SaúdeVariedades

Dr. Responde – Nossos especialistas tiram todas as dúvidas sobre a saúde dos leitores Ed.66

Dr. Edson Lisboa Ferreira da Costa Médico do Trabalho CRM-SP 74.466  MTE 37.563

Dr. Edson Lisboa Ferreira da Costa
Médico do Trabalho
CRM-SP 74.466
MTE 37.563

Assessoria em Saúde e Segurança Ocupacional que você precisa para sua empresa:

Toda empresa necessita estar organizada para atingir melhores resultados, isso já ouvimos falar. Além da gestão dos processos de finanças, marketing e RH, a empresa necessita cuidar da Saúde e Segurança do Trabalho, visando o ambiente e o trabalhador. Como fazer isso?
A partir de um empregado (CLT), a empresa deve atentar às exigências do Ministério do Trabalho; providenciar os documentos mínimos exigidos pelas Normas Regulamentadoras (NR), o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). A vigência desses documentos é um ano, o que permitirá exercer suas atividades com segurança e diminuir ao máximo as condições de risco. Ainda, ao realizar os exames ocupacionais (ASOs) de acordo com as funções, com certeza o empresário estará promovendo qualidade de vida no trabalho. Futuras complicações advindas de ações trabalhistas reduzirão significativamente, uma vez que sua empresa terá tomado todas as providências necessárias para que sua equipe trabalhe com segurança, e com tudo comprovado.
O empregador ou até mesmo seu contador, nem sempre tem conhecimento dessa necessidade e a dica que damos aos empresários é que procurem uma empresa de Assessoria em Saúde e Segurança Ocupacional que poderá lhe prestar toda ajuda necessária para organizar sua empresa, de acordo com o tipo de atividade.
Fica a dica, os documentos PPRA deverão ser assinados por engenheiro de Segurança do Trabalho e apresentar o recolhimento da ART, bem como o PCMSO por um Médico do Trabalho, preferencialmente com registro no Ministério do Trabalho.
Visite nosso site www.sanareservicosdesaude.com.br ou nos contate gratuitamente solicitando mais informações pelo telefone (19) 3801.2006.

 


 

Dr. Alexandre Vianna Marvulo Cirurgião-Dentista CROSP 70.071

Dr. Alexandre Vianna Marvulo
Cirurgião-Dentista
CROSP 70.071

 

O que você sabe sobre cárie?

Bem, diria que, o que você não sabe sobre cárie, afeta diretamente a sua saúde bucal. Devemos ter em mente que o ‘buraco’ nos dentes não é a doença. É apenas o resultado dela. Então o que é Cárie? É uma doença multifatorial que causa a perda de mineral do dente, chamada de Desmineralização (DES) e, quando este processo de perda mineral se repete muitas vezes forma-se uma cavidade (o buraquinho no dente). E a próxima pergunta seria o que causa então a DES? O baixo ph que é causado pela fermentação de bactérias aderidas ao dente – a famosa placa bacteriana (hoje chamada de Bio-filme). Estas bactérias se alimentam dos açúcares presentes nos alimentos e liberam ácidos que em contato com a superfície dos dentes estimulam o processo. Para combater precisamos Remineralizar (RE) o dente. Preste atenção! Aqui é o segredo. A boca tem um ph 6,5 e toda vez que comemos ou bebemos baixamos o ph (DES) e a saliva leva 40 minutos para equilibrar e iniciar a (RE). Se comermos ou bebermos muitas vezes ao dia alimentos de baixo ph ou açucarados não daremos tempo para que a saliva equilibre o ph e teremos um processo contínuo de DES. E a doença de cárie estará descontrolada. Até a próxima.

 


 

Fabiana De Vechi Pacioni Psicóloga Clínica CRP 06/109269

Fabiana De Vechi Pacioni
Psicóloga Clínica
CRP 06/109269

 

O que é hiperatividade?

Entre 1 e 5% da população tem um ‘cérebro sem freio’, que tenta, focar em várias coisas ao mesmo tempo. Todo ser humano só consegue focar em um item (assunto, imagem, ideia) de cada vez. Por mais que alguns se vangloriem de fazer duas coisas ao mesmo tempo, na realidade o que ela faz, é trocar rapidamente o foco de atenção de uma coisa para outra.
A criança hiperativa será um adulto hiperativo, mas é comum que este aprenda a lidar com suas características, por exemplo, como ele sabe que tende a ser desorganizado usará a agenda com mais afinco, assim, não terá as consequências desastrosas dos esquecimentos. Alguns portadores de TDAH podem chegar a idade adulta sofrendo de depressão, pois diversas coisas, tendem a dar errado.
Pode ser difícil diagnosticar o hiperativo. As escolas ainda não têm toda informação a esse respeito e há muitos professores que até reconhecem crianças hiperativas, mas querem que sejam medicadas a todo custo, e isto pode não ser opção para algumas pessoas. Ainda há o preconceito, muitos pais não gostam de dar nome às características de seu filho, mas considero que o conhecimento pode ajudar a lidar melhor com a questão.

