confecção de próteses metal free no próprio consultório, sem falar no poder aquisitivo dos pacientes que em média é maior que o nosso. Mas então o que leva o dentista brasileiro a se destacar? Primeiro que a odontologia na maioria dos países é elitizada, somente quem tem muito dinheiro tem acesso ao dentista, no Brasil era assim, mas de algumas décadas para cá se po- pularizou, no bom sentido é claro, a odontologia se adequou à condição do paciente e com isso as pessoas têm acesso a tratamento de alto nível com preço razoável e pagamento facilitado, deste modo grande parte da população tem condições de tratar dos dentes, um exemplo: algumas décadas atrás para um adolescente colocar aparelho, o valor era de dez salários mínimos de entrada e 1 salário de manutenção mensal, um implante então era algo impensável. Mas hoje, o que faz com que nos destaquemos como melhores do mundo, está no jeito do povo brasileiro ser, somos alegres, irreverentes, inteligentes, vaidosos e sorridentes, aquela história que o Brasil é um país de ‘desdentados’ já passou, é mais fácil ver pessoas com falhas nos dentes em cidades do interior dos Estados Unidos e Europa. O paciente brasileiro é exigente no consultório, ele não quer dentes tortos, amarelados ou com restaurações aparecendo, dentre outras exigências, e isso é bom, faz com que os dentistas aprimorem suas técnicas e digamos com jeitinho, consigam mesmo com todas as adversidades fazer um bom trabalho.

 

Melasma tem tratamento?

Dra. Lúcia Gullino Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Estética CRM 81576

Dra. Lúcia Gullino
Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Estética
CRM 81576

O melasma caracteriza-se por manchas castanhas na face. Ocorre muitas vezes durante a gravidez, menopausa, distúrbios endocrinológicos, uso de contraceptivos orais, todavia pode ocorrer na ausência desses fatores e também em homens. A patogênese exata é desconhecida, e a predisposição genética e exposição à luz solar são fatores importantes. Tem tratamento e a melhora depende da profundidade do pigmento na pele, se for superficial, mais rápido será a resposta. Existem combinações de clareadores, os fortes devem ser usados nas estações mais frias onde há menor exposição solar e os fracos, durante todo o ano, inclusive há substâncias de uso oral que auxiliam no tratamento. Evitar a irritação  da pele com procedimentos ablativos como laser, luz intensa pulsada, dermabrasão, pois podem piorar; há uma regra no melasma onde o menos é mais, porém há peelings químicos que podem ajudar no tratamento. O acompanhamento dermatológico é fundamental, o tratamento diário e o uso de filtros solares adequados ao tipo de pele, de amplo espectro UVA / UVB, esses podem conter cor e/ou clareadores e devem ser reaplicados a cada 3 a 4 horas. Portanto, quem tem melasma não deve desanimar, manter os cuidados sempre orientados por um dermatologista.

 

Tenho manchas e alergias pelo corpo, isso pode ser emocional?

Katia Aparecida Precoma Psicóloga CRP 06/85374

Katia Aparecida Precoma Psicóloga CRP 06/85374

Alergias na pele podem indicar momentos conflitantes que o indivíduo tem vivenciado. Existe uma ligação direta entre a alergia, o estresse e a ansiedade e cada indivíduo reage de uma maneira diferente. A alergia emocional é desencadeada por fatores psicológicos e emocionais que afetam o sistema imunológico e este reagirá para proteger o corpo do estresse. As somatizações são uma forma de sinalizar questões internas que não foram bem resolvidas, como traumas ou emoções em deficiência ou excesso. Entre os principais sintomas de alergia emocional estão: irritação na pele, coceira intensa, vermelhidão, entre outros e estes sintomas costumam aparecer quando o indivíduo fica nervoso e desaparecem quando o mesmo recupera o equilíbrio emocional. Para se proteger das doenças emocionais temos que aprender a controlar o estresse e buscar o equilíbrio, ter controle de nossas emoções e saber lidar com elas. Sentimentos como medo, raiva, culpa, afetam diretamente nossa saúde. A ajuda psicológica através de terapia irá auxiliar o indivíduo a dar um novo significado para suas histórias de dor.

 

 

Saúde Tridimensional

Dra. Tomiko Nagao Odontóloga - Terapia Bioquântica CRO 11373 | CRT 44892

Dra. Tomiko Nagao
Odontóloga – Terapia Bioquântica
CRO 11373 | CRT 44892

É o estado de bem-estar da trindade espírito, mente e corpo. A saúde espiritual, mental e física estão interconectadas. Os grandes homens desta área como Hipócrates, Paracelsus, Hahnemann, Bach e Steiner, entre outros, todos concordavam que uma boa saúde física era o resultado da harmonia entre os aspectos espiri-
tual, mental e físico. A doença em si é a manifestação física de um desequilíbrio emocional que ocorre, principalmente, quando o indivíduo não está em contato com o seu ‘eu superior’. No entanto, a doença não é algo a ser temida nem deve ser motivo de preocupação. Ao contrário, ela pode ser encarada como um indício de alguma coisa na vida da pessoa que está fora de equilíbrio. Consequentemente, uma doença ou enfermidade precisa ser encarada como um sinal positivo, pois pode indicar a pessoa como voltar a seu estado original.
As essências florais, os frequenciais, entre outros, corrigem as vibrações. Elas curam sem atacar a doença, mas inundando nossos corpos com vibrações maravilhosas de nossa natureza superior na presença das quais, qualquer enfermidade derrete como neve ao sol. Saudável, poderá apreciar a vitalidade em todos os aspectos da vida. E sentir alegria, energia e entusiasmo pela vida.