 


 

Dr. Marcelo F. Castro Implantodontia  CROSP 76.751

Dr. Marcelo F. Castro
Implantodontia
CROSP 76.751

 

Qual a necessidade de extrair dentes do siso?

Não é uma regra ter que extrair os dentes do siso, mas é muito difícil conseguir mantê-los por muito tempo. Particularmente acho seguro removê-los por algumas razões: todo dente que não nasceu ou nasceu parcialmente deve ser removido. Existe uma cápsula que reveste a coroa do dente quando ele está dentro do osso, porém quando isto não acontece, esta cápsula pode apresentar alterações como cistos, tumores e outros; o siso normalmente nasce em uma área de difícil limpeza, às vezes impossível de se escovar ou passar fio dental, provocando cáries e doença periodontal no dente vizinho; o siso tem uma anatomia variada, com muitos sulcos e fissuras facilitando o aparecimento de cáries.
Recomendo para os meus pacientes a extração dos mesmos na adolescência, pois nesta idade as raízes ainda não estão completamente formadas, e em muitos casos quando estes dentes estão impactados (sem condições de nascer) o terço final da raiz vai se desenvolver de uma forma errada, torcida e em uma região perigosa próxima do nervo alveolar ou do seio maxilar, dificultando e muito a sua cirurgia.

 


 

Daniela Pioli  Psicoterapeuta CRP  06/57744-0

Daniela Pioli
Psicoterapeuta
CRP 06/57744-0

 

Avós: como ajudar sem invadir a educação dos pais.

Hoje os avós estão assumindo a função de cuidadores dos netos, principalmente com a mudança da estrutura familiar. Com a saída da mãe para o trabalho as crianças ficam em período integral na escola, ou com a babá, porém quando não há condições financeiras são os avós que cuidam dos netos. Essa proximidade é benéfica para todos. Primeiro porque eles têm o papel de carregar a herança emocional e histórica da família, e repassar essa afetividade ajuda na construção da identidade da criança e do sentimento de pertencer aquela família.
Em segundo lugar, a emoção de exercer essa função é intensa pois as perdas decorrentes da velhice acabam por amenizar e até evita a depressão, pois os avós aprendem a ter outros prazeres na vida com seus netos, mais disponibilidade para brincar, desenhar, contar histórias, ter segredos além de serem ótimos conselheiros.
E a educação, os limites e regras de convivência pertencem aos pais. Os avós não são estepes e sim têm um outro olhar sobre os netos podendo ajudar os filhos na educação quando eles o solicitam. Os avós não devem tirar a autoridade dos filhos tampouco criticá-los na frente dos netos.

 


 

Dr. Edson Lisboa Ferreira da Costa Médico do Trabalho CRM-SP 74.466  MTE 37.563

Dr. Edson Lisboa Ferreira da Costa
Médico do Trabalho
CRM-SP 74.466
MTE 37.563

 

Vacina contra a dengue.

Em 28 de dezembro de 2015 a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) licenciou a primeira vacina contra a dengue no Brasil: a ‘Dengvaxia’, da empresa francesa Sanofi Pasteur. A vacina tetravalente, de vírus atenuados, de baixa periculosidade, protegendo contra os quatro sorotipos de dengue existentes, possuindo a estrutura do vírus vacinal da febre amarela, o que lhe dá mais estabilidade e segurança. A promessa do fabricante é de proteção de 93% contra casos graves da doença, redução de 80% das internações e eficácia global de 66% contra todos os tipos do vírus. A vacina da empresa francesa é indicada para a faixa etária de 9 a 45 anos, e é contraindicada para pessoas imunosuprimidas, grávidas, lactantes, com doença aguda ou doença febril moderada ou grave em curso. O imunizante necessita de três doses, com intervalos de seis meses, inclusive para aqueles que já tiveram a doença, para garantir a imunização completa, devendo ser evitada a administração concomitante com outras vacinas ou produtos farmacêuticos. A vacinação não é um substituto para a proteção contra as picadas de mosquitos, pois o Aedes aegypti é responsável também pela transmissão de outros vírus, como o Zika e Chikungunya, para os quais a vacina contra a dengue não oferece imunidade.