 

 

 

A importância da Simetria

Joice Soares Fisioterapeuta Especialista na área da  Estética e Micropigmentação

Joice Soares
Fisioterapeuta Especialista na área da
Estética e Micropigmentação

Sabemos que muitos artistas tiram fotos somente de um lado, por achar que fica melhor e isso é uma realidade, pois a simetria do nosso rosto não é igual quando comparado o lado direito e esquerdo, e quando isso se junta com a falta simétrica das sobrancelhas e lábios tudo intensifica. E a partir dessa simetria Joice Soares fez um estudo minucioso para que pudesse trabalhar com a micropigmentação, por isso a visão que tem durante a avaliação vai muito além de um simples cuidado, pois é observado o tamanho de cada osso da face, tamanho das sobrancelhas, altura e outras informações importantes para mudança. Após algumas faces analisadas, ela observou que a testa era desproporcional ao resto da face, queixo pequeno, olhos pequenos demais, sobrancelhas curtas ou compridas e cada pequena alteração pode devolver a beleza simétrica e por isso Joice oferece um atendimento completo deixando muito mais simétrico ao corrigir sobrancelhas, lábios e delineado de olhos, afinal algumas pessoas não têm harmonia e com esse trabalho de atendimento de correção simétrica os pacientes de Joice Soares passam a se ver de forma mais harmoniosa. Venha conhecer e saber se seu rosto tem simetria.

 

 

 

Crises de enxaquecas podem ter ligação com os dentes?

Dr. Marcelo F. Castro Implantodontia  CROSP 76.751

Dr. Marcelo F. Castro
Implantodontia
CROSP 76.751

Pode sim. Primeiro é bom lembrar que enxaqueca é um problema que pode ser relacionado a vários fatores, então o paciente deve ser avaliado como um todo, o ideal em primeiro lugar seria você procurar seu médico para fazer uma avaliação da saúde geral, e se o profissional julgar necessário, pedir exames complementares, como o de visão, otorrinolaringológico e neurológico. Conjuntamente você pode visitar o dentista para avaliar possíveis problemas de oclusão, que é o encaixe entre os dentes de cima (Maxila) com os dentes de baixo (Mandíbula). Mas existem alguns sinais que posso passar agora: preste atenção se você acorda com dor de cabeça ou percebe a dor logo de manhã, veja se a musculatura da face fica dolorida e com sensação de cansaço ao acordar, estes podem ser sintomas de que você tenha Bruxismo, (ato de ranger os dentes) ou apertamento dental, que são possíveis causas de enxaqueca. Veja se durante o dia às vezes você se pega apertando os dentes, isso pode acontecer em momentos de estresse ou por hábito mesmo. Os músculos da mastigação se inserem no crânio e no caso de uma parafunção podem provocar dores de cabeça terríveis.

 

 

A Terapia por Ondas de Choque

Dr. Renato João Reis Médico Ortopedista CRM 82754

Dr. Renato João Reis
Médico Ortopedista
CRM 82754

Segundo a Sociedade Brasileira de Tratamento por Ondas de Choque (SBTOC) tem se destacado por se mostrar eficiente no tratamento de doenças de difícil solução. Mas não estamos falando aqui de choques elétricos, e sim de ondas de impactos controladas sobre o local a ser tratado. É um método de tratamento não invasivo, seus principais benefícios são o rápido alívio da dor e restauração da mobilidade, além disso, não é necessário o uso de anestésico. Diferentemente de outros tratamentos, há uma ação mecânica do aparelho no corpo do paciente. Uma onda acústica produz microbolhas que se chocam com a região a ser tratada, produzindo uma contração seguida por expansão do tecido. Esta mecânica gera uma resposta do próprio organismo determinando a liberação de substâncias anti-inflamatórias e um aumento na microcirculação local, o que leva a uma resolução do processo inflamatório-degenerativo. O tratamento tem disponibilizado aos ortopedistas um método terapêutico alternativo para o tratamento de diversos sintomas tais como: tendinites (tendinopatias) dos ombros, quadris, tornozelos, bursites, fascite plantar, epicondilite, lesões esportivas, lombalgia (miofascial) e outras dores crônicas.

Notícia Anterior

Incontinência Urinária

Próxima Notícia

Signos Ed. 71