 


 

Tatiane Tomeix de Menezes Psicóloga CRP 06/86967

Tatiane Tomeix de Menezes
Psicóloga
CRP 06/86967

 

Orientação Profissional – Qual a importância nos dias de hoje?

Atualmente, temos nos deparado com uma grande quantidade de pessoas, com um alto grau de insatisfação quanto à sua vida profissional e extremamente infelizes em suas carreiras. Mas o que tem acontecido em nossa sociedade para tantas pessoas se sentirem assim?
Durante milhares de décadas, a ocupação profissional era herdada e, embora o conceito de trabalho exista há muitos séculos, a possibilidade do homem escolher sua profissão é algo relativamente recente, assim como a necessidade de ser orientado por esta escolha.
Surge então a Orientação Profissional, que é um processo de ajuda que auxilia na elaboração do projeto de vida profissional. Neste processo, a pessoa desenvolve um autoconhecimento de suas habilidades, competências, valores, interesses e motivações, bem como conflitos, medos e ansiedades quanto ao futuro, passando assim, a ter subsídios para uma escolha mais adequada. Conhecer-se é essencial para a escolha de uma profissão.
Cada dia mais, a Orientação Profissional tem sido buscada por jovens que já estão cursando a universidade. Isto pode acontecer devido à escolha pelo curso errado; pelo curso não atender as expectativas prévias que tinham e incerteza quanto à escolha que fez. Temos também o caso dos profissionais com anos de carreira, que em determinado momento da vida, percebem que não se sentem felizes com o que fazem e buscam ajuda de reorientação profissional.
Ressalto então, a importância de se escolher dentre as possibilidades de profissões, aquilo que realmente queremos e gostamos, pois muitas vezes, essas escolhas não são facilmente reversíveis com o passar dos anos, e uma escolha precipitada, além de altos custos financeiros, gera também muito desgaste emocional.
Vale lembrar ainda que, a escolha profissional está ligada diretamente à realização de sonhos, e a realização profissional é a confirmação da escolha certa.

 


 

Maria Josélia S. Neves Acupuntura CRBio 100358

Maria Josélia S. Neves
Acupuntura
CRBio 100358

 

O que é acupuntura e quais os seus benefícios?

A acupuntura é uma prática terapêutica inspirada nas tradições médicas chinesas. Criada há mais de três milênios, é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo. O tratamento consiste na estimulação de locais anatômicos denominados Canais de Acupuntura. Tal estímulo ocorre através da inserção de agulhas, acupressão (massagem), Moxa (aquecimento) e ventosa (sucção), que tem por objetivo ajustar os canais energéticos do corpo. Para os chineses, nosso organismo é formado de matéria e energia (força vital ou QI), e todas as doenças derivam de distúrbios da circulação do QI. A acupuntura pode ser utilizada no tratamento e prevenção de diversas doenças. Pois promove o fortalecimento do sistema imunológico; diminui o estresse, distúrbios do sono, depressão e ansiedade; melhora a circulação sanguínea; atua na regularização dos hormônios e na analgesia e alívio de dores em geral. É um tratamento que cuida da mente, corpo e emoções simultaneamente sem contraindicações e efeitos colaterais. A Organização Mundial da Saúde – (OMS), desde 1979 recomenda o uso da acupuntura no tratamento de diversas patologias, dentre elas destacam-se: Músculo-esqueléticas: dores de coluna, dores articulares (artrose, inflamações), fribromialgia; Neurológicas: enxaqueca, cefaleia, tontura, paralisia facial, AVE (sequelas), formigamento; Psíquicas: ansiedade, depressão, síndrome do pânico, estresse, insônia; Ginecológicas: Síndrome pré-menstrual, leucorreia (corrimento), infertilidade, sintomas da menopausa; Cardiovasculares: hipertensão, palpitações, excesso de gordura no sangue; Endócrinas: obesidade, diabetes mellitus, aumento da resistência imunitária; Gastrointestinais: gastrite, refluxo, constipação, diarreia, náuseas, vômitos, hemorroidas; Respiratórias: bronquite, asma, rinite, sinusite, amidalite, gripe; Dermatológicas: urticária, psoríase, melasma (manchas), micose, herpes zoster, eczema; Urológicas: cistite, cólica e cálculo renal, incontinência e retenção urinária.

Notícia Anterior

O tesouro nos dentes de leite

Próxima Notícia

A inclusão indevida do nome nos órgãos de proteção ao crédito e o dano moral